Novos detalhes do suporte às funcionalidades do PS5 em Tekken 8

Tekken 8

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Tekken 8 para PlayStation 5 é o lançamento mais recente de Tekken, uma lendária série de jogos de luta em 3D que vendeu mais de 54 milhões de cópias no mundo todo. Os gráficos foram completamente reformulados em relação a Tekken 7, com novos modelos de personagem jogável em alta resolução. Pequenos detalhes como a forma como as gotas de água escorrem pela pele dos personagens e os movimentos sutis do cabelo e dos músculos também são destaques do jogo.

Conversamos com Kohei Ikeda, diretor de Tekken 8, sobre como o jogo utiliza a potência do PS5 enquanto desafia os limites dos recursos e da tecnologia do console.

Os modelos de personagem em alta resolução e os detalhes gerais são importantes destaques do jogo. Como vocês aproveitaram a potência do PS5 para atingir isso?

Com Tekken 8, nosso objetivo era reproduzir a complexidade do corpo humano, como a extensão e a contração dos músculos e o suor escorrendo pela pele. Por exemplo, a estrutura óssea necessária para mover um personagem jogável em Tekken 8 é mais do que o dobro da usada no jogo anterior. O desempenho de processamento do PS5 possibilitou essas implementações e foi bem-sucedido na obtenção de movimentos mais naturais dos músculos.

Além disso, não apenas o suor, mas também a pele corada, a sujeira e os vasos sanguíneos em músculos contraídos são renderizados em tempo real e a transição acontece de forma fluida dependendo do que está acontecendo no jogo. Esses efeitos permitem uma experiência de jogo mais autêntica e imersiva. Os gráficos avançados são obtidos com 60 FPS fluidos que utilizam por completo o poder de processamento da GPU do PS5.

Como vocês aproveitaram os recursos únicos do PS5 no jogo, como a resposta tátil?

Um dos principais pilares durante o desenvolvimento de Tekken 8 foi a frase: força total vs. destruição. A resposta tátil desempenha um papel importante como forma de oferecer uma experiência empolgante que dá vida à ideia de combate intenso e destruição.

Por exemplo, durante as batalhas, os jogadores podem ter a experiência completa de concentração aumentada ao ativar o novo “Heat System”, do poder das “Rage Arts” e da sensação de destruição com os tremores e a resposta tátil do controle.

Além disso, o Modo História oferece lutas e experiências dinâmicas que permitem ao jogador sentir diretamente os embates de imenso poder, bem como as vibrações sutis de personagens em motocicletas. Esses elementos se combinam para aumentar a imersão da história.

Como vocês utilizaram o áudio em 3D?

Tekken 8 utiliza formatos de áudio em 3D como o Ambisonics e o áudio baseado em objetos para criar uma paisagem sonora imersiva. Utilizamos esses métodos para tudo, incluindo os efeitos sonoros som durante as batalhas, atmosfera de fases, vários efeitos e até mesmo para a reverberação. Isso oferece aos jogadores uma experiência sonora mais realista e autêntica.

Além disso, todas as cenas no Modo História são produzidas em 7.1.4ch, o que combina o som e as imagens de forma dinâmica. Ao ativar o áudio em 3D, os jogadores podem sentir que estão dentro da história.

Além do Estilo Arcade tradicional que requer comandos, Tekken 8 introduz um método de controle inovador chamado Estilo Especial, que faz o jogo parecer mais com um jogo de ação projetado para jogadores casuais. Durante o desenvolvimento de Tekken 8, que elementos vocês escolheram alterar ou não alterar?

A emoção e empolgação que os jogadores sentem ao controlar os personagens e realizar movimentos táticos são elementos constantes durante a série. Sobre essa base, para atingir nosso conceito de batalhas agressivas, introduzimos uma variedade de novos elementos em Tekken 8. Um dos elementos em que nos concentramos foi o Estilo Especial. Esse método de controle foi criado para que todos os jogadores possam experimentar a emoção de jogar Tekken.

O Estilo Especial atribui a cada botão um movimento e combo recomendado para cada personagem, selecionados entre mais de 100 conjuntos de movimentos disponíveis. Isso permite que os jogadores curtam as batalhas com controles mais simples que se parecem mais com os de um jogo de ação. Para iniciantes, isso diminui os obstáculos para começar e permite que curtam a diversão única da série Tekken com facilidade.

Esse recurso também permite que jogadores de nível intermediário e avançado testem personagem diferentes, pois podem trocar facilmente entre o Estilo Arcade tradicional e o Estilo Especial com um único botão durante as batalhas.

Quais são alguns dos seus jogos favoritos para PS5 lançados até o momento? Da perspectiva de um desenvolvedor, como você acha que o jogo aproveita as capacidades do PS5?

Eu diria Final Fantasy XVI. A qualidade visual impressionante, a atenção aos detalhes, a história fantástica e as transições perfeitas entre as intensas batalhas de Eikons resultam em uma experiência épica que atrai jogadores e espectadores.

As sequências de ação do jogo também são excelentes, com lindos efeitos visuais combinados com as animações dos personagens. Você consegue sentir o jogo diretamente pelo controle, e a magnífica música de fundo também é espetacular.