Jackbox Party Pack 10

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Chegamos ao décimo ano de Party Packs criados. São dez anos com celulares como controles, todo tipo diferente de humor e memórias feitas em grupos ao redor do mundo.

Com esse marco em mente, estamos trabalhando arduamente para entregar aos fãs aquela magia clássica da Jackbox, incluindo uma sequência incrível, Tee K.O. 2, chegando ao The Jackbox Party Pack 10 nesta primavera para pessoas que jogam no PlayStation.

Uma outra prioridade nossa é ir além e agradar fãs com novas ideias e formas de jogar. Esse pensamento foi essencial para criar o quinto e último título do The Jackbox Party Pack 10. Apresentando…

Dodo Re Mi

Dodo Re Mi é o primeiro jogo musical fornecido pela Jackbox Games. As pessoas vão usar seus celulares como instrumentos para tocar músicas juntas como pássaros que são integrantes de uma banda e alimentam uma planta musical com fome (e, naturalmente, evitando que elas sejam a refeição).

Dodo Re Mi contém músicas originais e outras já conhecidas em gêneros completamente inesperados. Cada pessoa selecionará um instrumento para jogar (controlado por meio do celular) e será capaz de ouvir os instrumentos de outras pessoas na banda enquanto colaboram em tempo real.

Origem de pássaro

O engenheiro sênior de software Chase McClure teve a ideia de sugerir Dodo Re Mi. Segundo Chase, “essa ideia de literalmente transformar seu celular em um instrumento entrou na minha cabeça e não saía mais”.

Mas a Jackbox nunca tinha feito um jogo de música antes, e Chase estava bem consciente dos desafios de fazer esse jogo. “É difícil mostrar como essa nova ideia e a tecnologia são inéditas para o nosso estúdio, e os primeiros protótipos foram… complicados”, diz Chase. “Mas o básico da ideia estava presente para provar que, se a gente conseguisse fazer, seria um jogo muito especial.”

O estúdio concordou que o jogo era realmente especial. Assim que a ideia de Chase foi aprovada para o Party Pack 10, a equipe de produção foi montada e as ideias para o visual e o fluxo do jogo começaram a aparecer.

Brooke Breit, diretora do jogo, se lembra de rapidamente se inspirar em pássaros. “Pássaros são musicais. E a ideia de que há pássaros fictícios que podem fazer sons de diversos instrumentos foi a nossa conexão, a visão criativa para o mundo do jogo. Então, fazia sentido ter esses pássaros tocando bem para essa planta carnívora a fim de poderem sobreviver. Afinal, a natureza é brutal, certo?”

Criando música

Um dos vários desafios ao criar esse jogo foi a criação dos instrumentos. Party Packs normalmente exigem uma pessoa responsável pelo áudio para cada jogo. No caso, Nate Sandberg foi essa pessoa e conseguiu suporte adicional de Avery Makel na criação de instrumentos.

Segundo Avery, “devido a motivos legais, precisávamos gravar nossos próprios trechos para cada instrumento”.

A equipe gravou trechos de diversos instrumentos com mestres musicais, incluindo estudantes da Central Michigan University.

Mas, claro, não seria um jogo em grupo da Jackbox sem humor físico. Nate se lembra com carinho: “Eu tomei duas latas de Dr. Pepper e pulei bastante para ter bastante material para o nosso instrumento de arroto.”

O trabalho do Nate não era só arrotos e tubas. Ele trabalhou sem parar para compor as músicas jogáveis nesse jogo. O diretor assistente de Dodo Re Mi, Michael Siciliano, se lembra: “Toda vez que o Nate lançava uma nova música no Slack era um evento”.

Começando a voar

Chase explica o que faz Dodo Re Mi ser tão único. “É realmente inovador como um título da Jackbox se torna um jogo novo ao adotar outro gênero”, segundo ele. “Mas também inova o gênero de jogos musicais no geral na forma como seus dispositivos estão criando sons em tempo real e gravando suas sessões de jogo.”

Enquanto a equipe faz os retoques finais em Dodo Re Mi, está bem claro que estão bem felizes por mostrá-lo para fãs dos jogos mais clássicos da Jackbox, assim como para fãs mais recentes. Segundo Avery, “eu adoraria ver uma sala cheia de pessoas tocando juntas e rindo de si mesmas”.

Pauline Ferraro, produtora do jogo, espera bastante aceitação, dizendo que “todo mundo pode encontrar algo que lhe é familiar no jogo, e existem diversas dificuldades, gêneros e instrumentos para jogar”.

Junte sua banda

“Eu espero que as pessoas sintam essa ideia de colaboração criativa que eu conheço bastante da época que eu tocava em bandas”, diz Nate.

Com o lançamento do Party Pack 10 acontecendo em breve, a equipe da Jackbox Games espera ver grupos de fãs ao redor do mundo se juntando para celebrar e jogar Dodo Re Mi no PlayStation.

The Jackbox Party Pack 10 chega para PS4 e PS5 ainda este ano.

Winz.io