O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
No início deste ano, demos aos fãs do PlayStation uma primeira olhada exclusiva no mundo de The Callisto Protocol, um novo jogo de terror de sobrevivência de ficção científica da equipe da Striking Distance Studios.
A resposta da comunidade PlayStation foi incrível. Os fãs nos disseram que amam a atmosfera opressiva, as criaturas aterrorizantes e o cenário isolado do espaço profundo. Somos gratos pelo feedback incrível. Isso inspirou a equipe enquanto aprimoramos o jogo para lançamento em dezembro.
Mas a comunidade também teve muitas dúvidas – especialmente sobre o combate e a jogabilidade.
É por isso que estou animado por estar aqui para dar uma primeira olhada em alguns novos recursos que estamos lançando esta semana na Gamescom.
Combate brutal e estratégico
Entregar um novo sistema de combate estratégico inovador para The Callisto Protocol tem sido um grande foco para a equipe. A ação em um jogo de terror de sobrevivência deve ser uma dança delicada entre sentimentos de desamparo desesperado e jogabilidade estratégica baseada em habilidades. É um equilíbrio historicamente difícil de acertar.
Para resolver isso, fizemos do combate em The Callisto Protocol uma mistura única de tiro à distância e corpo a corpo brutal, com uma arma de gravidade única chamada GRP (ou “Grip”) que permite que os jogadores se movam rapidamente entre os dois.
Queremos que os jogadores tenham opções, mas também queremos que fiquem aterrorizados com cada encontro à medida que se aproximam dos inimigos.
Achamos que é um dos sistemas de combate mais intensos, viscerais e aterrorizantes que já experimentamos, e é amplificado por alguns dos recursos de última geração do PS5 – especialmente o incrível feedback tátil no controle DualSense.
Não há nada como sentir o poderoso golpe do bastão de atordoamento pousando em um dos Biophage através do feedback tátil. Me dá arrepios todas as vezes.
Mutações
Esta semana na Gamescom estamos apresentando uma mecânica totalmente nova chamada Mutações que adicionam ainda mais profundidade ao combate do jogo.
As criaturas de The Callisto Protocol – chamadas Biophage – são detentos da Prisão de Ferro Negro que foram transformados por um misterioso surto que lançou a Lua no caos. À medida que o contágio devasta o corpo do hospedeiro, ele se espalha por uma série de tentáculos que irrompem violentamente de sua carne.
Quando os tentáculos emergem, o jogador tem uma janela curta para matar o vírus com alguns tiros bem colocados nos tentáculos antes que eles possam causar mais estragos em seu hospedeiro.
Mate o vírus e você obterá uma rápida eliminação de um inimigo. Erre, e… bem, você não quer errar.
Se o jogador não conseguir derrubar um Biophage quando os tentáculos surgirem, o vírus assume a criatura e desencadeia uma série de mutações horríveis que os tornam mais fortes, mais difíceis de matar e geralmente mais mortais. Falhe ao parar as mutações em várias criaturas de uma só vez e os jogadores enfrentarão uma multidão de inimigos sedentos de sangue monstruosos.
Momentos épicos
Na Gamescom, também revelamos um momento emocionante da metade do jogo, onde Jacob é jogado no sistema de esgoto no submundo da Prisão de Ferro Negro.
Embora The Callisto Protocol seja um jogo de terror de sobrevivência, queríamos ter certeza de misturar ocasionalmente os tipos de experiência de terror dos jogadores. Às vezes Jacob está tateando pelos corredores escuros da prisão, às vezes ele está lutando por sua vida em um deslizamento incontrolável nas profundezas do sistema de saneamento da prisão.
Durante este momento, os jogadores devem evitar perigos ambientais enquanto se debatem na corrente imparável. E, claro, uma morte brutal e exagerada aguarda aqueles que não conseguem sair vivos.
Temos muito mais para compartilhar nos próximos meses, mas esperamos que você tenha gostado deste novo visual de The Callisto Protocol.