God of War: Ragnarok

Como revelado anteriormente, God of War: Ragnarok é a matéria de capa da Game Informer e, portanto, espere por diversos detalhes do jogo nos próximos dias. Para começar, temos uma matéria focada no combate do novo jogo de Kratos.

Os principais designers de combate Mihir Sheth e Denny Yeh têm mais de 17 anos de experiência em God of War compartilhados entre eles, e ambos desempenharam papéis importantes no sucesso do jogo anterior. A direção atual da série é inspirada em um antigo lema do estúdio: brincando com sua comida.

“Essa é uma filosofia interna que temos desde o passado”, diz Sheth. “Kratos brinca com sua comida. Tentamos criar sistemas com os quais você deseja se envolver que sejam divertidos, muito lúdicos, com muitas rotas diferentes. E quando olhamos para o combate no último jogo, pensamos: ‘podemos levar isso adiante; podemos encontrar novos brinquedos e maneiras de brincar com inimigos e estratégias’. Esse tem sido o princípio orientador mais do que qualquer outra coisa.”

Por sete minutos, a revista assiste a Kratos e Atreus através de uma arena fechada repleta de potes explosivos, terreno alto vantajoso, plataformas de madeira e lagartos bípedes chamados Grims. A dupla se move em uníssono. Kratos prende uma fera contra a parede de pedra e depois desce golpes em seu crânio com força olímpica. Atreus enche as barras de tontura dos inimigos enquanto os prende no lugar com flechas sônicas. Quando um Grim “amaldiçoado” tenta pegar o pai desprevenido, disparando bile tóxica de sua garganta inchada, Kratos evita o catarro e desvia com maestria uma segunda rajada com seu escudo de braço. Ele joga seu machado em um pote enfiado entre as caixas, e o canto instantaneamente explode em chamas, enviando apêndices escamosos por toda parte. Atreus demonstra que ele é tão poderoso quanto seu pai, atacando Grims desavisados ​​​​com seu arco enquanto sempre se reposiciona para atirar. Os dois notam alguns retardatários empoleirados acima e, em um movimento fluido, o matador de deuses se agarra ao cume com suas Lâminas do Caos, escala a estrutura, pisa em uma pedra de saúde para dar um toque extra e lança as criaturas restantes no céu.

God of War: Ragnarok God of War: Ragnarok God of War: Ragnarok

Essa adrenalina está ligada à versatilidade do kit de Kratos. O machado de batalha e as lâminas da corrente aumentam a capacidade de manobra e a potência, mas uma mudança enganosamente pequena no botão Triângulo faz toda a diferença. “No último jogo, se você pressionasse Triângulo, você se lembrava do machado”, diz Sheth. “Mas se você já tinha o machado, nada acontecia. Se você tivesse as Lâminas do Caos e pressionasse Triângulo, você voltava para o machado. Analisamos esse conceito e nos perguntamos: ‘e se você pudesse fazer algo um pouco diferente com esse botão – um conjunto totalmente novo de movimentos'”.

Ataques com o botão triângulo são oficialmente chamados de movimentos de assinatura de armas. Dependendo se você tem o Leviathan Axe ou Blades of Chaos preparado, Kratos pode infundir o aço afiado com gelo ou fogo. Esses movimentos elementares, chamados de “Despertar do Gelo” e “Chicote”, causam dano extra ao congelar ou incinerar agressores.

O escudo também foi renovado. Yeh mostrou os prós e contras dos novos escudos Dauntless e Stonewall, ocasionalmente lembrando que a equipe queria que os jogadores adaptassem sua jogabilidade às necessidades imediatas. O Dauntless Shield tem tudo a ver com reações de contração. Ao aparar no último momento possível, o escudo de Kratos brilha em um vermelho ameaçador, sinalizando que o jogador pode desferir um golpe devastador que arremessa e atordoa os inimigos. Diferentemente, o Stonewall Shield é para os amantes de tanques que preferem lutas mais lentas. Kratos não pode aparar quando equipado com o Stonewall, então mantê-lo levantado é crucial para sobreviver às barragens. Quanto mais golpes o Stonewall Shield receber, mais energia cinética ele absorve. E uma vez que está totalmente carregado, os jogadores podem bater o escudo no chão emitindo um pulso em toda a tela, derrubando qualquer coisa tola o suficiente para se aproximar de seus pés.

God of War: Ragnarok

Mas toda essa proteção tem um custo. O Stonewall Shield torna-se cada vez mais instável à medida que sofre dano. Yeh diz que Kratos terá acesso a outros escudos poderosos, mas alertou os jogadores para não morder mais do que podem mastigar: “talvez não brinque com toda a sua comida, porque haverá comida que pode comê-lo facilmente”.

Ambos os designers confirmam que a agressão e a letalidade inimigas seriam aumentadas em dificuldades mais difíceis, mas os jogadores ainda precisam manter o juízo sobre eles, independentemente das configurações selecionadas. Locais antigos são periodicamente repovoados com fauna mais poderosa, e territórios opcionais podem ser difíceis sem força o suficiente. Yeh menciona que os fãs de Fendas do Reino terão uma sensação comparável de gratificação ao superar alguns dos formidáveis ​​​​conteúdos secundários de Ragnarok.

God of War Ragnarok será lançado para PlayStation 5 e PlayStation 4 em 9 de novembro.

God of War: Ragnarok

Atualização: algumas imagens da edição digital da Game Informer.

2ª Atualização: veja o trailer de cobertura da Game Informer com algumas cenas novas, como as do combate ilustradas acima.