O texto abaixo foi publicado no site da Epic Games.
O próximo jogo de ação singleplayer SPINE é um pouco John Woo, um pouco John Wick e um pouco Batman: Arkham Asylum. A coisa toda se junta em um turbilhão de caos frenético de “Gun Fu” ambientado em um futuro cyberpunk sombrio.
A desenvolvedora Nekki tem feito jogos usando seu software de animação proprietário Cascadeur desde sua fundação no Chipre em 2002. O diretor de SPINE, Dmitry Pimenov, disse que o estúdio frequentemente usa seus jogos para mostrar o trabalho de animação de sua tecnologia.
“Sentimos que precisávamos criar um jogo sobre trabalho de câmera, bem como animações, e também trabalhar com armas de fogo”, disse ele. “Foi assim que surgiu a ideia do combate Gun Fu”.
Para os não iniciados, Gun Fu é um estilo de luta corpo a corpo que combina tiros com combate corpo a corpo. O estilo foi originado pelo famoso diretor de filmes de ação de Hong Kong, John Woo, em seu filme de 1985, A Better Tomorrow, estrelado por Chow Yun-fat. A popularidade dos filmes de Woo e esse estilo particular de ação eventualmente se espalharam para os EUA, onde foram vistos em filmes como Desperado e The Matrix — e talvez o mais famoso (e mais recente), é a força motriz por trás dos filmes de John Wick.
Os jogos, é claro, também fizeram uso do estilo bastante, desde o bullet time de Max Payne até o combate exagerado de Bayonetta e a ação rítmica de Pistol Whip. “O argumento de venda para SPINE é que é um jogo de ação de fluxo livre sobre Gun Fu em um mundo cyberpunk”, disse Pimenov. “Ele segue a história de uma personagem principal chamada Redline, que obtém um poderoso implante de combate senciente chamado SPINE que aumenta seus reflexos e permite que ela faça todas essas coisas de heroína”.
Os controles do jogo lembram Batman: Arkham Asylum, com botões frontais permitindo que você ataque, combo, esquive e bloqueie, enquanto o gatilho é usado para atirar, usar tinta spray para confundir uma multidão de atacantes e defesas corpo a corpo.
A primeira cena da SPINE na demo no Summer Game Fest começa dentro de um bar decadente onde Redline está sendo acusada de matar um bando de pessoas. Redline dá chutes, chicoteia a pistola, atira e gira no ar enquanto esvazia o bar de atacantes vivos, pulando de um para o outro e usando o balão de alerta vermelho e azul acima de sua cabeça para evitar os tiros. A capacidade de alternar rapidamente entre ataques corpo a corpo e rajadas de tiros staccato realmente reforça as inspirações do jogo em Gun Fu. Se você enfraquecer um inimigo o suficiente enquanto dança em volta da multidão de atacantes, pode tocar os botões inferior e esquerdo do rosto juntos para executar uma derrubada rápida e cinematográfica do personagem.
A ação inicialmente se desenrola em uma terceira pessoa preta puxada, mas depois em uma sala lotada, a visão muda para cima para baixo, permitindo que você tire os vilões em uma homenagem inteligente a John Wick.
“Tratamos cada missão como um curta-metragem por si só”, disse Pimenov. “É por isso que temos referências diferentes para missões diferentes. Quando começamos a trabalhar neste projeto, escrevi as cenas que queria ver no jogo, como uma luta em um telhado ou no telhado de um trem, uma luta em um dojo e assim por diante. Depois disso, construímos uma história em torno dessas linhas de interesse para tentar tornar tudo coerente. Esta se passa em algo como uma cidade murada. É uma das primeiras missões do jogo e é bem fácil porque você precisa aprender como tudo funciona aqui”.
A câmera se controla sozinha enquanto você luta, permitindo que você se concentre em como vai derrotar os inimigos em vez de como a cena é enquadrada.
A demo foca quase que exclusivamente na ação de SPINE, então não entramos no que o estúdio promete ser uma narrativa envolvente, com Redline e seu implante de IA enfrentando um “regime de IA opressor”. Embora não haja narrativa, notei algumas coisas, como o fato de todas as pessoas em certas áreas usarem óculos de realidade virtual e aparentemente balançarem sem pensar onde quer que estejam.
A demo termina com a chance de enfrentar um chefe. Na luta, preciso me concentrar em derrotar Edda Kopp, uma lutadora magricela, armada com uma metralhadora, toda de preto e com a habilidade de desaparecer nos momentos errados da luta.
Antes do confronto começar, Pimenov se inclina e me pergunta se eu tenho aracnofobia. Quando a luta contra o chefe começa, entendo o porquê: Kopp também parece ser capaz de controlar drones vermelhos semelhantes a aranhas que agem um pouco como minas terrestres ambulantes. Eles começam no teto e, conforme lutamos, começam a rastejar assustadoramente pela sala, ficando sob nossos pés e explodindo. É um perigo que distrai e um pouco enervante, o que torna o confronto com Kopp ainda mais desafiador.
SPINE deve ser lançado em 2026 para PS5, Xbox Series e PC.