De acordo com o produtor de Sonic, Takashi Iizuka, Sonic Superstars apresentará apenas novas fases. O jogo não trará de volta os estágios dos títulos anteriores.
Se há algo que vimos na série Sonic ao longo dos anos, foi a dependência de níveis que remontam aos primeiros dias da franquia. Neste ponto, os fãs estão acostumados a ver áreas como Green Hill Zone. No entanto, em Sonic Superstars, será apenas novo conteúdo.
Falando com o site IGN (via Nintendo Everything), Iizuka explicou a decisão de oferecer novos estágios apenas em Sonic Superstars ao invés de níveis anteriores:
“Em Sonic Mania, Green Hill Zone mudou um pouco. E até Sonic Origins, tivemos Green Hill como parte de Sonic the Hedgehog. Mas o que queríamos fazer com Sonic Superstars era realmente criar algo novo e ir lá e criar essas novas ilhas que você pode explorar como Sonic… Queríamos levar Sonic para [as] novas ilhas North Star e fazer Sonic correr neste novo ambiente. Então, queríamos criar novos lugares para o Sonic ir neste novo título”.
Outra coisa que Iizuka também comentou é o estilo visual do jogo. Nessa frente, ele disse:
“É aquele jogo 2D clássico do Sonic, mas porque estamos usando modelos 3D para criar o mundo e os personagens. Podemos fazer coisas dentro dessa fórmula de jogabilidade 2D que não poderíamos ter feito antes. Então, às vezes, enviaremos o personagem de volta ao mundo. Talvez seja virar o personagem, girar o personagem de uma forma que não poderíamos fazer com o visual clássico e a pixel art. Ou pode ser uma batalha de chefe que teremos nesse tipo de espaço 3D. Há todas essas coisas que podemos fazer porque temos modelos 3D, embora tenhamos um estilo de jogo 2D e um formato de jogo, somos capazes de brincar e fazer coisas que os títulos clássicos de Mega Drive e Game Gear não podiam fazer”.
Nessa mesma entrevista, Iizuka mencionou que a equipe de desenvolvimento começou replicando a jogabilidade clássica pela qual a franquia é conhecida “com muita precisão”. Iizuka afirmou:
“Uma das coisas que queríamos fazer é ter certeza de que realmente tínhamos as raízes dessa jogabilidade clássica sólida. E tenho certeza que a jogabilidade clássica, você está jogando como Sonic, você pula, vira uma bola e ataca os inimigos. A primeira coisa que a equipe fez foi replicar aquela jogabilidade clássica com muita precisão. Então, quando você está jogando Sonic Superstars, você está passando pelo loop clássico do Sonic. Você está correndo, pulando, virando uma bola, derrotando inimigos e continuando em frente”.
Vale mencionar que Christian Whitehead, um dos grandes responsáveis por Sonic Mania, aprovou a física de Sonic Superstars.
— Christian Whitehead (@CFWhitehead) June 9, 2023
Paralelo a isso, temos o gameplay abaixo (via IGN do Japão) que mostra Fang em seu visual 3D pela primeira vez (no trailer ele apareceu apenas via sprite 2D).
Sonic Superstars será lançado nesta primavera brasileira de 2023 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC.