O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Todos nós já nos perguntamos por que ninguém entra em um carro e foge do que está acontecendo nos filmes e jogos de terror. Pacific Drive, da Ironwood Studios, permite vivenciar essa situação. Essa aventura de sobrevivência em primeira pessoa traz uma station wagon personalizável para o gênero.
Em preparação para o lançamento em 22 de fevereiro, falamos com o diretor do jogo, Alexander Dracott, sobre a jornada de desenvolvimento e a inspiração por trás desse jogo que subverte o gênero.
PlayStation Blog: Qual foi a inspiração por trás de Pacific Drive?
Alexander Dracott: A ideia inicial vem de alguns dos meus hobbies e de ter crescido dirigindo station wagons para acampar e ir para as florestas da região do Noroeste Pacífico. A semente da ideia veio das coisas que eu via dirigindo sozinho pela floresta, na neblina, na chuva, coisas como cidades de mineração que nunca viram a luz do dia. O jogo começou de forma simples, com só um carro de teste na floresta. Conforme começamos a adicionar mais mecânicas, decidimos que você deveria conseguir ligar e desligar o carro. Deveria ter gasolina. Você deveria precisar reabastecer o carro. Ficou claro que existe essa sobreposição entre a manutenção esperada de um carro e o malabarismo de itens de um jogo de sobrevivência. O que acabamos fazendo foi pegar a pressão que fica sempre sobre o jogador em muitos jogos de sobrevivência e colocar no carro, e funcionou. Você acaba criando uma relação com esse carro, que se torna o seu protetor.
De onde veio a ideia da Zona de Exclusão Olímpica, e como ela contribui para as mecânicas do jogo?
Sempre fui um grande fã de histórias em zonas, com os jogadores isolados, mas em um espaço cheio de mecânicas interessantes. Por exemplo, muitas das anomalias inimigas não são zumbis nos quais você simplesmente atira. Elas são mais interessantes e únicas, e descobrir o que elas são faz parte da experiência. A ideia por trás da Zona de Exclusão, algo que o governo isolou, funcionou instantaneamente, porque nos deu a liberdade de contar uma história interessante e construir esse mundo, preenchendo-o com coisas como essas anomalias que as pessoas vão ter que investigar por meio das mecânicas do jogo.
Por que a equipe optou por esse loop de jogabilidade em escala menor em vez de um jogo de mundo aberto de exploração livre?
Inicialmente, estávamos considerando algo que se parecia mais com um jogo de sobrevivência tradicional em um mapa relativamente grande. Nossos mapas são grandes porque você tem um carro e viaja rápido. Concluímos que, embora todas as nossas mecânicas de sobrevivência estivessem funcionando, queríamos ter essas paradas de descanso. Queríamos essas pausas para saquear itens e consertar o carro. Com isso, surgiu a oficina como um local permanente aonde você pode ir para consertar o carro, fazer uma pausa e interagir com os diferentes sistemas disponíveis no jogo. Isso se consolidou na ideia de certo, tenho a oficina, mas agora posso sair e dirigir até outras áreas do mundo do jogo.
Foi difícil criar tantas mecânicas baseadas em um carro?
Pacific Drive é um jogo grande, cheio de sistemas que interagem entre si. Então, existe uma complexidade geral por trás dele que sempre vai ser difícil de gerenciar. Por um lado, você quer entender tudo, mas, por outro, todos esses sistemas precisam ser construídos de maneira independente. Não dá para ter uma boa noção até que muitos deles estejam presentes e interagindo individualmente. E, quanto à física automotiva, é diferente de muitos outros jogos de carros em que o foco é muitas vezes desenvolver 300 carros que pareçam distintos e únicos. Para nós, é o contrário. Temos apenas um carro, mas precisamos que esse carro possa ser personalizado de diferentes maneiras para que os jogadores possam se expressar. Como o carro ainda pode parecer o mesmo para dois jogadores que o construíram de formas completamente diferentes? Desenvolvemos ferramentas dedicadas para encontrar a maneira certa de fazer isso.
Há outras coisas que acabaram não entrando na versão final de Pacific Drive, mas que você gostaria que tivessem entrado?
Você vai achar que estou fugindo da pergunta, mas a resposta é sempre “mais”. Seja qual for o número de itens que criamos, sempre reduzimos para um número mais razoável. Esse é o caso do nosso jogo, que mesmo assim está absolutamente repleto de itens variados. São ferramentas que você pode usar, recursos que pode pegar, coisas com que você pode interagir no mundo, itens especiais para trazer para a oficina e muitas peças de carro, porque ele é muito personalizável. Estávamos sempre planejando mais, mas acabamos reduzindo para um número razoável.
Qual é o seu recurso favorito em Pacific Drive?
Como o cara que ajudou a formular a ideia original, sou suspeito para falar da atmosfera. Os momentos em que a jogabilidade complementa a atmosfera são absolutamente incríveis. São momentos de imersão no mundo com as condições climáticas, as paisagens e a vibe geral. Tentamos criar um campo realmente único para a zona e sua beleza isolada. Você está só lá, mas ainda existem esses elementos de jogabilidade presentes. Talvez você veja um prédio sombrio na neblina e pense que é só um elemento legal do cenário, mas que talvez haja alguma coisa lá. Talvez tenha alguma coisa que dê para pegar para o carro. Esses momentos são grandes destaques para mim.
Que recursos exclusivos do PlayStation®5 os jogadores podem esperar encontrar em Pacific Drive?
Acho que o maior deles, com certeza, é o controle DualSense. Vimos que tínhamos algo especial quando começamos a ajustar a resposta tátil, especialmente para os gatilhos [adaptáveis], e como eles interagiam com a suspensão e com o que o carro estava fazendo. Descobrimos um jeito muito inteligente de transmitir as mudanças da suspensão que o carro está enfrentando enquanto você dirige e mapear para a vibração. Se você passar por um desnível, vai sentir a reação apropriada no controle. Se algo arrancar a roda do carro, ela vai cair, e você vai sentir a queda. Também adicionamos ruído à simulação para melhorar a sensação de realismo ao dirigir em estradas de terra. Estamos muito satisfeitos com as sensações do jogo no controle.
Pacific Drive pega tudo que você espera do gênero de sobrevivência e adiciona um carro, com muita atmosfera, obstáculos e diversão. Quando o jogo for lançado em 22 de fevereiro de 2024, é só personalizar o carro e cair na estrada solitária.