O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.
Clair Obscur: Expedition 33 é um RPG futuro e o primeiro lançamento da equipe de desenvolvimento francesa Sandfall Interactive. O design exclusivo do jogo combina fantasia e o período histórico francês da Belle Epoque. Atualmente, o jogo estiloso está programado para ser lançado em 2025 no PS5 – confira o trailer de revelação se você ainda não viu.
Para saber mais sobre o que está por trás deste jogo promissor, conversei com Guillaume Broche, fundador e diretor criativo da Sandfall Interactive, sobre a abordagem única do jogo à jogabilidade clássica de RPG por turnos, inspirações clássicas e até mesmo o título exclusivo do jogo em si.
O que é esse título?
Um aspecto intrigante do jogo é seu título, então perguntei a Broche sobre a inspiração por trás dele.
“’Clair Obscur’ se refere ao movimento artístico e cultural do mundo real na França nos séculos XVII e XVIII”, diz Broche. “Ele influenciou a direção artística do jogo e também se refere ao mundo abrangente do jogo.”
“Expedition 33 reflete o grupo Expedição liderado pelo protagonista Gustave para destruir a Pintora”, diz Broche. “Os membros da Expedição 33 são os protagonistas do jogo, e os jogadores conhecerão cada membro da Expedição em sua jornada. Por anos, a Pintora pintou um número em seu monólito e apagou todos daquela idade em um evento conhecido como Gommage, e a cada ano uma nova Expedição se aventura para tentar destruí-la e parar o ciclo amaldiçoado”.
Outros personagens, como a maga Lune, o genial guerreiro Sciel e a jovem exploradora Maelle também fazem parte da equipe, e você aprenderá muito sobre eles e suas histórias ao longo do jogo.
Respeitando os clássicos
No trailer de revelação, tivemos um vislumbre dos gráficos atraentes de Clair Obscur: Expedition 33. Broche explica que os gráficos são um dos pontos focais para os desenvolvedores.
“Não houve realmente nenhuma tentativa de fazer um RPG baseado em turnos com gráficos de alta fidelidade por um bom tempo”, ele diz, “e isso deixou um buraco profundo no meu coração de jogador. Nós assumimos a responsabilidade de fazer algo para preencher esse vazio”.
Broche não hesita em nos contar sobre os muitos jogos clássicos que serviram de inspiração para esse esforço, tanto do ponto de vista visual quanto de jogabilidade.
“Na Sandfall Interactive, todos nós amamos JRPGs como Final Fantasy, a série Tales, Lost Odyssey e Persona com sua incrível IU, ritmo e câmera dinâmica”, ele diz. “Todos nós temos muita nostalgia e amor por esses tipos de jogos, mas também queremos ver algo novo feito com o gênero”.
“Em termos de narrativa, também nos inspiramos em um romance francês chamado La Horde du Contrevent, que é um romance de fantasia sobre um grupo de exploradores viajando pelo mundo”, diz Broche. “Em geral, histórias sobre se aventurar no desconhecido apesar de riscos incríveis, como o anime/mangá Attack on Titan, sempre foram muito atraentes para mim”.
Uma coisa que diferencia Clair Obscur: Expedition 33 dos jogos que o inspiraram é sua implementação de elementos em tempo real em combate baseado em turnos.
“Fomos inspirados por jogos de ação como a série Souls, Devil May Cry e NieR, e sua jogabilidade gratificante era algo que queríamos trazer para um cenário baseado em turnos”, diz Broche. “Quando você joga esses jogos, você tem que aprender os ataques, tempos e fraquezas para cada encontro com o inimigo, e queríamos traduzir esse desafio para um novo gênero”.
Entrando no ritmo da batalha
O combate é um dos elementos dos quais Broche e sua equipe mais se orgulham, então discutimos algumas das mecânicas exclusivas que eles implementaram e a inspiração por trás delas.
“O sistema de batalha é o que chamamos de baseado em turnos reativos”, ele explica. “Você pode levar um tempo durante as batalhas para estabelecer suas estratégias, mas durante o turno do inimigo, você terá que reagir em tempo real para desviar, pular ou aparar inimigos para desencadear um contra-ataque poderoso. Você também poderá aumentar a eficácia de suas habilidades dominando os ritmos de ataque. Os jogadores também serão recompensados por suas habilidades — é até possível terminar sem tomar dano se você dominar todos os padrões dos inimigos”.
“Continuei pensando em maneiras de tornar as batalhas baseadas em turnos mais envolventes”, Broche continua. “O sistema de ritmo de ataque é uma mistura de diferentes inspirações — queríamos fazer algo rápido para se encaixar na visão que tínhamos para a batalha. Assim que terminei o primeiro protótipo do sistema de defesa, soube que era algo especial”.
Broche também mergulha no que os jogadores podem esperar quando eles mesmos entram no jogo.
“Eu diria que esquivar e aparar são as coisas mais comuns que os jogadores precisarão dominar enquanto jogam”, diz Broche. “O momento é muito importante, mas a recompensa é sempre muito recompensadora. Além disso, você pode mirar suas armas de longo alcance em inimigos também — atingindo pontos fracos expostos para causar algum dano extra, por exemplo. Expedition 33 também apresenta algumas batalhas de chefes enormes que realmente colocarão as habilidades dos jogadores à prova. E, assim como qualquer grande RPG, você também pode construir seu personagem para tirar vantagem de coisas diferentes na batalha, incluindo essas mecânicas em tempo real. Estamos todos ansiosos para que os jogadores descubram mais sobre como o jogo se sente enquanto trabalhamos para o lançamento do jogo no ano que vem”.
Por fim, perguntei se Broche tinha alguma mensagem para futuros jogadores.
“Estamos felizes em ver tantos fãs animados com o mundo de Clair Obscur: Expedition 33! Como nosso primeiro título, estamos entusiasmados com a recepção que vimos até agora e mal podemos esperar para mostrar mais antes do lançamento no ano que vem”.