A Remedy detalhou o que os jogadores podem esperar de Control Ultimate Edition em 2 de fevereiro, incluindo detalhes sobre Ray Tracing, taxas de quadros por segundo e muito mais.

Thomas Puha, diretor de comunicações da Remedy, compartilhou vários detalhes sobre Control nos novos consoles. Control contará com dois modos de jogo: Performance, que permitirá que o jogo rode a 60 FPS; e Gráficos, que reduz a taxa de quadros para 30 FPS, mas inclui novos recursos, como Ray Tracing. O Xbox Series S só terá o modo Performance.

Quando questionado sobre se o estúdio pode explorar um modo híbrido que mistura alta taxa de quadros com algum Ray Tracing (como foi o caso de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales), Puha rejeitou a ideia.

Puha também reiterou que os saves de Control de PS4 ou Xbox One não podem ser movidos para as versões de PS5 e Xbox Series X | S. Ele afirma que isso se deve a mudanças radicais que o estúdio fez no jogo e na tecnologia, o que tornou impossível a compatibilidade com o save antigo.

“A versão de nossa engine no Control de próxima geração é muito diferente da versão usada no Control da geração anterior”, escreve Puha. “Resumindo, muitas mudanças em coisas como a forma como lidamos com os dados, etc”.

No PS5, Control Ultimate Edition também oferecerá suporte a uma série de recursos exclusivos do console, incluindo Atividades e suporte de ajuda integrado. O jogo também fará uso dos recursos exclusivos do DualSense, embora Puha não tenha entrado em detalhes.

Caso tenha perdido, Control Ultimate Edition será um dos jogos gratuitos do plano PS Plus de fevereiro de 2021, tanto no PS4 quanto no PS5.