Dead Space

De certa forma, o anúncio de que o primeiro Dead Space estava sendo refeito e seria lançado em breve acabou sendo uma surpresa para vários fãs. Ainda que muitos desejavam o retorno da franquia de alguma forma, acredito que nem todos imaginavam isso acontecendo com um remake completo do primeiro jogo. Apesar disso, até agora, tudo apresentado se mostra extremamente positivo e nada parece mudar essa visão até o lançamento do jogo. A convite da Electronic Arts, conferimos como foi o processo de trazer um clássico para os dias atuais e sendo algo único para antigos jogadores e fãs, assim como para novatos.

O remake sendo desenvolvido pela Motive Studios teve seus fundamentos bases em volta de manter o que o jogo original carregava de positivo e ainda melhor o que for possível graças às novas tecnologias e melhorias realizadas desde seu lançamento. Com isso, o intuito sempre foi respeitar os fãs e suas opiniões, com uma núcleo de aficionados pelo jogo sempre tendo algum tipo de participação com feedbacks e sugestões.

Dead_Space1

Dead Space ainda promete continuar apresentando os mesmos valores do título de 2008, com foco no horror e sobrevivência num ambiente hostil, entregar um local imersivo com a USG Ishimura e mantendo a ação estratégica como foco e não somente se entregar aos disparos frenéticos na cara de monstros.

O survival horror espacial que foi se perdendo, principalmente no terceiro título em 2013, é agora o principal foco e não deve ser alterado no remake em nenhum momento. Inclusive, mudanças no jogo só indicam que isso é ainda mais importante, como uma USG Ishimura totalmente explorável e a sequência de câmera sem cortes, que vão permitir até mesmo um backtracing desafiante e surpreendente em diversos momentos. Por exemplo, com a nave toda integrada e a movimentação em gravidade zero bem mais livre com uma espécie de voo, será possível retornar a áreas inicias em momentos mais avançados do jogo sem precisar usar o clássico trem, mas ainda encontrando novos monstros e surpresas que não estavam lá antes.

Dead_Space2

A ideia é ser criativo para o jogador, mantendo a essência do que definiu o primeiro título e também entregar o melhor showcase técnico possível. Sendo totalmente refeito na Frostbite Engine, a desenvolvedora promete visual espetacular e que coincide com a ambientação do jogo, com sistemas de iluminação, partículas e efeitos volumétricos precisos para cada situação. Foi possível conferir uma sala em que havia diversos efeitos e água e fumaça, que prejudicavam a visão geral dos perigos próximos a Isaac.

Algo que me impressionava no jogo ainda em 2008 no PS3 era todo o sistema sonoro. Algo que, para mim, só aconteceu depois em outro jogo da EA, Battlefield Bad Company 2. O som era dinâmico em toda sua essência, seja no combate ou ambientação durante a estadia na USG Ishimura, quase que percebendo o perigo e o local apenas pelo efeito sono. Isso terá ainda mais ênfase no remake com o que foi chamado de sistema de áudio A.L.I.V.E.. Sabe aquela sensação de pisotear inimigos e sentir Isaac agressivo, com voz ofegante e grunhidos de tensão enquanto o som de metal e carne esmagados ecoam pelas salas? Tudo isso estará presente aqui e ainda é impactante.

Dead_Space4

Há diversas melhorias notáveis desde já e parecem muito com o que só pudemos experimentar em evolução quando Dead Space 2 foi lançado. Isaac participando diretamente da narrativa e não mais escutando monólogos de outros personagens, foco maior nos diálogos, melhorias nos sistemas de puzzles com gravidade zero ou lentidão, novos modos de tiro alternativos para armas e até missões secundárias foram alguns destaques notados.

O remake de Dead Space soa como necessário e tudo o que foi mostrado até agora só reforça isso. Ainda que não seja o esperado por muitos, a evolução que a Motive promete adicionar ao jogo, tanto baseado em feedback dos jogadores como melhorias técnicas necessárias, só reforçam que podemos estar prestes a presenciar o ressurgimento de uma franquia tão querida e de qualidade surpreendente.

Confira abaixo um trailer com 8 minutos de gameplay de Dead Space. Dead Space será lançado em 27 de janeiro de 2023 para PS5, Xbox Series e PC.