O novo PS Plus finalmente foi lançado nas Américas (inclusive no Brasil) nesta segunda (13).

A essa altura você já está cansado de ler sobre ele – já sabe dos preços, da lista de jogos, as categorias que existem e tudo mais que envolve o novo plano. Caso ainda não esteja por dentro, recomendo que leia o guia da PlayStation abaixo.

Guia Oficial

Vídeo Review

Montamos um vídeo em que mostramos o novo PS Plus em detalhes. É um pouco longo mas abordamos tudo o que você precisa saber.

Observações Importantes

Há três observações do plano PS Plus que foram descobertas apenas hoje e que ainda não foram muito discutidas:

  1. Resident Evil: Director’s Cut, Tekken 2 e Mr. Driller não podem ser adquiridos (no momento) fora do plano PS Plus Deluxe. Por conta disso, não é possível ser dono desses jogos se você já os tinha via PS1 Classics do PS3. Não se sabe em quais jogos existirão esse tipo de exclusividade, se é algo temporário ou como vai funcionar. A Sony ainda não explicou;
  2. A Sony trata remasters como jogos clássicos. Ou seja, títulos como Uncharted: The Nathan Drake Collection, que possuem remasters de jogos de PS3, só estão disponíveis no PS Plus Deluxe. Portanto, veja bem o jogo que você tem interesse e em qual plano está localizado (Extra ou Deluxe);
  3. Red Dead Redemption 2 já possui data para sair do novo PS Plus: 20 de setembro (talvez haja outros jogos com data). Ele continuará jogável após essa data? Provavelmente não, a prinícipio, se um jogo sai do catálogo, você perde acesso a ele (ao contrário do PS Plus Essencial, que basta adicionar na biblioteca e é seu enquanto for assinante). Teremos certeza disso quando algum jogo sair, mas, teoricamente, o funcionamento será esse.

PS Plus

Review – Vale?

Portanto, como tudo que o PS Plus já foi amplamente discutido aqui no site, vamos direto ao ponto: vale assinar o novo plano? Qual plano nós recomendamos?

A resposta longa é: depende. A resposta curta é: assine o plano PS Plus Extra.

Primeiramente, serei honesto. Não tinha planos de assinar o PS Plus Extra e nem o Deluxe/Premium (minha conta é americana). O plano PS Plus Essencial estava com os jogos que me interessavam no momento (meu backlog – jogos que ainda quero jogar – anda muito grande) e sempre tenho algo para jogar para cobrir para o site. Assim, estava satisfeito com a minha biblioteca e o Essencial. Como a Sony me ofereceu de surpresa a assinatura Premium para trazer conteúdo ao site, acabei assinando e aqui estou.

Existem três tipos de usuários e você precisa descobrir em qual perfil você se encaixa melhor.

  1. Aquele jogador que trabalha com jogos (streamer, possui site, etc) ou tem condições financeiras para comprar os games que o interessa, o plano PS Plus Essencial é, em minha opinião, suficiente;
  2. O jogador normal, que não trabalha com jogos e não costuma gastar muito com games, mas tem tempo para se divertir jogando e gosta de conhecer jogos que não pretendia adquirir inicialmente, o plano PS Plus Extra é perfeito;
  3. O jogador que busca algum clássico já disponível e quer a todo custo aproveitá-lo, aí vale o plano Deluxe.

No vídeo review mais acima, brinquei que podem existir pessoas malucas querendo jogar Tekken 2, por exemplo. Nunca duvido de coisas assim. Tenho certeza que se surgir Tomb Raider na mesma situação, com ou sem troféus, um amigo meu vai assinar também, então não me surpreende.

Dito isso, por conta da lista atual de jogos clássicos, o plano Deluxe ainda não vale a pena. Reforço o ‘ainda’. Como o catálogo de jogos do PS Plus deve fortalecer mensalmente, esperamos que essa linha de clássicos seja de alto nível daqui a 1 ano, por exemplo. Até lá, a história pode ser outra, mas no momento não recomendo o Deluxe.

O Extra, porém, é extremamente atraente. Não mostrei no vídeo os jogos todos que existem (mas você pode ver a lista aqui), mas pegando a minha própria situação: não tenho Death Stranding: Director’s Cut, Demon’s Souls e Assassin’s Creed: Valhalla. Digamos que hipoteticamente eu tenho desejo de jogar esses três. Acredito que o preço cobrado por eles já teria compensado o custo do plano Extra por um bom tempo. É dessa forma que acredito que você precisa ponderar se vale assinar.

O plano Extra possui jogos que são aclamados e que não foram muito divulgados, como Bloodstained: Ritual of the Night, Celeste e Final Fantasy XII The Zodiac Age. Também há vários outros bons também que você não vê muita gente comentando a respeito, como Ys VIII e IX, Deliver Us the Moon, Children of Morta, Momodora: Reverie Under The Moonlight e Dandara.

Essa é a graça do plano Extra: conhecer jogos de PS4 (e de PS5) que você provavelmente não queria gastar dinheiro para isso.

Por fim, os testes gratuitos. Disponíveis apenas no Deluxe, esses testes oferecem um determinado número de horas para cada jogo. Por exemplo, Horizon Forbidden West pode ser testado por 5 horas, enquanto que Tiny Tina’s Wonderlands oferece 2 horas.

É uma ideia interessante, porém no momento há apenas 15 Trials e, pessoalmente, não acho que valha a pena assinar o plano Deluxe para isso. Porém, mais uma vez, tudo depende do suporte da Sony a essa funcionalidade: se no futuro tivermos testes de jogos recém-lançados (e em uma boa quantidade), pode mudar a minha opinião.


Review elaborado com assinatura PS Plus Premium fornecida pela Sony.

Lista PS Plus Extra

A lista é longa e pode ser vista no site oficial. De qualquer forma, a melhor coisa a se fazer é ver diretamente na PS Store do seu console (não precisa assinar para ver o catálogo). Lá você consegue visualizar com calma cada jogo, verificar o perfil, etc. É a melhor coisa a se fazer, ao invés de ver listas corridas ou alguém mostrando os jogos em um vídeo.

Lista Exclusiva do plano PS Plus Deluxe (no lançamento)

Testes (Trials)

  1. Biomutant
  2. Cyberpunk 2077
  3. ELEX 2
  4. Farming Simulator 22
  5. Horizon Forbidden West
  6. Hot Wheels Unleashed
  7. LEGO CITY Undercover
  8. MotoGP 22
  9. The Cruel King and the Great Hero
  10. Tiny Tina’s Wonderlands
  11. WWE 2K22
  12. Crusader Kings III
  13. OlliOlli World
  14. SpellForce III Reforced
  15. Uncharted: Legacy of Thieves Collection

Jogos Clássicos

PlayStation 1

  1. Ape Escape
  2. Disney PIXAR Toy Story 2: Buzz Lightyear to the Rescue
  3. Hot Shots Golf
  4. I.Q: Intelligent Qube
  5. Jumping Flash!
  6. Mr. Driller
  7. Oddworld: Abe’s Oddysee
  8. Resident Evil: Director’s Cut
  9. Syphon Filter
  10. Tekken 2
  11. Wild Arms
  12. Worms Armageddon
  13. Worms World Party

PlayStation 2

  1. Jak & Daxter: The Precursor Legacy
  2. Jak II
  3. Jak 3
  4. Jak X: Combat Racing
  5. Dark Cloud
  6. Ape Escape 2
  7. Rogue Galaxy
  8. Wild Arms 3
  9. Star Wars Racer: Revenge
  10. Red Faction
  11. Primal
  12. FantaVision
  13. Rise of the Kasai
  14. The Mark of Kri
  15. War of the Monsters
  16. OKAGE: Shadow King
  17. Arc The Lad: Twilight of the Spirits
  18. Star Wars: Bounty Hunter
  19. Star Wars: Jedi Starfighter
  20. Red Faction II
  21. Dark Cloud 2
  22. Hot Shots Tennis
  23. SIREN
  24. Kinetica

PSP

  1. echochrome

PlayStation 4

  1. Air Conflicts: Pacific Carriers
  2. Baja: Edge of Control HD
  3. BioShock Remastered
  4. BioShock 2 Remastered
  5. Bioshock Infinite: The Complete Edition
  6. Borderlands: The Handsome Collection
  7. Crysis Remastered
  8. Darksiders Warmastered Edition
  9. Darksiders II Deathinitive Edition
  10. Dead Nation: Apocalypse Edition
  11. Deadlight: Director’s Cut
  12. Garou: Mark of the Wolves*
  13. God of War III Remastered
  14. Gravity Rush Remastered
  15. Heavy Rain
  16. Hotline Miami
  17. Kingdoms of Amalur: Re-Reckoning
  18. LEGO Harry Potter Collection
  19. Lock’s Quest
  20. LocoRoco Remastered
  21. LocoRoco 2 Remastered
  22. Lumines Remastered
  23. Mafia: Definitive Edition
  24. Mafia II: Definitive Edition
  25. Metro: Last Light Redux
  26. Metro 2033 Redux
  27. Mount & Blade: Warband
  28. Outcast: Second Contact
  29. Patapon Remastered
  30. Patapon 2 Remastered
  31. Q*Bert: Rebooted
  32. Rainbow Moon*
  33. Red Faction Guerrilla Re-Mars-tered
  34. Resident Evil
  35. Serious Sam Collection
  36. Strider
  37. Super Star Wars
  38. The Last Blade 2*
  39. The Last of Us Remastered
  40. The Last of Us: Left Behind
  41. Toukiden Kiwami
  42. The Raven Remastered
  43. Umbrella Corps
  44. Uncharted: The Nathan Drake Collection
  45. WipEout: Omega Collection

*Jogos listados na seção de Remasterizações do plano PS Plus Deluxe na PS Store, mas que, ao menos no momento, não possuem opção de baixar com o plano assinado.