Novo modelo revisado do PS5 possui um design interno completamente refeito

PS5

O mais novo modelo revisado do PS5 tem componentes internos “surpreendentemente diferentes”, de acordo com um novo vídeo que realiza uma desmontagem dele (via VGC).

O YouTuber Austin Evans adquiriu um novo modelo CFI-1200 do PlayStation 5, que foi discretamente colocado à venda na Austrália no final de agosto.

No ano passado, Evans fez o mesmo com o então novo modelo CFI-1100 e gerou polêmica depois de afirmar que seu dissipador de calor menor poderia torná-lo um console “pior” (uma teoria posteriormente descartada pela Digital Foundry que concluiu que não era melhor ou pior do que o modelo de lançamento).

Desta vez, porém, Evans é da opinião de que o CFI-1200 é um sistema melhor, devido às inúmeras alterações feitas nos componentes internos do console.

PS5 Novo Modelo Interno
À direita: modelo do lançamento (CFI-1000). No meio, o novo modelo (CFI-1200). À esquerda, o modelo intermediário (CFI-1100).

Evans observa que o novo modelo tem uma placa-mãe “totalmente diferente” que é visivelmente menor que a dos modelos anteriores.

O dissipador de calor do novo modelo é ainda menor que o do modelo CFI-1100, mas contém um tubo de calor que atravessa o outro lado do sistema, enquanto Evans também observou que o gabinete do SSD agora possui uma blindagem “melhor”.

Combinados, a nova placa-mãe e dissipador de calor levam a uma redução de peso ainda maior do que os 0,2kg relatados, mas o molde de plástico preto do console tem suporte extra adicionado a ele, elevando ligeiramente o peso.

Evans também afirma que o novo modelo tem consumo de energia mais eficiente, observando que durante um teste em que todos os três consoles de teste estavam jogando Astro’s Playroom, um modelo de lançamento PS5 estava consumindo cerca de 218 watts de eletricidade, o modelo CFI-1100 do ano passado estava circulando 229 watts e o novo CFI-1200 estava puxando apenas cerca de 201 watts.

A análise não é totalmente positiva, no entanto. Evans também aponta que eles moveram basicamente todos os componentes, incluindo a bateria CMOS, que agora está completamente escondida pelo dissipador de calor. Ele explica: “antes você poderia substituí-la facilmente se necessário, mas agora você precisa desmontar completamente seu PS5, o que certamente é uma desvantagem”.