Durante o programa semanal da Digital Foundry, Richard Leadbetter comentou que observou algumas melhorias enquanto fazia os testes de comparação do novo modelo do PS5.

Ao realizar os testes e se deparar que usava o firmware beta (que viria a ser lançado oficialmente na última semana) no console de lançamento comparado ao firmware oficial no modelo novo (anterior ao 21.02-04.00.00), Richard observou que jogos como Control e Devil May Cry 5 Special Edition tiveram melhorias de 2 a 5% no desempenho. Com isso, ficou nítido o aumento de 2 a 3 fps em alguns momentos.

Ao atualizar o novo modelo de PS5 para o firmware mais recente, as diferenças na taxa de quadro foram eliminadas e ambos rodaram os jogos com a melhoria de desempenho observada.

Apesar de ser um valor pequeno em melhoria e quase não perceptível ao usuário, os números são suficiente para serem medidos e notar a diferença. Ainda seria necessário mais testes aprofundados sobre o caso, mas ao que tudo indica a atualização de firmware é responsável pela melhoria, mesmo que não tenha uma indicação clara por parte da Sony nos patch notes do novo firmware.