A Sony divulgou novidades de cinco jogos de PS VR2 nesta segunda (18). Confira as informações a seguir, via os textos publicados no PlayStation.Blog.
Um resumo do que você verá abaixo:
- Mare | Disponível hoje (18)
- Trombone Champ: Unflattened | Disponível em 26 de novembro
- Masters of Light | Disponível em 18 de dezembro
- Alien: Rogue Incursion | Disponível em 19 de dezembro
- Hitman World of Assassination | Disponível em 27 de março
Alien: Rogue Incursion
Estamos felizes em dizer que Alien: Rogue Incursion está pronto para seu PS VR2 – nós fomos além e estamos dando os retoques finais no jogo, que será lançado em 19 de dezembro. Para comemorar, temos um trailer totalmente novo que se aprofunda na história de Zula em LV-354, também conhecido como Purdan.
Como fizemos esse trailer? Trailers são coisas complicadas. Você precisa romper rapidamente o barulho da vida cotidiana, prender a atenção do público e deixá-lo animado para ver mais. Parece lógico que você mostre o conteúdo mais fantástico e emocionante. Mas essa abordagem não funciona inteiramente – os fãs costumam reclamar que os trailers revelam muitos detalhes sobre o filme ou jogo.
Os trailers precisam selecionar os principais componentes que os fãs esperam, exibindo recursos críticos de forma atraente e provocando elementos que impressionarão os jogadores, tudo isso enquanto contam uma história independente que começa e termina em aproximadamente dois minutos ou menos. Os jogos de RV precisam estabelecer o mundo em que você estará imerso e comunicar como você operará nesse ambiente. Temos 2 minutos para fazer você sentir essa sensação de presença e admiração.
Os trailers geralmente focam em um tema ou recurso específico do jogo que a equipe quer mostrar. Até agora, para Alien: Rogue Incursion, lançamos trailers para nossa Revelação de Heróis, Inimigos, Armas e Equipamentos, etc. Os fãs da franquia Alien também estão muito envolvidos na história, então este trailer apresenta ao público a narrativa maior, fornecendo a configuração do motivo pelo qual Zula Hendricks está em LV-354, Purdan. O que aconteceu com o amigo e antigo companheiro de esquadrão de Zula lá? Em quais experimentos mortais os pesquisadores desta instalação estão se metendo?
Aqui está uma análise de como abordamos este trailer e contamos a “história da história”.
Uma das nossas primeiras decisões criativas foi que o que quer que tenha acontecido em Purdan já tinha acontecido. Zula está entrando no rescaldo de algum evento que deixou o Berço de Castor – a instalação de pesquisa – infestada de Xenomorfos horripilantes. Continuar a história depois que a instalação foi comprometida nos permite pular direto para o suspense e a ação.
O trailer segue uma estrutura clássica de três atos, onde cada ato tem um foco particular. O Ato Um dos focos do trailer foi “Mistério”. Zula e Davis One vão para Purdan para se encontrar com o antigo companheiro de esquadrão de Zula, Ben Carver. Ao se aproximarem do Berço de Castor, eles percebem que suas comunicações estão bloqueadas. De repente, eles são alvejados por mísseis e caem na instalação. O Ato Um do trailer apresenta Zula – e o público – com muitas perguntas que precisam ser respondidas.
O segundo ato do nosso trailer de história se concentra em revelar esses eventos e mostrar o “Horror do Amanhecer”. Vemos o interior da instalação e ouvimos as vozes das pessoas que trabalham lá. Nós entrelaçamos temas clássicos de Alien como corrupção corporativa, ganância pessoal e arrogância profissional, todos os quais criam uma tempestade perfeita de condições para um surto de Xenomorfos. Ao ouvir esse diálogo sobre as imagens de destruição, fumaça, fogo e sangue, sabemos que a instalação já caiu.
Agora para o Grande Final! Nosso terceiro ato é O Inimigo Revelado, onde vemos o que Zula está enfrentando. Mais verdades são reveladas sobre a instalação — incluindo que a Gemini Exoplanet Solutions estava fazendo experimentos com Xenomorfos — e, mais importante, os Xenomorfos já assumiram o controle. Zula viu muita coisa em sua carreira histórica, mas ela — e o jogador — descobrirão que os Xenomorfos em Castor’s Cradle são mais resistentes, rápidos e imprevisíveis do que os que ela encontrou. Eles são, em uma palavra, evoluídos.
Estabelecemos a esta altura que o perigo está realmente em todo lugar, e agora queremos mostrar aos jogadores que você tem os meios para revidar. Armado com suas armas (rifle de pulso protótipo M41, espingarda, revólver e táticas), equipamento (rastreador de movimento, tocha de plasma, estimulantes de saúde, tablet) e Davis 01 ao seu lado, você pode lutar contra eles — experimentando o mundo de Alien como nunca antes. Você finalmente sentirá como é entrar no mundo dos filmes — Aliens em particular — e mergulhar em uma experiência tão visceral e real que mudará suas percepções para sempre.
Alien: Rogue Incursion será lançado em 19 de dezembro no PS VR2. E isso é uma promessa, pois o jogo já FOI GOLD! Vejo vocês no lançamento!
Hitman World of Assassination
Estamos felizes em compartilhar uma atualização sobre o próximo lançamento de Hitman World of Assassination no PS VR2 e o que você pode esperar ao assumir suas missões como Agente 47. Com novos recursos, como empunhadura dupla, ambidestria total, implementação em escala de sala, bem como experiência geral de RV aprimorada por meio de novos controles intuitivos e mecânicas de jogo, você terá todas as ferramentas necessárias para completar sua missão como um Assassino Silencioso.
Nova data de lançamento
Primeiro, gostaríamos de abordar a mudança na data de lançamento. Inicialmente programado para dezembro de 2024, o lançamento de Hitman World of Assassination no PS VR2 foi remarcado para 27 de março de 2025. Essa decisão de mover a data de lançamento não foi tomada levianamente; sabemos que havia muita demanda para trazer Hitman no PS VR2, e ficamos animados em ver a ótima recepção após o anúncio. Como tal, nossa prioridade sempre será entregar uma experiência incrível que atenda aos altos padrões que nossos jogadores esperam. O tempo adicional não só permitirá que nossa equipe aprimore o jogo, garantindo que cada aspecto seja refinado, envolvente e perfeito, mas também para adicionar alguns extras que realmente queríamos incluir nesta versão do PS VR2, como recarga ativa.
A experiência completa de Hitman WOA no PS VR2
Toda a campanha principal de Hitman World of Assassination será jogável no PS VR2, o que significa que você estará livre para explorar 20 locais exclusivos, cada um com seu próprio mundo vivo e pulsante. Das passarelas glamurosas de um desfile de moda em Paris, às alturas vertiginosas dos arranha-céus de Dubai, ou à multidão arrebatadora de uma corrida de alta velocidade em Miami, você viajará por todo o mundo para encontrar seu próximo alvo. Uma consideração cuidadosa será necessária para avaliar todas as oportunidades disponíveis para completar sua missão, e com mais de 100 armas e itens à sua disposição, você pode repetir cada local quantas vezes quiser, para completar seus objetivos de quantas maneiras desejar.
Melhorando a experiência do Hitman VR
Empunhadura dupla e ambidestria total foram dois dos recursos mais solicitados para serem trazidos ao Hitman World of Assassination em VR, então estamos felizes em compartilhar que eles estarão disponíveis no PS VR2. Agora você poderá executar diferentes tarefas ao mesmo tempo, seja pegando um item crucial para sua missão, enquanto segura uma arma para lidar com um guarda incômodo, ou simplesmente equipando dois Silverballers para mais… eficiência.
Falando em armas, a recarga ativa agora permitirá que você ejete munição manualmente, pegue um novo pente e insira-o de volta na sua arma, dando a você controle total do seu equipamento. Dependendo da situação, você também pode guardar suas armas no seu corpo, permitindo que você esconda ou tire sua arma rapidamente para uma imersão adicional. Finalmente, a mira do sniper agora será totalmente utilizável, dando a você a oportunidade de mostrar suas habilidades de atirador.
A versão PS VR2 de Hitman World of Assassination também introduz interações posicionais, que transformam a forma como os jogadores interagem com o mundo do jogo. Em vez de simplesmente pressionar um botão para acionar eventos, os jogadores são obrigados a imitar fisicamente ações, como ligar ou desligar uma TV tocando na tela, hackear imagens de CFTV tocando em um teclado ou envenenar um copo segurando e derrubando um frasco sobre ele. Esse recurso se estende à abertura de portas, criando interações mais suaves e naturais. Além disso, os itens de missão agora permanecem físicos e podem ser inspecionados na mão, permitindo que os jogadores os utilizem diretamente em peças definidas — passando um cartão-chave ou girando uma fechadura em uma porta, por exemplo.
Por fim, para aprimorar uma das mecânicas mais emblemáticas de Hitman, o jogo também traz uma abordagem mais baseada em física para a escolha de disfarces, onde os jogadores podem escolher uma roupa usando controle posicional, agarre e impulso, aumentando significativamente a imersão e o realismo da jogabilidade.
Agradecemos sua paciência enquanto trabalhamos na criação de uma experiência Hitman aprimorada e ainda mais imersiva no PS VR2, por meio de seus novos recursos de VR e mecânica de jogo imersiva. Estamos ansiosos para ver você entrar no World of Assassination em 27 de março de 2025.
Trombone Champ: Unflattened
Olá, fãs do PlayStation. A equipe do Flat2VR Studios está mais do que animada para trazer a vocês uma experiência musical totalmente descontrolada e única com Trombone Champ: Unflattened — chegando em 26 de novembro no PS VR2. Este lançamento marca um grande marco para nós do Flat2VR Studios — é nossa primeira adaptação oficial do PS VR2, e estamos empolgados em trazer nossa versão desta joia única e indicada ao BAFTA para a comunidade PlayStation.
Uma nova abordagem ao ritmo VR
Trombone Champ: Unflattened não é o jogo de ritmo do seu pai. Não há blocos para fatiar ou bolas para esmagar, e você não precisa agitar os braços como um polvo em um mosh pit. Enquanto outros jogos pedem para você se desligar e seguir uma batida predefinida, Trombone Champ: Unflattened permite que você empunhe o mais majestoso dos instrumentos de sopro — o trombone, e permite que você assuma o controle da música em si. Você não está apenas reagindo a uma música como um lemingue musical — você a está executando. Cada nota, slide e toot são seus para controlar, permitindo que você decida se quer continuar com a melodia ou se rebelar no Modo Improviso com um solo de jazz selvagem o suficiente para fazer seu professor de música pegar os lenços.
Promessas de campanha
Nosso novo Modo de Campanha oferece uma jornada épica cheia de surpresas para iniciantes e veteranos do Trombone Champ. Ele facilita a entrada, permitindo que você se sinta confortável com as peculiaridades e o ritmo do instrumento. Mas não fique muito confortável. A campanha acelera mais rápido do que um glissando de trombone, introduzindo faixas complexas e desafios que desafiam seu ritmo, tempo e capacidade de adaptação. Cada marco que você alcança desbloqueia novas faixas, e você deixará sua marca nas tabelas de classificação enquanto compete pelo ilustre título de único e verdadeiro Trombone Champ.
Hornucópia
Vamos ser honestos. Um trombone não é o suficiente. Quantos são demais? Ainda não temos certeza, mas definitivamente vamos descobrir. No lançamento, você terá mais de 20 trombones para desbloquear, cada um com seu próprio som, estilo e… personalidade. De um trombone de gato purrfeito que mia enquanto você toca a um macarrão de piscina ridiculamente flexível que se curva a cada deslize ou até mesmo um sorvete derretendo, cada trombone tem uma aparência, som e toque únicos. E com dezenas de outros trombones desbloqueáveis sendo lançados nas próximas semanas e meses, sempre haverá uma nova peça de latão para perseguir.
Como se isso não bastasse para vocês, colecionadores incansáveis, Trombone Champ: Unflattened também oferece um conjunto completo de Tromboner Cards colecionáveis. Sim, eles são chamados de Tromboner Cards, e sim, eles são exatamente tão ridículos quanto parecem. Com 50 cards individuais repletos de curiosidades absurdas sobre trombone e histórias misteriosas, esses cards são realmente outra coisa para desbloquear e colecionar. Acha que tem o que é preciso para pegá-los todos? Só não perca o controle do slide (ou o controle da realidade) ao longo do caminho.
Faça com que faça sentido
Graças à háptica avançada e aos gatilhos adaptáveis dos controles PS VR2 Sense, o Trombone Champ: Unflattened permite que você sinta cada nota enquanto toca. Não importa se você está executando uma nota delicada ou liberando uma explosão completa, o feedback tátil faz com que cada momento musical pareça impactante. Além disso, com o jogo rodando a suaves 120 Hz no PlayStation 5 e oferecendo visuais nítidos e vibrantes em 4K HDR, cada toque e slide parece tão impressionante quanto parece. Os ambientes dinâmicos e as reações do público se ajustam à sua execução, adicionando uma camada extra de imersão a cada apresentação conforme você dá vida à música.
Preparando o cenário
Como nossa adaptação de estreia para PS VR2, Trombone Champ: Unflattened, dá início à missão da Flat2VR Studios de pegar os clássicos e dar a eles uma nova vida em VR. Este é apenas o começo para nós — temos mais no pipeline, cada um reimaginado para aproveitar totalmente o poder imersivo da VR. Estamos entusiasmados em ter jogadores de PlayStation se juntando a nós nesta jornada enquanto trabalhamos para levar os jogos PS VR2 a novos patamares.
Então, seja você um entusiasta de jogos de ritmo ou esteja apenas procurando por uma experiência única e divertida, prepare-se para se juntar às fileiras das lendas do trombone em 26 de novembro. Esta é sua chance — não a desperdice.
Masters of Light
Meu nome é Celine Tricart, criadora de Masters of Light — um indicado ao XR Game of the Year — e cofundadora do estúdio de jogos Coven. Estou incrivelmente animada para trazer nosso novo e emocionante jogo de ação e aventura para o PlayStation VR2. Como fã de longa data do PlayStation — desde o Silent Hill original! — quero trazer aos jogadores do PS VR2 uma experiência que pareça única e espetacular: um jogo onde cada movimento, cada batalha e cada vitória é algo que você realmente sente. Com o poder imersivo e os recursos exclusivos do PS VR2, Masters of Light proporciona uma experiência tão intensa e de tirar o fôlego quanto a história por trás dela.
O que é Masters of Light?
Masters of Light coloca os jogadores em uma galáxia à beira da destruição. Um buraco negro no centro da galáxia liberou um exército de Sombras, espalhando caos e escuridão. Você é The Wanderer, um poderoso ser de luz e a última defesa da galáxia. Armado com poderes mágicos, sua missão é esmagar a escuridão, resgatar as Sisters of Light e restaurar a esperança. Cada batalha testará sua força, coragem e habilidade enquanto você viaja mais fundo em direção ao núcleo do buraco negro, onde o desafio final o aguarda.
Masters of Light apresenta combate de alta energia em primeira pessoa, onde foco, timing e estratégia são as chaves para a vitória. Por exemplo, alguns inimigos (mostrados acima) são protegidos por armaduras inquebráveis. O jogador deve esperar que ele ataque, então bloquear e aparar logo depois para ter uma chance de derrotá-lo.
Combata como nunca antes
Masters of Light leva o combate de conjuração de magias em primeira pessoa a um novo nível de intensidade. Use energia bruta para desencadear ataques explosivos, conjure escudos poderosos e envie ondas de Sombras se espalhando com explosões devastadoras. Cada batalha exige foco afiado, timing estratégico e força implacável. A cada golpe, você sentirá o poder de suas magias reverberar, deixando-o eufórico enquanto afasta a escuridão e luta para trazer equilíbrio à galáxia.
Para aqueles intrigados pela história do jogo, ruínas escondidas pela galáxia guardam ecos de um passado esquecido. Reative esses locais antigos para descobrir segredos sobre suas origens e as forças cósmicas que moldaram o universo. Quer você seja atraído por combates de alto risco ou por mergulhar em mistérios, Masters of Light oferece uma experiência profundamente envolvente que recompensa tanto a habilidade quanto a curiosidade.
Escondidas nos 36 níveis estão ruínas antigas que o jogador pode reativar para desbloquear partes da história.
Inspirado pelo empoderamento
Masters of Light se inspira no meu projeto VR anterior, Fight Back, que focava no fortalecimento da autodefesa usando técnicas do mundo real. Esse projeto despertou algo em mim — um impulso para levar o sentimento de fortalecimento ainda mais longe. Com Masters of Light, abraçamos nossos pilares principais de beleza, fisicalidade e confiança para guiar cada parte do desenvolvimento do jogo.
Na Coven, nos propusemos a criar algo bonito, envolvente e desafiador, ao mesmo tempo em que garantimos que seja acessível a uma ampla gama de jogadores. No PS VR2, cada jogador se torna um super-herói, descobrindo novas habilidades, conquistando inimigos e experimentando uma poderosa sensação de força e euforia.
Novos inimigos e superpoderes são desbloqueados conforme os jogadores progridem no jogo, culminando em batalhas insanas que deixarão você sem fôlego.
Levando os recursos do PS VR2 ao máximo
Os gráficos avançados do PS VR2 dão vida ao mundo místico de Masters of Light com detalhes vibrantes, aprimorados por HDR e texturas de alta resolução. Cada cena se destaca, do brilho sobrenatural dos seus poderes às constelações de neon que você está libertando, fazendo com que cada ambiente pareça imersivo e vivo.
A renderização dinâmica foveada com rastreamento ocular do PS VR2 e a taxa de atualização de 90 Hz mantêm os visuais nítidos e a ação suave, permitindo que os jogadores mirem nos inimigos instintivamente com apenas um olhar. Este sistema de mira preciso mantém você focado na ação, recompensando reflexos rápidos e intensificando cada batalha.
Os controles PS VR2 Sense aumentam ainda mais o realismo com gatilhos adaptáveis e haptics avançados. Cada feitiço lançado, escudo levantado e golpe desferido ressoa em suas mãos com feedback pesado. Emparelhado com vibrações sutis do headset, cada momento de combate parece tangível e consequente, puxando você mais profundamente para dentro da experiência.
Já celebrado por sua arte deslumbrante, Masters of Light alcança novos patamares graças aos skyboxes e gráficos aprimorados no PS VR2.
Uma trilha sonora que te prende
A experiência sensorial de Masters of Light vai além dos visuais e da sensação tátil — ela também é profundamente moldada por sua trilha sonora. Durante o desenvolvimento, descobrimos que o synthwave combinava perfeitamente com o estilo retrô-futurista do jogo. Em parceria com a G4F Records — conhecida por Furi e Road 96 — criamos uma paisagem sonora dinâmica com as batidas de alta energia do Waveshaper para combate e as peças cinematográficas de Paul Zimmermann para profundidade emocional.
Aceite o desafio
Masters of Light oferece uma jornada épica por 36 níveis desafiadores. Cada nível pode ser jogado novamente, permitindo que os jogadores aperfeiçoem seu desempenho e se esforcem para obter uma classificação de três estrelas e o cobiçado troféu Perfeccionista. Para aqueles que buscam o desafio máximo, incluímos o modo de dificuldade “Grand Master” — onde os inimigos são mais fortes e o HUD é desabilitado, colocando suas habilidades à prova.
O jogo também apresenta tabelas de classificação para cada nível, com classificações globais e semanais que reiniciam todo domingo. Apenas os jogadores mais habilidosos chegarão ao topo.
O poder Snipe permite que os jogadores mirem em um inimigo distante com uma mão e causem dano a ele com a outra.
Pronto para subir?
Masters of Light no PS VR2 é para aqueles prontos para abraçar a jogabilidade intensa e imersão total. Quando o jogo for lançado em 18 de dezembro, será sua chance de brilhar e se tornar o Mestre da Luz definitivo. Você está pronto para entrar na luz?
Mare
Estamos felizes em finalmente anunciar que Mare, nossa cativante aventura de quebra-cabeça em VR, será lançada no PS VR2 hoje. Nossa equipe está animada para compartilhar nosso trabalho de amor e todos os recursos exclusivos desta versão aprimorada do PS VR2. Primeiro, aproveite nosso trailer de lançamento:
Como você pode ver no vídeo, bem como nos clipes de gameplay abaixo, Mare apresenta um estilo de arte bonito e agradável aos olhos, que combinado com uma abordagem narrativa minimalista, cria um mundo único no qual os jogadores se perderão enquanto viajam por ele. Em Mare, você jogará com uma força benevolente, incorporada no mundo como um pássaro mecânico. Logo no início, você encontrará uma jovem garota e navegará por essa aventura juntos, ajudando uns aos outros no caminho e, finalmente, descobrindo o destino deles.
Você usará poderes semelhantes a raios para ajudar o caminho da sua companheira NPC interagindo e ativando objetos que moldarão novos caminhos para ela percorrer. Você precisará ficar de olho nela o tempo todo para mantê-la segura, pois inimigos malévolos surgirão inesperadamente e a atacarão quando não forem observados. Arriscar a segurança dela para desbloquear um novo caminho pode colocar sua amizade em jogo. Quando esse momento chegar, o que você fará?
Levando Mare a novos patamares com PS VR2
Em sua essência, Mare é uma experiência imersiva que atrai os jogadores para uma atmosfera hipnotizante e única.
Para melhorar isso, também usamos o feedback do PS VR2 Headset. Por exemplo, voando em uma nuvem de tempestade, você sentirá a chuva caindo em seu rosto. Mare aproveita ao máximo a renderização Foveated no PS VR2, adicionando um aumento significativo no desempenho, com o jogo rodando a 90 fps estáveis.
Jogabilidade e modos de jogo de rastreamento ocular
Um dos principais elementos desta versão é que o jogador agora pode aproveitar e completar o jogo completo usando apenas a entrada de rastreamento ocular.
Para habilitar isso, o Mare apresenta dois modos de jogo, Enhanced e Classic. O modo Classic usa o recurso de rastreamento ocular do PS VR2 para criar uma experiência atmosférica bem equilibrada. O jogador pode selecionar e interagir com os vários truques de quebra-cabeça apenas olhando. Isso exigiu um esforço especial de nossa parte para projetar um layout limpo de objetos de jogo, para que as seleções de rastreamento ocular não acontecessem por acidente. Felizmente, como o rastreamento ocular do PS VR2 é muito preciso, isso nos permitiu minimizar as seleções acidentais com o rastreamento ocular.
O modo Enhanced usa os controles PS VR2 Sense e inclui mais quebra-cabeças e conteúdo, bem como interações adicionais, como arrastar objetos com raios. Alguns estágios foram redesenhados e expandidos para acomodar esses novos recursos aprimorados e a complexidade do quebra-cabeça. Além disso, o avatar do controle Sense no jogo apresenta uma bússola útil, tornando mais fácil acompanhar a localização do seu companheiro de IA e oferecendo dicas úteis ao longo de sua jornada.
Mare apresenta um mundo criado como uma pintura, com cada ambiente meticulosamente modelado do zero, isso e uma trilha sonora etérea fazem o mundo ganhar vida no PS VR2.
Estamos entusiasmados para que os jogadores do PlayStation mergulhem fundo em nossa história e se tornem parte do nosso mundo.