PlayStation Botões DualShock

Em uma entrevista recente com o Wall Street Journal, a Sony revelou oficialmente, pela primeira vez, que possui regras para que os desenvolvedores sigam e consigam a aprovação de seus títulos no PlayStation 4.

Segundo o representante da Sony, as regras envolvem que “os criadores ofereçam conteúdo bem balanceado na plataforma”, assim o jogo “não inibe o bom crescimento e desenvolvimento” das crianças.

Essa posição já foi confirmada por vários desenvolvedores americanos, europeus e japoneses – todos descontentes com o fato. Entretanto, não sabemos quem são esses desenvolvedores justamente por terem acordos de não divulgação com a Sony.

Um motivo que essas regras foram criadas, segundo a Sony, é por conta do conteúdo explícito. Considerando o crescimento do movimento “#MeToo” (em que mulheres revelaram que foram abusadas no passado por homens) e das transmissões ao vivo de jogos, mais pessoas podem ser expostas à sensualidade dos jogos japoneses. Esses, por sua vez, quando apresentam sensualidade, oferecem também imagens de garotas que aparentam ser menores de idade – algo que preocupa a Sony.

Apesar de tudo isso, ainda não sabemos exatamente quais são as regras e até onde elas são impostas. Vários desenvolvedores já comentaram no passado que nem para eles são claras e muitas vezes é preciso submeter os jogos mais de uma vez até que sejam aprovados.

Winz.io