PS Plus

A Nintendo anunciou nos últimos dias o chamado Nintendo Switch Online, que terá início no dia 18 de setembro. Entre as funcionalidades prometidas, estão os saves na nuvem para os donos de Switch.

Porém, uma polêmica surgiu disso: quando a assinatura terminar, os saves do usuário serão deletados da nuvem. Isso significa que, mesmo se você voltar a ser um assinante, terá perdido o que estava na nuvem e terá que jogar tudo no ar novamente.

Para efeitos de comparação, diversos sites têm mencionado o que a Sony e a Microsoft oferecem. Como se sabe, a Microsoft possibilita que saves na nuvem sejam colocados pelo usuário Silver (comum), sem custo adicional. Já para os donos de PlayStation, é preciso ser um assinante Plus.

No caso da Sony, no entanto, por exigir a assinatura, surge a dúvida do que acontece quando ela termina. Quando a funcionalidade foi implementada em 2011, a companhia fez um anúncio dizendo que, quando a assinatura termina, os saves ficariam por 6 meses no servidor e depois seriam deletados. É exatamente desse post que os sites estão noticiando de maneira equivocada.

O post é de 2011 e reflete a implementação do sistema no PS3. Ou seja, usuários devem se lembrar que os saves na nuvem na geração passada eram algo muito limitado: só era possível fazer um número de downloads por dia, por exemplo. Além disso, o espaço era muito pequeno. Com a chegada do PS4, isso mudou. Não há limite de downloads, o espaço aumenta cada vez mais e a funcionalidade auto-upload é bem mais prática.

E é exatamente esse o ponto: com o PS4, as coisas mudaram e esse limite de 6 meses não existe mais. Se o usuário parar de assinar e decidir voltar anos depois, seus saves ainda estarão lá. É claro, ainda há a barreira de você só poder acessá-los com uma assinatura ativa, mas a informação de que serão deletados em 6 meses com uma assinatura inativa é incorreta – ao menos para os tempos atuais.

Esse fato pode ser comprovado por diversos relatos que o PSX Brasil ouviu nesta sexta. Muitos usuários comentaram que pararam de assinar pois venderam seus PS4, por exemplo, e quando retornaram – anos depois – seus saves ainda estavam lá.

Portanto, não acredite nas comparações de que depois de 6 meses os saves são deletados. Essa é uma informação desatualizada e reflete a época em que o sistema foi implementado no PS3. Apesar de não ser ideal como o sistema da Microsoft ou Steam, ao menos você não perderá os saves completamente quando sua assinatura expirar. Só terá que assinar novamente para acessá-los, independente da época.

Winz.io