Mark Cerny comenta os primeiros detalhes do PlayStation 5; terá retrocompatibilidade, SSD, Ray-Tracing e mais

PlayStation 5

O site Wired publicou um artigo que oferece os primeiros detalhes sobre o “console ainda sem nome que substituirá o PS4” e que está em desenvolvimento há quatro anos. A mídia visitou a sede da Sony Interactive Entertainment em Foster City, Califórnia, onde conversou com o arquiteto Mark Cerny.

“A questão-chave é se o console adiciona outra camada aos tipos de experiências que você já tem acesso, ou se permite mudanças fundamentais no que um jogo pode ser”, disse Cerny.

De acordo com Cerny, o console da próxima geração não será lançado em 2019, mas vários estúdios têm trabalhado com ele, e a Sony recentemente acelerou a implantação de kits de desenvolvimento para o hardware.

A próxima geração do PlayStation contará com um chip AMD com uma unidade personalizada para áudio 3D em seu núcleo, um processador baseado na terceira geração da linha Ryzen da AMD, oito núcleos da nova microarquitetura Zenn de 7 nm da empresa, um sólido especializado. SSD com uma largura de banda bruta superior a qualquer unidade disponível para PC, retrocompatiibilidade com títulos PlayStation 4 (as gerações anteriores não foram confirmadas) e suporte para gráficos 8K e mídia física. A GPU é uma variante personalizada da família Navi da Radeon, que oferecerá Ray-Tracing.

“Se você quisesse executar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio ou se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o Ray-Tracing é útil para isso”, disse Cerny. “É tudo a mesma coisa que pegar um raio pelo meio ambiente”.

Em relação à unidade de áudio 3D, Cerny disse: “como jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado muito entre a PlayStation 3 e a PlayStation 4. Com o próximo console, o sonho é mostrar a dramaticidade da experiência de áudio. pode ser quando aplicamos quantidades significativas de potência de hardware a ele.”.

O SSD da próxima geração do PlayStation diminuirá drasticamente as velocidades de carregamento. Para demonstrar isso, Cerny apresentou uma sequência de viagens rápidas em Spider-Man que levou 15 segundos na PlayStation 4, contra 0,8 segundos numa versão inicial de “baixa velocidade” do kit de desenvolvimento da próxima geração da PlayStation.

A unidade de SSD tem benefícios adicionais, de acordo com Cerny, como ser capaz de renderizar o mundo a uma velocidade mais rápida, aumentando assim a velocidade que o personagem pode mover por todo o mundo. Por exemplo, no PlayStation 4 original, a câmera de Spider-Man se move a uma velocidade do Homem-Aranha, enquanto na próxima geração de PlayStation, a câmera “acelera como se estivesse montada em um caça a jato”, de acordo com a Wired. Cerny fez uma pausa durante esta demonstração para provar que o ambiente ao redor continua “perfeitamente nítido”. Quanto ao que mais pode ser feito, Cerny não pôde responder a essa pergunta, pois ainda é algo que os desenvolvedores estão descobrindo.

“Estamos muito acostumados a voar com logotipos no início do jogo e em telas de seleção com gráficos pesados, até coisas como lobbies de multijogador e processos de carregamento intencionalmente detalhados, porque você não quer que os jogadores apenas esperem”, disse Cerny.

Perguntado se havia planos da próxima geração para o PlayStation VR, Cerny disse: “não vou entrar em detalhes sobre nossa estratégia de VR hoje, além de dizer que a realidade virtual é muito importante para nós e que o atual headset PlayStation VR é compatível com o novo console”.

Além do hardware, Cerny não discutiu serviços, recursos ou jogos para o dispositivo. A Sony Interactive Entertainment não comparecerá à E3 2019 em junho para discutir isso. Perguntado se Death Stranding da Kojima Productions seria lançado para a próxima geração do PlayStation, além do PlayStation 4, um porta-voz da sala apenas reiterou que será lançado para a PlayStation 4, mas Wired observou um “sorriso e pausa grávida” de Cerny sugerindo uma versão para os dois consoles. O arquiteto líder também brincou com os planos de jogos em nuvem da Sony, afirmando: “somos pioneiros em jogos na nuvem e nossa visão deve ficar clara à medida que avançamos em direção ao lançamento”.