The Last of Us Part II

O jornalista Jason Schreier, que fazia parte do site Kotaku e agora escreverá em breve para o Bloomberg, comentou em seu Twitter como os vazamentos de The Last of Us Part II ocorreram. Esta notícia não contém spoilers.

Segundo Schreier, após conversar com duas fontes que entenderam o que aconteceu, o vazamento não foi de um funcionário revoltado com a Naughty Dog. Foi um hackeamento nos servidores da companhia.

Os hackers encontraram uma vulnerabilidade em um jogo antigo da Naughty Dog e, através dele, tiveram acesso aos servidores. Schreier também diz que o vazamento ser um ato de protesto de um desenvolvedor não é verdade. Inclusive, a Naughty Dog aumentou o pagamento e os benefícios do plano de saúde devido ao COVID-19.

Um outro usuário explica de forma mais técnica o que aconteceu nesta thread do Twitter. Além de falar como exatamente o hackeamento aconteceu (através de uma brecha na chave da Amazon AWS), ele explica que o usuário que hackeou não é o mesmo que vazou. No caso, quem descobriu a brecha passou para outra pessoa ainda que, essa no caso, usou para vazar tudo.

O usuário também esclarece que kit de desenvolvimento é algo muito fácil de conseguir, então mesmo que o conteúdo obtido através do hackeamento precise de um kit para rodar, não é um empecilho pois é algo relativamente fácil de ser adquirido. Isso explica o motivo dos vídeos terem códigos de programação e que fez todos acreditarem que era um desenvolvedor interno ou um tester que vazou tudo.

Obviamente, tudo o que está presente aqui é rumor, porém como a Sony havia esclarecido que não foi um funcionário dela ou da Naughty Dog, além de Schreier ter um histórico de credibilidade bastante alto, a explicação presente aqui é bastante plausível.

Ainda relacionado aos vazamentos, há relatos de que a Sony está derrubando os vídeos no YouTube que estão apenas discutindo o conteúdo do vazamento (ou seja, eles apenas falam a respeito e não mostram o material que vazou). Em outras palavras, não apenas os vídeos que contém o material vazado estão sendo tirados do ar, mas todos aqueles que mencionam os vazamentos.

The Last of Us Part II será lançado em 19 de junho para PS4.

Winz.io