Cooking Mama: Cookstar

A história por trás do lançamento de Cooking Mama: Cookstar ao longo das últimas semanas tem sido um drama estranho e curioso. Originalmente anunciado como um projeto desenvolvido pela 1st Playable Productions e publicado pela Planet Entertainment com autorização da dona da IP, a Office Create, a realidade acabou sendo bem diferente.

O jogo havia sido anunciado oficialmente para Nintendo Switch e classificado para PlayStation 4, mas a falta de um anúncio oficial para PS4 foi só o começo. O jogo parecia ter sido lançado para Nintendo Switch, com algumas cópias físicas aparecendo em lojistas americanos e até mesmo um lançamento oficial na eShop.

No entanto, o jogo rapidamente desapareceu do eShop e novas cópias pararam de ser enviadas para as lojas. Os primeiros rumores sobre o motivo disso giraram em torno de um suposto uso de blockchain para minerar moedas digitais, uma vez que o conceito havia sido mencionado em um press release sobre o jogo, algo que foi posteriormente desmentido.

Uma fonte anônima apareceu então dizendo que a Office Create não teria ficado satisfeita com o que Cooking Mama: Cookstar acabou se tornando, com uma disputa pelos direitos do jogo sendo a razão da sua retirada do eShop. Logo após, a Planet Entertainment começou a vender cópias físicas do jogo diretamente no seu site, sem qualquer menção de eventuais disputas legais.

Um pouco mais de claridade foi posta sobre a situação através de um pronunciamento oficial da Office Create, através do qual a empresa declarou que o produto final não estava dentro dos seus parâmetros e que o jogo foi lançado pela Planet Entertainment sem a sua aprovação e que a empresa estaria estudando quais medidas legais poderiam ser adotadas a respeito.

A Planet Entertainment respondeu a isso através de um post na conta oficial do jogo no Twitter, insistindo que possui o direito de lançar o jogo, citando que apesar das diferenças criativas entre as duas empresas, ela possui um contrato que a autoriza a lançar a coletânea de minigames.

No entanto, algo que ficou sem resposta da Planet Entertainment foi a questão envolvendo o lançamento do jogo para PS4. Em seu pronunciamento oficial, a Office Create disse, em relação a versão de PS4 que vinha sendo promovida, que em momento algum ela teria licenciado uma versão para o console da Sony de Cooking Mama: Cookstar e que eles não estariam envolvidos no desenvolvimento dessa versão.

Diante do silêncio da Planet Entertainment sobre o assunto e todos os problemas acerca do lançamento para Nintendo Switch, é de se imaginar que a versão de PS4 esteja, no mínimo, no limbo.

Winz.io