O texto abaixo foi publicado no site oficial do jogo.
A comunidade de Overwatch está sempre evoluindo junto com o jogo, entrando em harmonia com as complexidades dele e descobrindo e compartilhando novas formas de jogar em alto nível. Hoje vamos introduzir um inédito sistema de Fila por função para ajudar a garantir que as partidas de Overwatch continuem justas e divertidas no futuro, criando um ambiente que favoreça o trabalho em equipe e encoraje os jogadores a mostrar seu melhor lado em cada partida.
No Jogo Rápido e no Jogo Competitivo atuais, muitas decisões importantes acontecem nos 40 segundos antes da partida começar, quando todos selecionam seus heróis e reagem às escolhas de função dos aliados. Não é incomum que os jogadores, cada um com seus objetivos e estilos de jogo diferentes, sintam tensão, pressão, decepção ou até hostilidade à medida que a composição da equipe vai se formando. O sistema de Fila por função foi desenvolvido para amenizar o processo, basicamente levando a partidas mais justas e divertidas, com os jogadores nas funções em que querem estar.
Como a Fila por Função funciona
Com a Fila por Função, atualizamos os sistemas de fila e pareamento no Jogo Competitivo e no Jogo Rápido para que os jogadores escolham em qual função querem jogar, seja tanque, suporte ou dano, antes de a partida sequer começar. O sistema de pareamento então formará uma equipe com dois tanques, dois suportes e dois heróis de dano e, quando entrarem na partida, os jogadores selecionarão heróis das funções que escolheram. Ao final da partida (tanto no Competitivo quanto no Jogo Rápido), os jogadores retornarão ao menu principal e selecionarão sua função antes de entrarem na fila para a próxima partida.
Incentivos de função e tempos de espera
Cada uma das funções terá sua própria fila e os jogadores poderão ver estimativas de tempo de espera para cada uma na tela de seleção de função. Vários fatores compõem essas estimativas, mas em geral elas refletirão o número de jogadores na fila de uma função em particular. Para incentivar uma distribuição mais equilibrada dos jogadores entre todas as funções, aqueles que entrarem nas filas das funções com alta demanda ganharão uma recompensa.
Acreditamos que a Fila por função melhorará a qualidade das partidas, dará mais controle aos jogadores e oferecerá experiências mais positivas entre colegas de equipe.
Atualizações dos heróis
Com a Fila por Função abalando o metajogo de composições de equipe, também quisemos fazer uma rodada de balanceamento para garantir que cada herói ainda seja viável e útil. A Fila por Função afeta bastante o balanceamento dos heróis, especialmente em casos como o de Brigitte, que era mais forte como terceiro tanque ou curandeiro. Com as nossas atualizações de heróis da Fila por Função, vamos mudar o conjunto da Brigitte para fornecer mais cura geral e diminuir sua capacidade de sobrevivência, consolidando-a como heroína de Suporte. Leia mais sobre as mudanças na Brigitte e todas as atualizações dos heróis nas Notas de Atualização.
Atualizações do Jogo Rápido
No Jogo Rápido, o sistema de Fila por Função permitirá determinar a classificação de pareamento de cada jogador com base na função. Com isso, podemos organizar partidas no Jogo Rápido de acordo com a classificação da função escolhida por cada jogador. Além de dar mais liberdade aos jogadores para que usem a função que quiserem, acreditamos que isso resultará em partidas mais justas, melhor pareadas e, no fim das contas, mais divertidas em geral.
Atualizações do Jogo Competitivo
Classificações de Habilidade específicas por função
Quando a Fila por Função entrar no ar, os jogadores receberão Classificações de Habilidade (CH) separadas para cada função no Jogo Competitivo, em um total de três CH distintas. Essa classificação será um número entre 1 e 5000, com valores maiores indicando melhor habilidade. Os jogadores também receberão um patamar por função baseado na classificação: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre ou Grão-mestre.
Como a Classificação de Habilidade de um jogador em cada função pode variar bastante com a Fila por Função, o pareamento será calculado usando a CH da função selecionada pelo jogador. Acreditamos que essa mudança deixará os jogadores mais livres para escolher funções diferentes e também criará partidas mais justas e divertidas.
Partidas de posicionamento
Quando a Fila por função estiver no jogo, os jogadores precisarão concluir cinco partidas de posicionamento em uma função escolhida para obter a Classificação de Habilidade naquela função no início de cada Temporada Competitiva. Se um jogador quiser receber uma CH em todas as três funções na temporada, precisará concluir 15 partidas de posicionamento no total, cinco para cada função.
Recompensas do Competitivo
Qualquer pessoa que concluir suas partidas de posicionamento de qualquer função durante uma Temporada Competitiva receberá um spray especial e um ícone de jogador único. Assim como antes, os jogadores que concluírem partidas competitivas ganharão Pontos Competitivos para gastar nas versões douradas das armas de seus heróis favoritos.
Quando a temporada acabar, os jogadores também receberão pontos de acordo com o Patamar de Habilidade mais alto que alcançaram por função durante a temporada. Em vez de oferecer um único conjunto de Pontos Competitivos, vamos separar o total em três, recebidos por concluir partidas de posicionamento em cada função. Essa mudança permite que os jogadores ganhem mais Pontos Competitivos no geral se concluírem suas partidas de posicionamento em todas as três funções.
Patamar de Classificação | Pontos anteriores | Pontos por função | Novo Total |
Bronze | 65 | 25 | 75 |
Prata | 125 | 50 | 150 |
Ouro | 250 | 100 | 300 |
Platina | 500 | 200 | 600 |
Diamante | 750 | 300 | 900 |
Mestre | 1200 | 450 | 1350 |
Grão-mestre | 1750 | 650 | 1950 |
Classificações de 500 melhores
Os melhores entre todos os jogadores agora serão classificados em quatro tabelas separadas de 500 melhores, uma para cada função e uma de média combinada. A classificação combinada de 500 melhores se baseará na Classificação de Habilidade média do jogador entre as três funções. Para participar de uma classificação específica por função, os jogadores precisam concluir pelo menos 25 partidas naquela função (em vez das 50 anteriores). Para entrar na classificação combinada de 500 melhores, os jogadores precisam cumprir os requisitos de todas as três classificações específicas por função. Ao final da temporada, os jogadores que conseguirem ficar entre os 500 melhores em qualquer uma dessas classificações em suas plataformas e regiões receberão um ícone de jogador extra e um spray animado.
Quando a Fila por Função estará disponível?
A Fila por Função está disponível agora na região de testes pública do PC e chegará aos servidores principais na atualização 1.39, com uma Temporada Beta da Fila por Função. Para ganharmos mais tempo de testes e feedback, vamos lançar uma Temporada Beta da Fila por Função que durará duas semanas, de 13 de agosto a 1° de setembro. Assim como em outras minitemporadas competitivas, os jogadores poderão ganhar Pontos Competitivos e se classificar entre os 500 melhores durante a temporada beta. No entanto, as estatísticas da temporada beta ficarão disponíveis por tempo limitado e não contarão para as estatísticas permanentes de Temporada Competitiva dos jogadores. (Obs.: a Temporada Competitiva 17 será reduzida em aproximadamente duas semanas para acomodar a Temporada Beta da Fila por Função.)
A Fila por Função será disponibilizada por completo no Jogo Rápido e no Competitivo a partir de 1º de setembro, quando começa a Temporada Competitiva 18.
Mudanças nos e-sports
Um limite por função de 2-2-2 será implementado em todos os confrontos da Liga Overwatch na 4ª Fase, que começa na quinta-feira, 25 de julho. Para saber mais sobre como o 2-2-2 funcionará na OWL.
Acertar esse sistema de Fila por Função foi uma grande prioridade para nós e, depois de mais de um ano de trabalho, estamos felizes de finalmente implementá-lo. Quando jogar, tenha em mente que se trata de um sistema de Classificação de Habilidade totalmente novo — não o compare diretamente à sua CH anterior, e pode demorar um pouco para que suas classificações específicas por função se ajustem corretamente.
Assim como em qualquer outro recurso novo tão significativo e complexo quanto a Fila por Função, vamos adaptar e aprimorar o sistema ativamente com o tempo. Também vamos monitorar e coletar dados ativamente durante o período da região de testes pública e da Temporada Beta da Fila por função e, como sempre, estamos ansiosos para ouvir as opiniões da comunidade.