AI: The Somnium Files foi anunciado pela Spike Chunsoft durante a Anime Expo 2018 para PS4, Switch e PC.
Trata-se de um título do gênero adventure. Quando for lançado no Ocidente, terá textos em inglês e opção de jogar com o áudio em inglês ou japonês.
AI: The Somnium Files é de Kotaro Uchikoshi, diretor e roteirista da série Zero Escape. A história acontece em uma Tóquio mais avançada tecnologicamente e segue o detetive Kaname Date. Yusuke Kozaki (Fire Emblem Awakening, No More Heroes) é o designer do título.
Kotaro Uchikoshi é conhecido por escrever roteiros com grandes reviravoltas e humor fora do comum. No game, há uma série de assassinatos ocorrendo. A história começará com um em específico bizarro: um corpo é encontrado com o olho arrancado do seu crânio. O detetive Date terá que encontrar o serial killer e, para isso, poderá usar o seu olho esquerdo que é artificial e possui uma I.A. dentro dele que o ajuda a resolver os crimes.
Se Date estiver investigando um caso e encontra uma testemunha importante ou suspeito, as pessoas não darão as informações de graça. Date precisará entrar nas memórias delas e extrair a informação. Essas memórias são como sonhos. A palavra "somnium" significa sonho em latim.
Por ser um jogo de detetive, haverá vários personagens envolvidos no mistério. Iris, uma estudante de 18 anos, é uma delas. Na história, ela é uma YouTuber que faz vídeos virais dela dançando e cantando, assim como os "Let's Plays".
Por fim, o título do jogo possui diversos significados. AI é para ser de inteligência artifical, mas também soa como "eye" (olho em inglês) e "ai" é amor em japonês. E, como dito, "somnium" é sonho em latim.
AI: The Somnium Files não possui uma data de lançamento no momento.