A Nintendo pode estar abrindo um precedente para o aumento de preços em toda a indústria de jogos com seu novo Nintendo Switch com tela OLED chegando a um preço mais alto. No caso, o Switch OLED custará 50 dólares mais caro que o original e, tirando coisas como a nova tela e entrada de cabo de rede no dock, a configuração do portátil é basicamente a mesma.

A Sony está “monitorando de perto” a situação em torno do novo Switch mais caro, e pode optar por fazer algumas mudanças de preço dependendo dos resultados. Os efeitos de longo prazo disso podem resultar em um aumento no preço do PS5, já que a demanda permanece alta e os consumidores mostram que estão dispostos a pagar mais.

Uma reportagem do The Japan Times (via PlayStation LifeStyle) indica que os olhos de toda a indústria estão fixos na Nintendo. Com o novo Switch OLED não oferecendo nenhuma atualização de hardware interno e sendo mais caro, pode ser a base para um novo padrão em aumentos no preço do hardware, sem qualquer melhoria notável.

Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute, disse que a experiência da Nintendo com o modelo de preços Switch OLED “pode ​​abrir um precedente para cobrar mais em toda a indústria”. O relatório do The Japan Times também falou com um indivíduo anônimo da divisão PlayStation da Sony, que indicou que a empresa está “monitorando de perto a resposta do mercado” ao novo Switch OLED.