O texto abaixo foi publicado no site oficial.
Em um canto de Tóquio, agora transformado em uma metrópole infestada de decadência, Yakumo se encontra em apuros, sob ataque incessante da Divine Dragon Order, uma facção com inúmeros combatentes.
Com sua única salvação — o Elixir da Vida — quase esgotada, Yakumo libera a poderosa Forma Bloodraven em um movimento fluido e contínuo, com um vibrante rastro vermelho acompanhando seus golpes de espada. Agora, com habilidades poderosas à sua disposição, ele começa a virar o jogo da batalha.
Foi há poucos dias, durante uma das demonstrações iniciais do jogo, que um surpreendente e diversificado leque de ações se desdobrou diante dos meus olhos, em uma das salas de reunião na sede da PlatinumGames. Tive a oportunidade não apenas de experimentar pessoalmente o segmento de abertura do aguardado Ninja Gaiden 4, que revelou novidades no Xbox Games Showcase, mas também de conversar com Yuji Nakao, da PlatinumGames Inc., que atua como produtor e diretor de Ninja Gaiden 4.
Embora a nova técnica revelada por Ryu Hayabusa no vídeo do Showcase tenha sido acompanhada de um “…fique atento para futuros anúncios!”, escrevo para compartilhar com você o que foi revelado naquele dia, junto com os pensamentos e intenções de Nakao.
Uma nova era para Ninja Gaiden
Entrando no Capítulo 1 do jogo, um dos momentos mais marcantes durante a cena de abertura foi como uma das técnicas características de Ninja Gaiden, a Obliteration Technique — um golpe final que encerra inimigos agonizantes com um golpe fatal — agora pode ser integrada perfeitamente a uma variedade de combos.
“Este jogo oferece muitas coisas novas que você pode fazer — essa é uma das suas coisas que mais causam apelo ao jogo”, diz Nakao. “Prestamos muita atenção à profundidade, ao alcance e à amplitude de jogabilidade, e especialmente às técnicas que podem ser aprimoradas com base no nível de habilidade do jogador.”
O tom de sua voz transmite uma forte sensação de expectativa. Está claro que ele aguarda ansiosamente para ver como os jogadores (tanto os antigos quanto os novos) que se esforçam para alcançar o reverenciado título de Master Ninja irão incorporar os novos sistemas do jogo em seus próprios estilos de jogo. Quanto melhor você se tornar, mais será capaz de criar e executar sequências de ação e combos inacreditáveis. Sem dúvida, Ninja Gaiden 4 possui a profundidade expressiva para tornar isso possível.
A construção do mundo também mudou ligeiramente com a introdução de Yakumo, que não pertence aos Dragon Ninja do Clã Hayabusa, mas a uma nova facção conhecida como Clã Raven. Como resultado, algumas coisas no mundo passaram por mudanças.
Por exemplo, os níveis estão pontilhados com o que parecem ser santuários mecânicos, que são os Terminais Dark Nest do Clã Raven. Esses funcionam como centros onde você pode reabastecer itens, aceitar Missões opcionais para ganhar Ninja Coin e engajar em conversas casuais com a operadora de Yakumo, Umi.
Uma experiência evoluída de Ninja Gaiden
Eu desço para o palco da primeira batalha de Yakumo — apenas para ser confrontado pela paisagem urbana transformada de Tóquio, revelada durante o Developer_Direct no início deste ano. Como o prodígio ninja do Clã Raven, Yakumo domina as ações características de Ninja Gaiden, como a Technique of Shadowless Footsteps, que permite correr livremente pelas paredes, e o Flying Bird Flip, um movimento essencial para alcançar terrenos mais altos.
Navegando sem esforço pela expansão vertical de edifícios imponentes, Yakumo enfrenta a Divine Dragon Order com precisão estilosa, misturando um fluxo nostálgico de combate com uma nova mecânica de Assassinato para neutralizar de forma silenciosa e habilidosa ameaças periféricas antes de se engajar com o grupo maior de inimigos. A porção inicial da primeira fase progrediu suavemente sob suas mãos habilidosas.
Conforme Yakumo avança pelas partes iniciais do jogo, logo me vi me familiarizando com seus movimentos e técnicas iniciais. E justo quando o desejo por ainda mais ação ninja incrível estava prestes a começar, conheci Tyran, um ninja veterano que aparece em vários locais, incluindo na parte inicial da primeira fase.
Tyran irá ensinar Habilidades de Combate em troca de Ninja Coins, e com ele, pude aprender alguns movimentos icônicos de Ninja Gaiden, incluindo o Flying Swallow, Izuna Drop e até mesmo a Technique of Ultimate Guidance.
Essa introdução gradual aos jogadores permite o tempo crucial necessário para absorver a vasta variedade de ações e técnicas que aguardam os jogadores em um jogo de Ninja Gaiden.
Além disso, para aqueles que são completamente novos em jogos de ação, cada Habilidade de Combate pode ser praticada por meio de sessões dedicadas e individuais de Treinamento de Ninjutsu. E além dos conjuntos de movimentos clássicos, Tyran também oferece uma variedade de novas técnicas que prometem entregar uma experiência renovada, distinta dos jogos anteriores de Ninja Gaiden.
Entre essas Habilidades de Combate recém-introduzidas está o Fatal Flash. Essa habilidade permite que você insira instantaneamente um comando de acompanhamento quando conseguir sincronizar seu ataque com o ataque do inimigo.
Segundo Nakao, acertar um Fatal Flash fará com que os inimigos soltem Blood Essence, mesmo quando não forem completamente derrotados. Você pode então, imediatamente, fazer a transição para a Technique of Ultimate Guidance para lançar uma série devastadora de golpes com a Ultimate Technique, ou aproveitar a vantagem reposicionando-se.
Quanto mais você aprende a ler o comportamento dos inimigos, mais consegue mudar o momento da batalha a favor de Yakumo, abrindo ainda mais caminhos de combate, impulsionados puramente por sua habilidade.
A forma Bloodraven
Conforme a sessão de jogo avança, Nakao compartilha mais detalhes sobre as características únicas da Forma Bloodraven, incluindo o fato de que, quando ativada, ela faz com que todos os seus comandos padrão realizem movimentos completamente novos.
Isso torna essencial entender como utilizá-la durante o combate, dado que a Forma Bloodraven rapidamente consome o Bloodbind Gauge necessário para ativá-la.
“Se você pular enquanto estiver na Forma Bloodraven, Yakumo cravará sua espada no chão e, em seguida, a estenderá verticalmente, permitindo-lhe observar momentaneamente o campo de batalha de um ponto elevado,” explica Nakao. “Eventualmente, você aprenderá a lançar ataques a partir desse estado, mas, em sua essência, é uma técnica melhor utilizada para pausar com invencibilidade e observar os movimentos inimigos.”
Nakao também detalha outra mecânica dentro da Forma Bloodraven — um movimento de contra-ataque chamado Hōgeki, que pode desviar ataques poderosos de inimigos e até mesmo causar atordoamento em adversários com super-armadura.
“Se você quiser adotar uma abordagem cautelosa e segura contra inimigos, pode sincronizar uma técnica de longo alcance da Forma Bloodraven com o ataque forte deles para causar um Hōgeki relativamente facilmente,” descreve Nakao. “No entanto, ao permanecer à distância, você abre mão da capacidade de seguir efetivamente os inimigos atordoados. Isso cria um jogo de equilíbrio, onde você terá que decidir entre tomar a rota segura, mas com retornos reduzidos, ou maximizar seus ganhos permanecendo o mais próximo possível dos inimigos, na esperança de um Hōgeki bem-sucedido.”
A Forma Bloodraven também apresenta a poderosa habilidade de passar da guarda dos inimigos e causar dano, e dominar o momento de sua ativação pode elevar dramaticamente as chances de sobrevivência – é a maneira mais rápida de quebrar a guarda de um inimigo – e Nakao me ajudou a demonstrar isso em ação.
Percebi que incorporar a Forma Bloodraven no meu fluxo de combate causou uma mudança significativa na dificuldade.
Fiquei ao mesmo tempo impressionado e ligeiramente desanimado ao assistir Nakao demonstrar um desempenho absolutamente impecável, mas ele me tranquiliza com um sorriso. “Quando a PlatinumGames conversa com a Team Ninja sobre este próximo Ninja Gaiden, muitas vezes brincamos dizendo: ‘criamos algo que realmente não parece um jogo moderno — é simplesmente difícil demais.’ Hoje em dia, os jogos estão tendendo a ser mais fáceis de jogar, mas Ninja Gaiden 4 vai completamente na direção oposta. Então, não desanime!”
Habilidades de armas, as Caddis Wire e o Bloodbath Kill
Além da Forma Bloodraven, vários elementos recém-introduzidos prometem aprofundar ainda mais a experiência: Habilidades de Armas vinculadas a cada arma que você encontra ao longo de sua jornada; a ferramenta semelhante a um gancho chamada Caddis Wire, usada por Yakumo para voar pelo ar; e o Berserk Gauge, que se enche conforme você acerta golpes, recebe dano ou executa a Técnica Obliteration, incentivando um combate agressivo.
Dentre esses, o que mais chamou minha atenção foi o Berserk Gauge e como seu poderoso estado Berserk pode mudar completamente o cenário com um golpe bem colocado. “Uma vez que você entra no estado Berserk, você tem a oportunidade de desencadear golpes finais devastadores, ou Bloodbath Kills.
Para Takeminakata, a primeira arma que você usará, usar um Ataque Carregado matará instantaneamente inimigos menores, independente da quantidade de saúde restante,” diz Nakao, reforçando essa impressão.
Embora minhas habilidades tenham permitido que apenas alguns Bloodbath Kills atingissem o inimigo, cada um deles foi tão impactante e emocionante quanto os outros.
À medida que minha sessãode prévia chegava ao fim, sentei-me com Nakao para conversar mais sobre Ninja Gaiden 4. Durante a conversa, ele compartilhou mais sobre o processo por trás de Yakumo, o novo protagonista, a modernização de uma série icônica e suas esperanças de revitalizar um de seus gêneros favoritos.
Entrevista com Yuji Nakao, produtor e diretor de Ninja Gaiden 4
No passado, Ryu Hayabusa era o protagonista da série Ninja Gaiden. Mas em Ninja Gaiden 4, Yakumo assume o papel de novo personagem principal. Agora que vimos mais de Yakumo em ação com suas mecânicas únicas, você poderia nos contar mais sobre o que o torna um personagem tão atraente?
Um dos principais motivos pelos quais escolhemos introduzir um novo protagonista desta vez é que Ninja Gaiden 4 marca o retorno da série após um longo hiato. Confiamos que os fãs de longa data, que têm acompanhado a série até agora, continuarão a apoiar, mas, ao mesmo tempo, também queríamos criar um personagem que permitisse aos novos jogadores – aqueles que estão começando agora com a franquia – iniciarem em pé de igualdade e crescerem ao lado do protagonista.
Essa foi a visão compartilhada entre a Team Ninja e a PlatinumGames. E dessa visão, Yakumo nasceu.
Claro, reviver a experiência original de Ninja Gaiden ainda tem grande valor, mas acreditamos que o que tanto os fãs de longa data quanto os novos realmente estão procurando é uma nova forma de “jogar” que vá além do que veio antes. Com essa premissa em mente, posicionamos Yakumo como um novo pilar, mas de alguma forma nostálgico, que nos ajudaria a criar um jogo que pareça ao mesmo tempo renovado e familiar.
Yakumo não apenas traz uma ação visualmente impressionante com o uso da Forma Bloodraven, uma forma de combate completamente nova e chamativa para a série. Ele também herda a jogabilidade delicada e técnica que tem definido Ninja Gaiden ao longo dos anos através de sua Forma Base.
Com Ninja Gaiden 4, nosso objetivo foi realizar plenamente tudo o que sempre quisemos expressar em um jogo de ação, e Yakumo personifica essa visão. Esperamos que os jogadores liberem seu potencial de maneira única e aproveitem ao máximo suas capacidades.
Enquanto jogava Ninja Gaiden 4, parecia que todos os aspectos da série haviam sido meticulosamente ajustados, e a sensação geral foi otimizada para os jogadores da era moderna. No processo de renovar a experiência, você enfrentou alguma dificuldade ou conflito específico em termos de design de combate? Poderia compartilhar alguns desafios memoráveis?
Eu diria que a parte mais difícil foi o sistema de movimentação do personagem — o que você poderia classificar como ações relacionadas ao movimento. Nós colocamos o maior esforço em ajustar a responsividade desses elementos.
Nos títulos anteriores de Ninja Gaiden, havia muitas ações baseadas em movimento, desde correr, pular, cancelar ataques – incluindo a Reverse Wind Technique – e muito mais. Cada uma dessas ações tinha uma sensação muito humana e tátil. Essa sensação sólida e fundamentada enfatizava o estilo de movimento mais pesado e linear do jogo, mas, para almejar uma ação ainda mais rápida e de alta velocidade, tivemos que aprimorar significativamente a responsividade.
Dito isso, melhorar a responsividade enquanto herdávamos fielmente essa sensação única de controle firme pela qual a série é conhecida, além de garantir que ainda parecesse agradável para os novatos pegando Ninja Gaiden pela primeira vez, significou que tivemos que atingir um equilíbrio muito delicado entre duas necessidades diferentes.
No final, acho que conseguimos alcançar uma sensação que é incrivelmente acessível, mas ainda assim familiar ao ponto de que fãs veteranos podem pegar o controle e instantaneamente pensar: “Ah, sim – é assim que controlava!” Foi um processo que exigiu muita discussão colaborativa com a Team Ninja, mas eu realmente sinto que chegamos a um resultado do qual nos orgulhamos.
Com Ninja Gaiden 4 marcando o primeiro novo jogo da série em cerca de 13 anos, que tipo de impacto você espera que ele possa ter no futuro de Ninja Gaiden e na indústria de jogos como um todo?
Falando de uma perspectiva um pouco pessoal, cresci durante a era de ouro dos jogos de ação 3D. Para pessoas da minha geração, parece que os tipos de jogos com os quais crescemos jogando se tornaram muito menos comuns nos últimos anos. Em vez disso, vimos a ascensão dos jogos estilo Souls-like, que certamente se tornaram muito populares.
Claro, eu mesmo joguei e gostei de muitos jogos Souls-like. Mas, ao mesmo tempo, também acho que há uma certa verdade na crença de que os “clássicos de ação em 3D” têm sido mais difíceis de encontrar ultimamente. Talvez seja apenas meu próprio desejo, mas não consigo evitar a sensação de que muitos fãs de jogos de ação estão começando a querer essa experiência novamente. Não está na hora de todos nós mergulharmos novamente? [Risos]
Eu realmente sinto que Ninja Gaiden 4 acabou se tornando o tipo de jogo que poderia ressoar com esses fãs do gênero. Se ele conseguir encontrar seu lugar na história dos jogos modernos de ação e como um novo marco para o gênero, eu ficaria emocionado. E se Ninja Gaiden 4 pudesse servir como uma faísca que reacenda a empolgação em torno dos jogos de ação slash, então isso seria ainda melhor.
Qual sua opinião sobre Ninja Gaiden 4 oferecer suporte ao Xbox Play Anywhere, permitindo que ele seja aproveitado no Xbox PC, Xbox Series X|S, Xbox Cloud e em diversos dispositivos e plataformas?
A série Ninja Gaiden tem um histórico de ser portada para dispositivos portáteis e diversas plataformas. Nesse contexto, é importante lembrar que as iterações 3D de Ninja Gaiden começaram no Xbox.
O fato de agora estar retornando ao Xbox e, desde o início, oferecendo uma ampla gama de opções de jogo faz dele, na minha opinião, um excelente exemplo de como os jogos podem responder às diversas necessidades dos gamers de hoje. Poder desfrutar de Ninja Gaiden 4 em diferentes plataformas, seja em movimento ou em casa, desde o primeiro dia – isso é um tipo de felicidade única da nossa era.
Claro, este é um jogo desafiador, então, quando você realmente quer se concentrar, jogar em casa é ideal. Mas, se você estiver apenas avançando na história, também é ótimo poder jogá-lo em outros dispositivos. Acho que ter essa flexibilidade na forma como você aproveita o jogo é uma verdadeira força.
Pessoalmente, sou o tipo de jogador que gosta de jogar de várias maneiras, e me beneficio de poder escolher como jogar, o que me leva a entender verdadeiramente seu valor.
Ninja Gaiden 4 oferece não apenas a experiência tradicional no estilo Ninja Gaiden, mas também introduz uma nova sensações através de um combate inovador possibilitado pela Forma Bloodraven. Com isso em mente, gostaria de perguntar: supondo que dominar a Forma Bloodraven libere 100% dos poderes do personagem, o que acontece se jogadores como eu tentarem enfrentar o jogo utilizando apenas a Forma Base?
Uma das principais forças de Ninja Gaiden 4 é que sua jogabilidade fundamental está firmemente alicerçada na experiência tradicional de Ninja Gaiden. Além disso, o jogo introduz um sistema onde os jogadores podem momentaneamente alternar para a Forma Bloodraven, adicionando uma camada dinâmica e nova ao combate.
Dito isso, a fase que você jogou hoje ainda está no início do game, então foi projetado para que você consiga avançar mesmo sem depender muito da Forma Bloodraven. No entanto, à medida que você progride, começará naturalmente a perceber oportunidades onde integrar as técnicas da Forma Bloodraven às suas estratégias já estabelecidas melhora sua experiência.
O jogo foi estruturado para incentivar esse tipo de percepção, adaptação e crescimento.
Afinal, tentar aprender tanto as mecânicas tradicionais quanto os novos sistemas de uma vez só significaria lidar com muitos elementos novos simultaneamente. Como os inimigos atacarão sem piedade, mesmo enquanto você ainda está aprendendo, isso poderia facilmente levar a um aumento acentuado na percepção de dificuldade.
É por isso que encorajamos você a experimentar gradualmente tanto a Forma Base quanto a Forma Bloodraven, descobrindo as forças únicas de cada uma ao longo do tempo.
No final das contas, se você fizer isso – se aprender a utilizar completamente o potencial de ambas as abordagens – Ninja Gaiden 4 realmente começa a brilhar. É nesse momento que o jogo se revela como uma experiência completamente nova, algo verdadeiramente digno de ser chamado do mais recente jogo na série Ninja Gaiden. Então, por favor, mergulhe fundo e domine-o!