Análises

NHL 26 – Review

Apesar da crescente popularidade dos esportes americanos aqui no Brasil, com o basquete seguindo entre os esportes mais queridos por aqui e o futebol americano cada vez mais consolidado como uma verdadeira febre, com até jogos oficiais ocorrendo por aqui, um esporte que segue passando batido é a 4ª das grandes ligas esportivas de lá: o hóquei. E, convenhamos, até que faz bastante sentido quando paramos para pensar sobre.

A NBA (e o Basquete por tabela) tem uma forte ligação com o Brasil já há muito tempo, com importantes jogadores do esporte tendo nascido aqui. A NFL, de pouco em pouco, foi galgando popularidade ao longo de mais de quatro décadas, com a recente explosão sendo um esforço coletivo grande da liga em direção àquele que se tornou um dos seus maiores mercados fora dos EUA. A MLB acaba passando batido, afinal, baseball não é conhecido como “o passatempo da América” por ser um esporte internacional. Já o Hóquei, representado pela NHL, é meio difícil de pegar por aqui já que o esporte por si só é mais popular no Canadá do que nos EUA e, sendo um esporte no gelo, é meio difícil de pensar em praticá-lo em solo tropical.

Para aqueles dispostos a superar essa barreira e as regras um pouco confusas à primeira vista para alguém pouco familiarizado com ele (não que seja pior do que futebol americano), é fácil se sentir engajado com a ação no gelo. Afinal, não só de porradaria vive o esporte, mas sim de momentos intensos e muita correria, não tão dissimilar ao que vemos, por exemplo, em uma partida de futsal. E um dos melhores veículos para conhecer mais sobre o esporte são seus jogos oficiais produzidos pela EA e que agora recebe sua nova versão, o NHL 26.

NHL 26

A edição deste ano tem um foco principal em melhorar o funcionamento do gameplay. Tal qual os outros jogos de esporte da EA, o jogo faz um excelente uso dos avanços em tecnologia e estatísticas, aqui aplicando o NHL EDGE, um sistema de rastreamento específico da NHL que registra todos os dados dos atletas e do puck, da velocidade da patinação à força e velocidade de um chute e a exata localização em que ele passa da linha ou é defendido e os transforma em estatísticas. De posse disso e de toda a tecnologia de machine learning que a EA tem utilizado e a IA do jogo funciona muito melhor aqui.

Os dois principais pontos de ênfase foram a melhoria no movimento e comportamento do puck e as tendências dos jogadores. Em relação aos atletas, eles agora têm uma maior variedade de diferenças entre um e outro, com a movimentação sendo mais cheia de nuances, em geral pontos que vão mantendo o jogo fresco ao longo do tempo, já que sempre há algo específico de um jogador a se aprender.

A forma mais legal que isso pode ser percebido é na considerável melhora no funcionamento dos goleiros. Se você jogasse, mesmo que casualmente, as últimas edições, era possível perceber que os placares se tornavam elásticos bem facilmente. Agora, não. Os goleiros atuam de forma mais fluida e, dada a possibilidade de cancelar certas animações, eles se adaptam rapidamente em caso de uma sequência de tiros contra o gol em um curto espaço de tempo. E cabe apontar que isso se aplica tanto ao caso do jogador estar controlando o goleiro quanto quando controlados via IA.

NHL 26

Em relação aos modos de jogo, as principais melhorias aqui vieram na forma do Be A Pro, com o título oferecendo uma jornada mais profunda para o atleta, com um nível de imersão e realismo bem superiores ao do ano passado. Isso se percebe, logo de cara, com as escolhas de diálogo que, apesar de não chegarem ao nível de um RPG, se equiparam a outros títulos de esporte da EA. Esses diálogos vão desde conversas com colegas de equipe e técnicos até coletivas de imprensa e entrevistas que, diga-se, são convincentes, com dublagem que soa incrivelmente realista. Os repórteres têm um tom natural, com pausas e hesitações que criam a sensação de uma conversa genuína, e não um diálogo robótico pré-gravado.

Elas influenciam não apenas a performance em jogo, mas também a presença nas redes sociais e a dinâmica do vestiário. Na maioria das vezes, o resultado é claro e previsível, mas há momentos de incerteza que adicionam um elemento de risco. As novas habilidades específicas atreladas às escolhas de diálogo, que remetem a um sistema de evolução de “carisma” ou “persuasão”, são um acréscimo bem-vindo que proporciona uma sensação de progresso além dos tradicionais aumentos de estatísticas.

Talvez a maior adição a este ano seja a atenção dada à jornada do jogador antes de chegar à liga principal. A inclusão de uma campanha completa na liga secundária, onde o jogador precisa provar seu valor para os olheiros nos rinques da AHL até finalmente subir para um time da NHL. O perigo de ser mandado de volta para as ligas menores por mau desempenho no time principal adiciona um nível de realismo e desafio contínuo, tornando cada partida mais importante e impactante.

NHL 26

Acompanhar o desenvolvimento do seu jogador também ficou mais fácil com a nova estrutura de capítulos. O Form Score, um gráfico que monitora o desempenho do jogador a cada partida, oferece um feedback visual e em tempo real sobre a sua evolução, que é muito bem-vindo e é uma boa economia de tempo. Nesse mesmo aspecto, as opções de simulação que o jogo traz são uma boa forma de economizar tempo ao longo da sua jornada.

O HUT, versão do NHL dos famosos modos de coleção de cartinhas dos jogos de esporte, também recebeu algumas melhorias bem interessantes. O sistema de entrosamento, famoso entre os jogadores de EA FC, faz sua estreia aqui, concedendo alguns bônus bem legais para times compostos por atletas que compartilham elementos em comum como nacionalidade ou time. Isso talvez afete os jogadores que querem um pouco mais de liberdade, mas é um sistema bem divertido e que realmente merece ser espalhado para outros jogos.

NHL 26

Por fim, o modo traz novas opções de estilo de jogo, com os jogadores offline recebendo uma reforma do modo Cup Chase, uma nova modalidade que permite testar as habilidades de montagem de equipe em múltiplas temporadas, oferecendo recompensas exclusivas. Já aqueles que preferem jogar online, a nova infraestrutura ranqueada proporciona o nível de competição que faltou na edição anterior.

No geral, NHL 26 é um excelente jogo esportivo que entrega basicamente tudo aquilo que se esperaria de uma boa experiência de hóquei. O jogo pode não ser o mais fácil de entender para os novatos, mas persistindo você terá um jogo que entrega um kit bem completo e bem legal e que traz várias melhorias que tornam tanto o acesso para novos jogadores mais fácil quanto enriquece bastante a experiência para aqueles já acostumados a patinar nas principais arenas dos EUA e Canadá.

NHL 26 está disponível para PS5 e Xbox Series. Esta análise é da versão PS5 e foi realizada com um código fornecido pela EA Sports.

Veredito

NHL 26 é um jogo divertido que faz o suficiente para colocar os títulos de hóquei em linha com os avanços vistos nos últimos games de esporte da EA. Tanto no rinque quanto no funcionamento dos modos, tudo funciona bem.

80

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo