A NetEase Games cortou ‘todos, exceto um punhado de empregos’ na subsidiária Ouka Studios, sediada em Tóquio, que acaba de lançar Visions of Mana sob contrato para a Square Enix, e planeja fechar o estúdio, de acordo com as fontes do site Bloomberg (via Gematsu).
Os poucos funcionários que permanecem no estúdio supostamente supervisionarão o lançamento de seus jogos finais. Em 2022, dois anos após sua criação em 2020, a Ouka Studios descreveu três projetos que estavam atualmente em desenvolvimento: um RPG de ação apresentando uma aventura com aliados únicos, um jogo de batalha de novo estilo baseado em uma série popular e um jogo de ação cooperativo original apresentando inimigos gigantescos.
Em um e-mail, um representante da NetEase Games disse ao Bloomberg que não tem “nada a anunciar” sobre um possível fechamento da Ouka Studios e que está vendo progresso nos muitos estúdios japoneses nos quais investiu.
“Ao dar suporte a estúdios fora da China, elaboramos nossa estratégia com base em nosso objetivo de fornecer melhores experiências de jogo para jogadores locais e globais”, disse o porta-voz da NetEase Games. A empresa está “portanto sempre fazendo os ajustes necessários para refletir as condições de mercado”.
A NetEase Games também é dona do Nagoshi Studio, liderado por Toshihiro Nagoshi, do Grasshopper Manufacture, liderado por Goichi “Suda 51” Suda, e do GPTRACK50, liderado por Hiroyuki Kobayashi.
De acordo com o Bloomberg, a rival da NetEase Games, Tencent, também está reconsiderando o ritmo e a escala de seu investimento no Japão, tendo já recuado de pelo menos vários compromissos de financiamento para novos títulos. Em uma declaração, a Tencent disse ao Bloomberg que continua comprometida com seus estúdios parceiros e com o desenvolvimento de seus negócios no Japão.