O co-presidente da Naughty Dog, Neil Druckmann, compartilhou que está intrigado com jogos como Elden Ring, que não usam a narrativa tradicional para contar uma história. Druckmann explica essa informação em uma entrevista recente sobre a série de The Last of Us da HBO.
Em entrevista ao The Washington Post (via Game Rant), Neil Druckmann compartilha que está inspirado na narrativa de jogos como Inside e Elden Ring, que não dependem dos métodos tradicionais de narrativa. Ele continua dizendo que é “uma das melhores alegrias que recebo de jogos que confiam em seu público para descobrir as coisas”.
Em contraste, Druckmann aponta que muito da melhor narrativa em The Last of Us está nas interações cinematográficas e acrescenta que ele não deseja remover diálogos ou cenas de lançamentos futuros, mas sim levar as coisas adiante enquanto tenta ideias novas e diferentes, mesmo que não sejam bem recebidas por parte da base de fãs.
Vale destacar que a narrativa ambiental não é novidade para a Naughty Dog. Na franquia The Last of Us, existem várias instâncias de subtramas de sobreviventes contadas por meio de histórias de anotações e locais no mundo. Há uma história sobre um marinheiro chamado Ish em The Last of Us Part I que os jogadores podem entender se localizarem todas as anotações. Algo similar existe em The Last of Us Part II também.