Final Fantasy XVI

Shuhei Yoshida (chefe da Iniciativa de Desenvolvedores Independentes da Sony) fez uma entrevista com Naoki Yoshida (Yoshi-P) da Square Enix para o Podcast Game Maker da Academy of Interactive Arts & Sciences.

É uma entrevista de 1 hora de duração, que detalha muitas perspectivas sobre o desenvolvimento de jogos (especialmente para os jogos Final Fantasy).

Em dados momentos, há alguns pontos interessantes discutidos, como a possibilidade de um Final Fantasy XVII:

Yoshi-P : […] para nós – CBU 3 – realmente queremos desenvolver ainda mais o XIV e talvez usar a experiência que cultivamos ao fazer o XVI em um jogo diferente também.

Shuhei: Então acho que você não dirigirá FFXVII?

Yoshi-P: […] estou no conselho de administração agora, então realmente preciso prestar atenção no que digo aqui! No momento, direi apenas que nada foi decidido ainda. Dito isto, se eu tivesse que dizer alguma coisa sobre isso…tive a oportunidade de trabalhar em dois deles, XIV e XVI, então talvez seja hora de alguém novo, você sabe. Em vez de ter os mesmos velhos a lidar com o próximo, penso que, de certa forma, seria bom olhar para o futuro e trazer uma geração mais jovem, com sensibilidades mais jovens, para fazer um novo FF com desafios adequados ao mundo de hoje.

Ele também prossegue, quando questionado sobre o conselho para um “diretor mais jovem a quem é confiado FFXVII”:

Yoshi-P: Bem, basicamente, e isso é o mesmo para o pai da série, Sakaguchi-san, e para Kitase-san, que atualmente é gerente de marca da série FF – FF trata de desafiar o que foi feito antes. […] Todos nós fazemos jogos FF pensando “o meu será o mais divertido!” (brincando). […] Aí, a partir daí, você pode pensar: “já que XVI foi ação em tempo real, meu FF vai ter ação em tempo real e batalhas por turnos!”. Ou você pode ir para o outro extremo e devolvê-lo às suas raízes de pixel art totalmente baseadas em turnos.

Mas é só sentar e pensar no que você vai passar anos da sua vida […].