O diretor de Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida (e que também é o produtor de Final Fantasy XVI), disse que gostaria de criar mais um MMORPG “do zero” antes de morrer. O designer de jogos aparentemente tem várias ideias para jogos que ele gostaria de fazer no futuro, mas ainda não se sabe se algum deles é Final Fantasy.
Apesar dos planos de Yoshida de criar outro MMORPG, isso não significa que Final Fantasy XIV está no fim de sua vida. Em entrevista ao Inverse (via PS LifeStyle), Yoshida quer “ter certeza de que permanecerá em operação nas próximas décadas” e que o título seja lembrado como um “jogo divertido que lhes deu a melhor experiência”. Isso significa que, se o designer fosse fazer esse novo MMORPG, é improvável que ele se passasse no mundo de Final Fantasy:
“Eu sou um designer de jogos, então sempre tenho várias ideias para jogos. Não posso falar sobre eles aqui, mas acho que isso vale para qualquer designer de jogos. Eu sou o tipo de pessoa que fica feliz desde que possa fazer jogos, então, embora não haja nada em particular, ocasionalmente penso que gostaria de fazer mais um título de MMORPG, do zero, antes de morrer”.
Yoshida diz que avanços tecnológicos como computação quântica e “o desenvolvimento e disseminação de novos dispositivos – como chips VR – podem dar lugar a experiências de jogos revolucionárias”, algo que foi adiado devido à escassez contínua de componentes. Ele acrescentou: “existe a possibilidade de que os estilos de desenvolvimento de jogos mudem drasticamente e culminem em um grande ponto de virada não apenas para os videogames, mas para a própria vida cotidiana”.