Como parte de sua grande onda de aquisições, a Microsoft considerou adicionar a Square Enix ao seu portfólio do Xbox. A notícia vem de documentos internos divulgados como parte das audiências FTC v. Microsoft, que revelaram anteriormente que a Microsoft havia considerado outros grandes nomes como SEGA e Bungie.
De acordo com os documentos, a Microsoft tinha vários motivos para se interessar pela Square Enix. Parte disso era para reforçar a presença historicamente escassa do Xbox nos mercados asiáticos. Havia outro motivo óbvio: adicionar mais conteúdo para impulsionar o crescimento do Xbox Game Pass por meio de novos lançamentos de grande sucesso da Square Enix, bem como do extenso catálogo da empresa.
Uma razão mais surpreendente para a aquisição em potencial, no entanto, foi obter um avanço no setor mobile – o que poderia ajudar em “futuras ofertas de Game Pass exclusivas para dispositivos móveis”. Atualmente, o Game Pass suporta Xbox e PC, mas parece que a Microsoft teve alguns planos mais amplos no passado.
“Combinar o robusto portfólio nativo para dispositivos móveis da Square Enix com o nosso pode nos ajudar a criar um SKU do Xbox Game Pass nativo para dispositivos móveis”, diz o documento, acrescentando que os jogos da empresa – que incluem ports de jogos clássicos vendidos a um preço premium – “ têm valor substancial para um serviço de assinatura”.