Em um post no site oficial do Xbox na França, houve o comunicado de que a Microsoft detinha a exclusividade de uso do Dolby Vision e Dolby Atmos nos consoles pelo período de 2 anos.

O post foi apagado, mas levantou a possibilidade da funcionalidade ser única nos consoles da Microsoft. Xbox Series X/S estariam inclusos nessa exclusividade, além do Xbox One que já possui o Dolby Atmos há quase 5 anos. Logo após o post sair do ar, a Microsoft comunicou o seguinte:

“Uma postagem no blog foi publicada de forma acidental por uma equipe local do Xbox que contém informações incorretas sobre a exclusividade de Dolby Atmos e Dolby Vision no Xbox Series X/S. Não existem acordos de exclusividade para nenhuma das tecnologias no Xbox“

A tecnologia Vision é um padrão único da Dolby para profundidade de cores e melhor imagem. Atmos é um sistema proprietário para maior imersão sonora em 3D, com vários pontos de áudio e com experiência de som multidirecional. A Sony incluiu no PS5 uma tecnologia própria para o sistema de som, o áudio 3D Tempest.

Para a inclusão de ambas tecnologias no PS5 e contando que a exclusividade realmente não exista, a Sony e a Dolby precisam fechar um acordo de disponibilidade. De toda forma, ainda teria um custo para o usuário, já que o uso de Atmos depende do pagamento de uma licença no valor de 15 dólares, que é a taxa cobrada hoje para uso no PC ou nos consoles Xbox.

O jornalista Tom Warren, do site The Verge, publicou a negativa da Microsoft para o acordo de exclusividade.