Activision Blizzard Microsoft Xbox

A oferta da Microsoft para comprar a Activision Blizzard por 68,7 bilhões de dólares superou outro grande obstáculo, abrindo caminho para a Xbox avançar e concluir o negócio. Em seu processo judicial contra a FTC, que buscava uma liminar para suspender o acordo pelo menos temporariamente, a Microsoft saiu vitoriosa.

A FTC ainda realizará um julgamento antitruste sobre a situação a partir de 2 de agosto, mas a decisão da juíza Jaqueline Scott Corley significa que a FTC não receberá a liminar temporária para impedir que o negócio avance nesse ínterim. A decisão de Corley pode ser apelada, mas ainda não sabemos se a FTC o fará. A organização tem até 14 de julho para apelar.

A decisão foi proferida em 11 de julho, com Corley discordando do argumento da FTC. A Sony e outros oponentes do acordo disseram que era anticompetitivo. Até o momento, a Sony ainda não respondeu ou reagiu à decisão da FTC.

No Reino Unido, a Competition & Markets Authority bloqueou o acordo devido a preocupações com o mercado de jogos em nuvem. A União Europeia, por sua vez, decidiu que o acordo pode ser aprovado.

Resta ver como a decisão da FTC pode afetar as coisas globalmente. A Microsoft já tinha aprovações para o negócio em mais de 35 países.