Microsoft Gaming demite 1.900 funcionários; presidente da Blizzard deixa o cargo e jogo é cancelado

Microsoft

A Microsoft demitiu 1.900 funcionários de sua divisão de jogos – principalmente funções na Activision Blizzard King, mas também alguns na Xbox e ZeniMax Media.

Com um total de 22.000 funcionários, a redução representa 8% da força de trabalho da Microsoft Gaming.

“Tomamos a dolorosa decisão de reduzir o tamanho de nossa força de trabalho em jogos em aproximadamente 1.900 funções das 22.000 pessoas de nossa equipe”, disse o CEO da Microsoft Gaming em um memorando interno obtido pelo The Verge (via Gematsu). “A equipe de liderança de jogos e eu estamos comprometidos em navegar neste processo da forma mais cuidadosa possível. Todas as pessoas que são diretamente afetadas por essas reduções desempenharam um papel importante no sucesso da Activision Blizzard, ZeniMax e das equipes do Xbox, e devem estar orgulhosas de tudo o que conquistaram aqui”.

Juntamente com as demissões, o presidente da Blizzard Entertainment, Mike Ybarra, e o cofundador e diretor de design, Allen Adham, anunciaram suas decisões de deixar a empresa.

Em uma mensagem, Ybarra disse: “Tendo já passado mais de 20 anos na Microsoft e com a aquisição da Activision Blizzard atrás de nós, é hora de (mais uma vez) me tornar o maior fã externo da Blizzard”. Em um memorando interno, o presidente da Microsoft Gaming Content and Studios, Matt Booty, disse: “como muitos de vocês sabem, Mike passou mais de 20 anos na Microsoft. Agora que ele concluiu a aquisição como presidente da Blizzard, ele decidiu deixar a empresa”.

Sobre a saída de Adham, Booty acrescentou: “como um dos cofundadores da Blizzard, Allen teve um amplo impacto em todos os jogos da Blizzard. Sua influência será sentida nos próximos anos, tanto direta quanto indiretamente, à medida que Allen planeja continuar orientando jovens designers em toda a indústria”.

O jogo de sobrevivência não anunciado da Blizzard Entertainment também foi cancelado. De acordo com Booty, a Blizzard Entertainment irá “transferir algumas das pessoas que trabalham nele para um dos vários novos projetos promissores que a Blizzard tem nos estágios iniciais de desenvolvimento”.