De acordo com o site The Verge, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido sinalizou uma revisão aprofundada do acordo de US$ 68,7 bilhões da Microsoft para adquirir a Activision Blizzard no mês passado, e a CMA publicou agora seu relatório completo de 76 páginas (PDF) sobre suas descobertas.
A resposta completa da Microsoft ao CMA contém a velha discussão que já foi abordada várias vezes da Sony dizer que Call of Duty é importante para o PlayStation, enquanto que a Microsoft responde a isso dizendo que não será exclusivo.
Porém, há partes em que a Microsoft tenta, comicamente, fazer parecer que de alguma forma é ruim em jogos e não pode competir. A Microsoft diz que o Xbox “está em último lugar na guerra de consoles” e “sétimo lugar no PC” e “em nenhum lugar na distribuição de jogos para celular globalmente”, e a Microsoft argumenta que não tem motivos para prejudicar ou degradar os serviços de jogos em nuvem rivais, pois quer “encorajar a grande mudança no comportamento do consumidor necessária para o sucesso dos jogos na nuvem”.
A Microsoft também acusa a Sony de não aceitar a concorrência do Xbox Game Pass e que a Sony decidiu bloquear o Game Pass no PlayStation. “Esse aumento da concorrência não foi bem recebido pela líder de mercado Sony, que optou por proteger suas receitas das vendas de jogos recém-lançados, em vez de oferecer aos jogadores a opção de acessá-los por meio de sua assinatura, PlayStation Plus”. Isso ocorre apenas alguns meses depois que a Microsoft afirmou, em documentos legais, que a Sony paga por “direitos de bloqueio” para manter os jogos fora do Xbox Game Pass.