Call of Duty: Modern Warfare 2

A Microsoft confirmou que ofereceu à Sony a opção de colocar futuros jogos de Call of Duty em seu serviço de assinatura PlayStation Plus no ‘Day One’, ou seja, no lançamento de cada título, como parte de sua tentativa de apaziguar as preocupações dos reguladores sobre a proposta de aquisição da Activision Blizzard.

No entanto, a Sony alegou que a oferta poderia depender de custos de licenciamento insustentáveis, o que a forçaria a aumentar os preços. A oferta está detalhada na resposta recém-publicada da Microsoft às conclusões provisórias do regulador do Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).

Em sua resposta, a Microsoft reitera sua disposição de assinar um contrato de 10 anos garantindo que a série continuará a ser lançada nos consoles PlayStation após a aquisição. A Microsoft afirma que sua oferta de 10 anos fornecerá à Sony paridade em “data de lançamento, conteúdo, recursos, atualizações, qualidade e jogabilidade com a plataforma Xbox” no PS4, PS5 e quaisquer plataformas sucessoras.

A Microsoft disse que a paridade também se aplicará aos serviços de streaming e assinatura. “Qualquer jogo CoD em uma assinatura da Microsoft é elegível para inclusão no serviço de assinatura da Sony, ao mesmo tempo e pela mesma duração”, afirma a Microsoft em sua resposta.

Ela confirmou que, caso o acordo com a Activision Blizzard seja aprovado pelos reguladores, pretende colocar lançamentos futuros no Game Pass no dia de seu lançamento. Isso aparentemente daria à Sony luz verde para fazer o mesmo no PlayStation Plus na próxima década, caso aceitasse a oferta da Microsoft.

No entanto, em sua própria resposta às conclusões da CMA, que também foram publicadas na quarta-feira, a SIE afirma que a oferta de assinatura da Microsoft não é tão atraente quanto parece. Em um documento fortemente redigido, a empresa alega que a Microsoft teria uma influência significativa para manipular o preço de Call of Duty no PlayStation com base na taxa de licenciamento que decidir cobrar. Sobre a assinatura, a SIE afirma que “isso destruiria comercialmente o modelo [assinatura de vários jogos] da SIE”.

A Microsoft seria capaz de “aumentar o preço do Call of Duty”, afirma a SIE, o que, segundo ela, a forçaria a “aumentar o preço do [nosso] serviço ou não oferecer Call of Duty”.