Em 2015, a Microsoft parou de anunciar os números de vendas do Xbox e agora a empresa esclareceu melhor essa decisão. O CFO do Xbox, Tim Stuart, disse no Wells Fargo 2023 TMT Summit nesta semana (via GameSpot) que a Microsoft não divulga publicamente esses números porque, na opinião da empresa, um número de vendas unitárias por si só não fornece uma imagem mais clara de como a marca Xbox está se saindo geral.
Tanto a Sony quanto a Nintendo anunciam números de vendas de hardware a cada trimestre. Entende-se que o Xbox esteja em último lugar quando se trata de vendas de consoles em comparação com PlayStation e Switch, e esse pode ser outro motivo para a falta de divulgação das vendas de consoles da Microsoft.
Stuart disse: “no início era como, ‘o que você está fazendo?’ ‘Você é o negócio do Xbox e não está nos dando o console [números de vendas], isso não faz sentido’. Mas foi realmente o primeiro ponto para dizermos, não, não, é sobre conteúdo e serviços”.
Stuart disse que mede o sucesso do Xbox pelo número de clientes que possui e quanto dinheiro o Xbox ganha como marca, e o Xbox não é apenas uma marca de console atualmente. Antes disso, Phil Spencer disse que os números de vendas de consoles “não são realmente um reflexo de quão saudável é o seu ecossistema”.
Stuart disse que seu trabalho é ajudar o Xbox a alcançar mais pessoas e fazer com que os usuários do Xbox gastem mais dinheiro. O executivo disse que regiões como África, Índia e Sudeste Asiático não são mercados que priorizam os consoles, então a Microsoft está tentando impulsionar o streaming e os jogos para dispositivos móveis nesses locais.
Stuart estimou que o mercado de consoles gira em torno de “algumas centenas de milhões”, enquanto o mercado de PCs gira em torno de 400 milhões. Para dispositivos móveis, porém, o público potencial está na casa dos bilhões, disse ele.