Recomendar um produto de áudio fora das marcas já batidas tem se tornado uma pequena arte em 2024. Embora seja fácil encontrar diferentes produtos por aí graças a variedade de empresas buscando entrar ou se firmar no mercado, saber qual delas realmente vale o investimento é que realmente traz um considerável desafio. Uma das marcas que faz por merecer a atenção dispensada a ela é a Maono, que tivemos a oportunidade de testar o DGM20 no ano passado.
Dessa vez, fomos convidados para a entrar a testar um produto um pouco acima, o novo microfone lançado por ela que promete ser um dos melhores em captação de som sem perder o preço mais acessível para quem está em busca de iniciar a sua jornada com um canal no YouTube ou Twitch. Chamado de PD100X, ele chega ao mercado com a promessa de uma captação de voz profissional, isolamento de som de alta qualidade e facilidade de uso sem perder o bom preço.
Visual
Um dos pontos de destaque do PD100X é a qualidade do seu acabamento. Disponível apenas na cor preta, o produto, embora venha desmontado, é bem simples de ajustar, sem precisar de nada além do conteúdo da própria caixa. Após a montagem, basta o usuário conectar o cabo USB do microfone em uma das plataformas com o qual ele é compatível e está tudo pronto. Como outros aparelhos da empresa, ele é compatível com o PS5, PC e aparelhos mobile com entrada USB-C, contando com um conector reversível de USB-A para USB-C, todos o reconhecendo imediatamente.
Apesar de existir apenas na cor preta, essa definição é um pouco enganosa já que metade da estrutura física do microfone é composta por um sistema de iluminação RGB que permite tanto o uso de cores sólidas quanto um modo misto alternado, permitindo que se ele se encaixe bem na estrutura de iluminação do seu setup com bastante facilidade ou, caso prefira usá-lo em outros contextos, é possível desligar totalmente as luzes do microfone. Dito isso, a iluminação é um extra e o próprio visual bastante limpo do microfone o torna de fácil adequação ao seu setup, por mais que seja obrigatório usá-lo em uma mesa ou suporte graças ao seu peso ou, caso prefira, é possível também encaixá-lo em um braço de sustentação com facilidade.
Funcionalidades
Sobre suas funcionalidades, o PD100X conta com uma entrada P2 embutida que te permite monitorar as suas gravações e transmissões com latência zero, além também de um conector XLR caso queira usá-lo juntamente com uma mesa de som. Ele possui também um botão central que pode ser girado para ajustar o volume como preferir e que também pode ser usado para alternar entre o controlador de volume do microfone e do volume do fone, além de outro para silenciar o microfone com um simples toque. São opções práticas e que tornam o uso dele bastante intuitivo e funcional no dia-a-dia.
Dito isso, o mais importante em um microfone é a qualidade da captação do áudio e nisso o PD100X é excepcional, não deixando nada a desejar em comparação com qualquer outro microfone. Os filtros de ruído dele são extremamente funcionais, captando a voz mesmo com alguma distância do microfone com estupenda precisão e clareza graças a frequência de resposta de 40Hz-16KHz e uma taxa de amostragem de 24-bit/48kHz.
Na prática, isso significa que, não só a qualidade da sua voz é bastante superior aquela vista em headsets, mas ela evita que qualquer tipo de ruído, mesmo em locais mais barulhentos, sejam captados pelo microfone.Ao contrário do DGM20, ele consegue suprimir quaisquer barulhos vindos de qualquer lugar, não só de pontos específicos do ambiente, então ele não captura barulhos que ocorram tanto na rua, quanto até mesmo mouse e teclado próximos ao microfone.
Grande parte do processo de teste foi simplesmente usar o microfone no dia-a-dia, conectado no PC e usando-o para atender ligações, participar de diferentes reuniões e eventos ou conversar via Discord durante sessões de jogos, tanto no PC quanto na party do PS5, e, em todas as vezes, não houve qualquer captação de ruído externo, tornando-o, assim, o microfone ideal para se usar próximo ao PC. Tudo isso mesmo sem o uso do software Maono Link, que melhora ainda mais a experiência e é totalmente compatível com o PD100X.
Qualidade do Som
Como as palavras só conseguem indicar a qualidade até um certo ponto, a melhor forma de demonstrá-la é através de uma gravação como exemplo. Abaixo você pode ver um curto vídeo demonstrando a gravação da minha voz através do PS5, como ouvida por um amigo do outro lado, tanto usando o PD100X, quanto o Astro Gaming A40 e o Maono GamerWave, microfone que testamos no ano passado, para efeitos de comparação.
Conclusão
Embora seja um pouco mais caro do que outros dispositivos da empresa, o PD100X é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores opções disponíveis no mercado, superando microfones da mesma faixa de preço lá fora de marcas até mais conhecidas com bastante folga. Se você quer produzir vídeos, streamar ou só busca um microfone com maior qualidade para conversar com seus amigos e teria um setup que comporte o uso do microfone em uma base, com o console próximo do local onde você se senta, ele é a escolha perfeita.
Talvez o único ponto “negativo” seja o cabo USB relativamente curto, que o torna praticamente impossível usá-lo em uma posição mais distante do PS5, mesmo com a captação potente do microfone, mas ainda assim é, em termos de custo-benefício uma excelente pedida entregando altíssima qualidade a um preço ainda bem ok. O PD100X mais do que atende as necessidades de quem quer começar a produzir mais conteúdo ou quem quer dar um belíssimo upgrade ao material que já tem.
Microfone PD100X Gaming Mic analisado com uma unidade enviada pela Maono ao PSX Brasil.