A versão de PS5 de Metro Exodus fica disponível hoje (18) para todos os jogadores que já possuem o jogo no PS4. O upgrade gratuito implementará várias melhorias ao jogo, como resolução em 4K, 60fps, Ray Tracing, áudio 3D no PS5 e muito mais.
Uma grande questão com todos os jogos que recebem atualização ou upgrade é quanto aos saves. No caso de Metro Exodus, não haverá importação de save do PS4 para o PS5, já que a desenvolvedora diz: “precisamos de suporte da plataforma para isso e, no momento em que estávamos finalizando o desenvolvimento do upgrade, esse suporte não estava disponível. Sendo assim, não tínhamos uma maneira de fazer isso nós mesmos, infelizmente para o PlayStation especificamente”.
No caso, haverá um sistema de seleção de capítulos do jogo que disponibilizará um inventário padronizado, que servirá para quem não quer jogar desde o início. De toda forma, troféus estarão desabilitados ao usar essa função e a 4A Games recomenda aproveitar o jogo desde o início para uma melhor experiência.
Para comparação, o sistema de importação de saves no Xbox funciona melhor, mas ainda limitado. Só serão transferidos saves de quando começa cada capítulo, carregando todos itens e inventário. Saves do meio de cada capítulo não serão carregados, recomendando assim que jogadores terminem um capítulo antes de importar o arquivo no Xbox Series.