A Konami incluiu um aviso de conteúdo na abertura de cada um dos principais jogos da coleção Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1, que inclui Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2 e Metal Gear Solid 3, bem como versões dos jogos originais de MSX.
De acordo com o site GamesRadar (via IGN), a coletânea contém a seguinte mensagem alertando os jogadores sobre elementos que “podem ser considerados desatualizados”:
Este jogo contém expressões e temas que podem ser considerados desatualizados. No entanto, esses elementos foram incluídos sem alteração para preservar o contexto histórico em que o jogo foi feito e a visão original do criador. A discrição do jogador é aconselhada.
A mensagem não menciona o nome de Hideo Kojima, que está intimamente associado à série. Kojima, que foi demitido pouco antes da conclusão de Metal Gear Solid V, não está envolvido com a Master Collection ou com o remake de MGS 3, Metal Gear Solid Delta.
O aviso de conteúdo da Konami tem uma notável semelhança com o utilizado pela Warner Bros. antes de alguns de seus desenhos animados Looney Tunes antigos, que contêm conteúdo normalmente visto como racista pelo público moderno. Não é algo comum em videogames, no entanto.
Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 será lançado em 24 de outubro para PS5, Xbox Series, Switch e PC. A versão de PS4 chega mais tarde.