ICO PS2

A última edição da Famitsu (via VGC) inclui uma série de homenagens a ICO de membros da indústria de jogos. O título celebra nesta semana seu 20º aniversário.

Veja abaixo alguns dos comentários:

  • Neil Druckmann (Naughty Dog): “A mecânica central (segurar as mãos) e o design dos quebra-cabeças criam uma sensação de união que só pode ser experimentada em um videogame. A narrativa bela e comovente fornece um contexto rico para esses sistemas de jogo e contribui para uma experiência profundamente emocional. A direção de arte e o design de nível envolvem o jogador em uma sensação de solidão e charme sombrio. Música e som são discretos, mas impressionantes. Todos esses elementos cuidadosamente elaborados se juntam para criar uma obra de arte influente. ICO é uma fonte de inspiração e meu jogo favorito de todos os tempos”.
  • Masahiro Sakurai (criador de Super Smash Bros.): “Meu jogo Super Smash Bros Melee foi lançado em 21 de novembro do mesmo ano, então nascemos muito próximos um do outro. [ICO é] um jogo que mostra uma visão do mundo de um lugar alto, que se destaca e é óbvio para quem não está de fora olhando. É o oposto do estilo de Kirby e Smash Bros, que descrevi como ‘colinas com alturas baixas e campos amplos’. É o fato de que cada pessoa enfrenta uma direção diferente que os torna valiosos. Apoiamos o Sr. Ueda e os funcionários que acreditam nele e o seguem para criar um trabalho único”.
  • Suda 51 (criador de No More Heroes): “O sofá não é especial? É macio e confortável, e quando duas pessoas se sentam lá, ele salva. Nos dias em que o salvamento automático ainda era um luxo, eu considerava [Ueda] meu rival por criar um ponto de salvamento tão estiloso. Decidi criar um novo ponto de salvamento que seria tão bom quanto o sofá, então me juntei ao grupo de designers de save baseados em cadeiras como Ueda-san com o save no banheiro. Um dia, gostaria de pegar emprestado um sofá-cama também, então, se você quiser usar um banheiro, não hesite em perguntar”.
  • Tetsuya Mizuguchi (criador de Rez e Tetris Effect): “Ainda me lembro vividamente de estar sentado em meu escritório vazio no final do ano, segurando a mão da garota e me sentindo estranhamente imerso no jogo. Senti simpatia por aquele forte senso de autoria como um criador que vivia na mesma época, e foi muito encorajador”.
  • Guillermo del Toro (diretor de cinema): “Os jogos criados por Ueda criam uma sensação única graças a um mundo que te atrai, elementos espirituais e aventuras que te remetem a valores como o amor e a bondade. Os designs nas obras destacam a história e as ideias por trás da história e mostram a importância dos protagonistas. Brilhantemente elaboradas, polidas e graciosamente iluminadas, as cenas na obra refletem pensamentos importantes, conexões emocionais e faíscas maravilhosas. O interesse de Ueda-san não é se o jogador ganha ou perde, mas nos pensamentos importantes que são colocados à prova e na inspiração para jogar. ICO é uma viagem fantástica por um mundo criado pelos sentidos da luz, pelas histórias e desenhos animados que foram transmitidos ao longo dos tempos, pelas pinturas de Giorgio de Chirico. Mas a jornada também nos ensina que a razão de estarmos neste mundo – seja um jogo ou realidade – é para salvar nossos amigos”.
  • Hidetaka Miyazaki (Dark Souls): “A título pessoal, depois de me formar na universidade e começar um novo emprego, fiquei afastado dos jogos por um tempo quando por acaso joguei ICO na casa de um amigo por recomendação. Foi uma história e uma experiência linda e não contada que eu nunca tinha imaginado, e sinto muito por meu amigo, mas fiquei silencioso e comovido. E foi então que deixei a empresa para a qual trabalhava na época e comecei a trabalhar para a FromSoftware. Não estou exagerando quando digo que foi o jogo que mudou minha vida, e estou orgulhoso por ter sido ICO e o jogo do Sr. Ueda. Parabéns pelo 20º aniversário de ICO, Sr. Ueda. Como um fã, estou ansioso para seus novos jogos. A mitologia que permeia seus jogos, incluindo ICO, sempre foi um objetivo meu”.

Paralelo a isso, a trilha sonora remasterizada de ICO foi disponibilizada no Spotify. Confira através deste link.

Winz.io