O jogador de videogame, seja nos consoles (PS4 e PS5), PC ou celular, precisa de um headset de qualidade. Com inúmeras opções no mercado e por diferentes preços, fica muito difícil fazer uma escolha e encontrar os melhores headsets para PS4 ou PS5 – seja ela pensando no custo benefício ou na melhor experiência possível.
Dito isso, há algum tempo venho pensando em montar um artigo nesse formato. Não sou um “expert” em headsets – longe disso. Sou um usuário comum como a grande maioria. Sob essa perspectiva, espero que este artigo possa auxiliá-lo na melhor opção para o seu caso.
Portanto, não espere uma análise técnica com informações como tal headset possui tanto de kHZ no áudio. Este texto é inteiramente focado na experiência do usuário.
Em cada headset farei comentários básicos sobre as suas funcionalidades, finalizando com a experiência que tive com cada um.
Vale ressaltar que todos os headsets abaixo, se forem usados de forma convencional no PC que possui uma entrada de áudio e outra para o microfone, será preciso adquirir um adaptador simples.
Vamos lá?
Turtle Beach Recon 70 (site oficial)
Recebemos o Recon 70 para análise da Turtle Beach. O Recon 70 é leve, funciona via cabo (pode ser utilizado perfeitamente direto no DualShock 4 ou DualSense) e é confortável, possuindo um design que se encaixa bem em sua orelha. O som do jogo também vem em uma ótima qualidade ao seu ouvido e possui um regulador de nível do volume no próprio fone (a única opção presente, inclusive). O headset também abafa o som ambiente de uma forma funcional.
O Recon 70 possui um visual arrojado, microfone com funcionalidade flip-to-mute (coloque para cima para mutar o seu áudio) e drivers de 40mm. No entanto, em nossos testes na Party do PlayStation, o microfone do Recon 70 não apresentou a mesma qualidade que possui em seu áudio. A qualidade da sua voz em comparação aos outros headsets foi inferior. Não é algo ruim – ainda é um ótimo headset para você conversar com seus amigos – mas infelizmente foi notório essa parte quando comparamos aos outros fones desta matéria.
Dito isso, recomendamos o Turtle Beach fortemente se você deseja um bom custo benefício. Ele é provavelmente uma das melhores opções dessa lista para isso.
HyperX Cloud (site oficial)
Headset recebido em um kit de imprensa de The Division 2. Mesmo usando há dois anos, o headset ainda parece novo. Sua resistência é um ponto forte.
O headset funciona via cabo, pode ser usado perfeitamente com o DualShock 4 ou DualSense, possui um regulador de volume no cabo e a voz emitida pelo microfone é excelente (inclusive na party dos consoles).
Um problema pode ser o seu conforto. Ele abafa o som ambiente de uma forma muito boa e isso, como consequência, o torna muito “apertado” em sua cabeça. Entenda: isso não é exatamente ruim – ele é perfeitamente usável por várias horas de jogo (não tenho do que reclamar nesse sentido), mas algumas pessoas podem achá-lo desconfortável.
De todos os headsets deste artigo, o HyperX Cloud é um dos que possuem o melhor custo benefício.
Como existem diversos HyperX Cloud no mercado, gostaria de ressaltar que o headset descrito é o que se encontra no anúncio da Amazon a seguir.
PULSE 3D (site oficial)
A linha de headsets PULSE da PlayStation sempre foi uma que me agradou por fatores como custo benefício, principalmente para headsets sem fio. O PULSE 3D não é diferente.
O áudio do PS5 pode ser configurado para uma funcionalidade 3D. Não é necessário o PULSE 3D para obter essa perfomance – basta configurar nas opções do próprio console com o seu headset convencional. No entanto, o PULSE 3D sem dúvida foi pensado para essa tecnologia e talvez sua configuração pode ser mais simples. Entenda: configurar o áudio 3D exige que você coloque o som que pareça 3D nas configurações do seu PS5. Pessoalmente, não foi fácil ter essa sensação com os headsets convencionais (o próprio PS5 alerta que cada pessoa sente diferente o áudio 3D). Com o PULSE, pareceu mais fácil achar o ponto certo para isso.
O áudio do PULSE 3D é ótimo e, além de ter a opção de usá-lo via wireless (sem fio) com um adaptador USB inserido no console, é possível conectar um cabo (incluso) para o caso de ficar sem bateria, por exemplo.
O PULSE 3D, ao contrário dos outros headsets desta lista, possui várias funções no próprio dispositivo. Além do botão de liga/desliga (quando você o utiliza sem fio), há o botão para mutá-lo, controlar o volume ou priorizar o áudio do jogo ou do chat. Há também um de monitorar, que ao ligar pode servir para escutar a sua própria voz ou do ambiente.
O PULSE 3D é um headset muito bom, mas apresenta um problema sério: a qualidade do microfone. Quando comparamos com os outros headsets desta lista, o microfone do PULSE 3D deixa a desejar. O motivo é bastante óbvio: por ser um microfone embutido e longe de sua boca, dificilmente teria a mesma qualidade dos outros que possuem a haste.
Há ainda outra coisa que pode não agradar: você não consegue controlar a altura em que os fones ficam em seu ouvido como praticamente todo headset permite. O PULSE 3D possui uma parte plástica flexível preta na parte superior que se adapta automaticamente à sua cabeça. Em testes que fizemos com cinco pessoas diferentes, duas delas reclamaram disso.
No fim, o PULSE 3D é recomendado fortemente para aqueles que desejam um headset wireless com bom custo benefício e que não se importam muito com a qualidade de suas vozes (ou seja, se não pretendem fazer lives, por exemplo – apenas jogar com amigos).
ASTRO A20 (site oficial)
– Por Bruno Henrique Vinhadel
[Nota: nosso redator Bruno Henrique Vinhadel recebeu um ASTRO A20 e escreve sua experiência com o headset a seguir. Neste trecho do artigo, transfiro a minha palavra para ele]
A ASTRO Gaming é especialista quando o assunto é headsets de alta qualidade para jogos, como já pudemos conferir na análise do headset ASTRO A10. Agora, a empresa coloca no mercado uma revisão, ou segunda geração, de um dos seus melhores fones: o ASTRO A20.
Informações Gerais
Com melhorias notáveis quando comparado à sua versão de primeira geração, o novo ASTRO A20 tem como objetivo ser o equipamento de alta qualidade para sua jogatina, mantendo um design único e sem perder nenhuma de suas características.
Não é exatamente um headset de entrada e seu valor já indica isso, sendo oferecido mais como uma solução completa para jogos em consoles e PC. Possui todos os atrativos esperados, como microfone de boa qualidade com sistema flip-to-mute, som de boa qualidade e, principalmente agora, facilidade de conexão com sistema wireless facilitado.
O maior destaque dessa versão é com certeza a conexão sem fio feita apenas por um adaptador USB, sem necessidade de uma central óptica separada. A grande vantagem disso é a eliminação de fios, com um setup mais limpo e de fácil organização.
Qualidade Sonora
Um dos grandes motivos pelo qual jogadores procuram um headset de qualidade é ter um sistema de som completo e sem ocupar muito espaço, diferente do que seria com um home theater. Nesse quesito o ASTRO A20 se destaca muito, ainda que possa faltar algumas características que estão virando tendência.
Com drivers de 40 mm e o sistema ASTRO Audio V2, o headset entrega potência e qualidade notável para qualquer tipo de jogo. Desde explosões e tiros em jogos FPS a diálogos e sons ambientes em algum RPG, o A20 se torna um equipamento para toda situação. Isso é reforçado com os modos de equalizador já pré-definidos no headset, onde é possível escolher um dos 3 disponíveis que melhor te agrada. Infelizmente não há um modo fácil de identificar cada um e será preciso alguns testes para isso, mas é fácil perceber melhorias em agudos ou graves em modos distintos.
Finalizando sobre a qualidade sonora, o A20 entrega potência suficiente que será difícil você colocar o volume no máximo, diferente do que acontece com modelos de qualidade inferior.
Usabilidade
O maior destaque aqui é a conexão sem fio apenas pelo adaptador USB. Eliminar a central óptica anterior facilita bastante o uso e estética em geral, sendo ainda mais prático. O uso em um PS4/PS5 ou PC é simples e funcional. Conecte o adaptador e use o headset sem muita complicações.
Acesso aos comandos do headset se dá no driver da direita, com fácil acesso às opções de volume, controle voz/som do jogo e também das opções de equalizador. Não há muitas complicações aqui, mas fica a ressalva para o mute na haste do microfone, que só é acionado quando toda a haste é levantada e acaba sendo um pouco incômodo às vezes.
Para os que procuram um headset apenas games ou algumas atividades no PC, vão ficar contentes. Entretanto, saiba que fora disso o A20 não servirá para outras funcionalidades graças às conexões limitadas demais dispositivos. A comunicação apenas pelo dongle USB e a falta de uma conexão por cabo P3 deixam o headset indisponível para uso em qualquer aparelho que dependesse desse tipo de acesso.
Estrutura e Conforto
Sabemos que um bom headset é quase sempre marcado pelo seu som de qualidade, mas a falta de atrativo em outras áreas pode fazer dele apenas um equipamento mediano. Apesar da boa capacidade sonora que já comentamos, a maior qualidade do A20 é a estrutura simples e extremamente leve que propiciam um dos headsets mais confortáveis do mercado.
Não espere muitas firulas quanto a visual e luzes mirabolantes aqui. O A20 possui um design que segue sua primeira geração, com linhas não tão arrojadas mas que ainda trazem um estilo charmoso. O material é de boa qualidade e bastante flexível, apesar de quase toda a estrutura ser de plástico com algumas partes de borracha, o que deixa o headset leve e impossível observar qualquer ruído da carcaça enquanto é usado.
Os drivers possuem almofadas de espuma revestidas com tecido. Um ótimo acerto, já que o conforto é imenso e jamais se tem a sensação de calor excessivo. Com apenas 318 gramas, é possível usar o A20 durante todo o dia sem nenhum incômodo, ou diretamente até descarregar sua bateria, que dura entre 10 a 15 horas, dependendo das configurações em uso.
Veredito
O ASTRO A20 pode ser um pouco limitado quanto a outras funções fora mundo dos jogos em PC e Consoles, mas não se deixe enganar por isso. A qualidade sonora é impecável e jamais te deixará na mão. O conforto do equipamento é algo que só pode ser experimentado, mas talvez seja um dos melhores do mercado nesse quesito. Se procura um headset para seu PS4/PS5 ou PC e com a praticidade de ser usado sem fio, encontrou no A20 uma das melhores opções.
ASTRO A40 (site oficial)
O Vinhadel detalhou bastante a proposta da ASTRO Gaming na análise do ASTRO A20 acima, portanto focarei diretamente na experiência do ASTRO A40.
O ASTRO A40 é simplesmente a experiência premium se deseja um headset com fio. Há duas opções diferentes para adquiri-lo: com ou sem mixer.
O ASTRO A40 é o headset que utilizo para comentar o gameplay durante as lives de PS4 ou PS5 que faço pelo PC (no caso, com uma placa de captura) e é simplesmente uma das melhores opções. É um headset muito confortável (provavelmente o melhor de toda a lista aqui presente, perdendo apenas para a sua versão ainda mais superior que é o A50 – mais abaixo), possui opção para mutar no cabo e a qualidade do áudio é muito boa mesmo. Os elogios não param: seu design é arrojado e a qualidade do microfone (que é removível) é ótima.
Também vale notar que é um headset customizável: as tags laterais, que enfeitam seu fone, são facilmente removíveis (elas estão presas por uma espécie de ímã) e podem ser inseridas por outras que você encontrar à venda. Por exemplo, há o modelo de Assassin’s Creed: Valhalla.
Mas nem tudo são flores. Como dito, é uma experiência premium. O A40 é ótimo, porém é um dos headsets mais caros deste artigo. Há também outro ponto que precisa ser ressaltado: o A40 não possui regulador de volume sem o mixer. Ou seja, se estiver jogando com o headset conectado ao PS4 ou PS5 com o mixer (via USB, por exemplo), é recomendado que utilize o próprio mixer para poder ajustar facilmente o som do jogo. Se você usá-lo direto no DualShock 4 ou DualSense, será preciso configurar in-game o volume do áudio. Isso pode ser um inconveniente se você comprar o A40 sem o mixer.
No fim, o ASTRO A40 (de preferência com o mixer) é simplesmente a melhor opção se você deseja um headset com fio e não está buscando economizar para obter a melhor experiência em áudio.
ASTRO A50 (site oficial)
Finalmente, temos o ASTRO A50. É basicamente o monstro do nosso artigo. É a experiência mais premium possível, com basicamente funcionalidades muito similares ao A40, porém wireless (sem fio).
O A50 vem com uma base que permite carregar o headset de uma forma fácil e conveniente (e não jogado em algum canto conectado a um cabo). A bateria dura um tempo considerável (cerca de 15 horas), porém como você vai “guardar” o headset em sua base, dificilmente o deixará sem carga. É claro, se seu console não estiver em modo de repouso, talvez isso fique um pouco mais complicado.
Tudo o que dissemos a respeito do A40 também é válido aqui, porém o A50 não vem com um mixer. Dessa forma, as opções de controlar o áudio estão no próprio headset. Ou seja, um dos únicos pontos negativos do A40 simplesmente não se encontra aqui.
O microfone possui uma qualidade tão boa quanto e funcionalidade flip-to-mute. No caso dos jogadores de PC, há um software que permite regular inúmeras funcionalidades (disponível também para os outros também, mas recomendamos fortemente para o A50 se você for usá-lo no PC).
Como você pode notar, a ASTRO A50 é um headset sensacional. O único problema é o seu preço: em outras palavras, a melhor experiência descrita neste artigo vem acompanhada consequentemente com o maior preço. Se isso não for um problema para você, não pense duas vezes.
Extra: Adaptador HDMI ASTRO Gaming para PS5
A ASTRO Gaming lançou um adaptador HDMI para PS5 (confira na loja da Logitech) que permite, dessa forma, utilizar o cabo ótico e ter uma qualidade de áudio ainda mais superior que o USB. É fortemente recomendado se você tem um PS5 e busca uma experiência perfeita com a ASTRO Gaming. O PS4 não necessita desse adaptador.
Esse adaptador HDMI é compatível com todos os três headsets citados acima:
- MixAmp Pro TR Gen 4
- MixAmp Pro TR Gen 3
- A50 Base Station Gen 4
- A50 Base Station Gen 3
- A20 Wireless Headset Gen 1
Em nossos testes, a qualidade de áudio é sem dúvida superior no PS5 e recomendamos fortemente que busque pelo adaptador caso esteja usando um headset da ASTRO Gaming na nova geração. Porém, não se assuste: os headsets funcionam perfeitamente sem o adaptador (via USB no caso) e a qualidade ainda é bem alta.