Masahiro Sakurai, criador de Kirby e Super Smash Bros., inaugurou há algum tempo um canal no YouTube chamado ‘Masahiro Sakurai on Creating Games‘. Nele, Sakurai fornece inúmeras dicas sobre o desenvolvimento de jogos e até mesmo informações dos bastidores das criações dos seus títulos.
No seu vídeo mais recente, Sakurai aborda a acessibilidade disponível nos jogos modernos e utiliza The Last of Us Part I de PS5 para exemplificar.
Sakurai começa o vídeo dizendo que as funções de acessibilidade do jogo da Naughty Dog são muito bem feitas. Depois, navega pelos menus das várias opções, inclusive elogiando que há uma prévia do que cada função realiza.
Ele passa pela HUD, pelas opções de guias visuais (comenta que um ponto central na tela pode ajudar as pessoas que ficam enjoadas), nas opções de navegação (que podem acabar deixando o jogo mais fácil), de sons e combate. Sakurai ressalta que usuários que não querem ficar olhando opção por opção podem usar opções pré-definidas para cada tipo de deficiência, como visual ou auditiva. O vídeo continua mostrando todas as opções no DualSense, HUD, legendas e gráficos.
Por fim, Sakurai diz que antigamente, principalmente com a Nintendo, havia uma valorização pelas opções pré-definidas nos controles e que não podiam ser alteradas. Porém, como os controles não são tão simples como costumavam ser e os jogadores chegam aos jogos com uma mentalidade e experiências variadas, é importante dar a eles as opções para configurarem e jogarem como quiser.
Sakurai encerra o vídeo dizendo mais uma vez que a Naughty Dog fez um ótimo trabalho com a acessibilidade em The Last of Us Part I e que provavelmente veremos mais produtos dessa forma no futuro.