Continuando a sua série de lançamentos para PC, a Sony traz agora Marvel’s Spider-Man Remasterizado. O título, lançado originalmente em 2018 para PS4, recebeu uma remasterização para PS5 no lançamento do console em 2020 e é justamente essa versão que chega ao PC.
O Básico
Como é um jogo lançado em 2018, nós temos uma análise pulicada na época que detalha completamente a versão de PS4. Para não soarmos redundantes, recomendo que leia o texto para saber mais sobre o jogo em si, caso ainda não o conheça:
A Versão de PC
Como dito anteriormente, a versão lançada para PC é Marvel’s Spider-Man Remasterizado, que chegou ao PS5. O conteúdo continua sendo o mesmo, porém os gráficos foram aprimorados, como o efeito de Ray Tracing e 60 fps, além de, é claro, o novo modelo de Peter Parker. Os DLCs (os três da série The City That Never Sleeps) lançados para PS4 estão inclusos nesta versão.
Ironicamente, o game de PS5 não pode ser adquirido isoladamente até hoje (ele só vem no pacote Ultimate Edition de Marvel’s Spider-Man: Miles Morales). Já no PC será um jogo comum (não é necessário adquirir nenhum pacote).
Especificações Técnicas
Para aproveitar todas as funcionalidades que a versão de PC oferece, você precisa ter uma máquina potente. Segue abaixo as configurações oficiais divulgadas pela Sony.
Nossa Máquina
Como não possuo um PC para jogar, acabei sendo obrigado a conferir o título na casa de um amigo meu. A máquina que ele possui tem as seguintes especificações técnicas:
- Placa-Mãe: ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR
- CPU: Intel i5-9400F 2.9ghz
- GPU: Gigabyte Radeon RX 6600 EAGLE 8GB GDDR6
- RAM: 16GB DDR4
Jogamos tanto com o game instalado no HDD quanto no SSD. Nossa recomendação quanto a isso é que o título é jogável no HDD, porém no SSD é muito melhor, principalmente na parte de mundo aberto.
O que a versão de PC oferece?
A Sony pode explicar melhor que qualquer um o que a versão de PC possui de diferente. Veja a seguir as características e funcionalidades:
- Visual otimizado para PC: aproveite as várias opções de qualidade gráfica para diversos dispositivos, taxas de quadro desbloqueadas e a compatibilidade com tecnologias como NVIDIA DLSS, para aumento de desempenho, e NVIDIA DLAA, para aprimoramento de imagem.
- O NVIDIA DLSS (Deep Learning Super Sampling) melhora o desempenho gráfico usando processadores Tensor Core AI, encontrados apenas em GPUs GeForce RTX, de modo que as taxas de quadros aumentem sem redução na qualidade da imagem.
- O NVIDIA DLAA (Deep Learning Anti-Aliasing) é um modo de suavização para jogadores que possuem GPUs GeForce RTX e querem maximizar a qualidade da imagem.
- Reflexos e sombras com ray tracing: veja a cidade ganhar vida de maneira espetacular com as opções de reflexos e sombras com ray tracing e vários modos de qualidade para você selecionar.
- Compatível com tela ultra-wide: curta a imersão visual da Nova York da Marvel com diversas configurações de tela, incluindo as proporções de resolução 16:9, 16:10, 21:9, 32:9 e 48:9.
- Controles e personalização: Sinta-se na pele do Spider-Man com a resposta tátil e os efeitos dinâmicos dos gatilhos adaptáveis do controle DualSense conectado via USB. Aproveite também a compatibilidade com mouse e teclado e as várias opções de personalização de comandos.
Abaixo você confere uma tela das opções gráficas que tínhamos em nossa experiência e outra que a Sony disponibilizou após a atualização mais recente de Marvel’s Spider-Man Remasterizado.
Opções de Configurações Gráficas
Opções de Configurações Gráficas (via Sony)
Impressões
Utilizando a máquina descrita mais acima, sendo franco, tivemos uma experiência melhor que o PS4 ou PS4 Pro podem oferecer, porém a versão de PS5 ainda é melhor para jogar. Essa opinião também é compartilhada com meu amigo que emprestou a máquina.
Marvel’s Spider-Man Remasterizado é um jogo bastante “pesado”, ou seja, é um título que exige muito de seu PC para rodar. Aqueles que possuem uma super máquina sem dúvida terão uma experiência incrível e provavelmente melhor que a do PS5, porém entra a questão financeira de cada um.
Outro problema que passamos é a questão de atualizar drivers e partes técnicas. Durante o período pré-lançamento, muitas coisas do jogo ainda estavam sendo otimizadas em atualizações. Você não passará por isso (com sorte), mas é algo que rolou conosco.
Mas com a máquina citada, podemos dizer que o jogo rodou bem a 1080p e 60 quadros por segundo. É aquela conclusão clássica: se você não tem um PS4 ou PS5 e tem curiosidade quanto ao jogo do cabeça de teia, o título é extremamente indicado. Quem tem um PS4, considerando o lado financeiro (novamente) de que o título está no PS Plus Extra, é difícil recomendar caso sua máquina não seja poderosa o suficiente.
Marvel’s Spider-Man Remasterizado estará disponível em 12 de agosto para PC via Steam e Epic Games Store. Impressões baseadas num código da versão de Steam disponibilizado pela Sony.