O arquiteto do PlayStation, Mark Cerny, explicou melhor o suporte do Dolby Atmos no PS5, revelando que a Sony oferece uma solução sem lag. Em uma explicação abrangente escrita para o Digital Foundry, Cerny confirmou que os jogos com suporte ao Tempest 3D Audio suportarão automaticamente o Dolby Atmos e explicou o processo.
A Digital Foundry observa que os consoles Xbox e os PCs com Windows têm alguns problemas de atraso quando se trata do Atmos. A Sony encontrou uma maneira de evitar o problema. A carta de Cerny está cheia de comentários técnicos, mas a essência dela em termos leigos é que o processo utiliza o Tempest, que já está renderizando áudio 3D. Essas informações de saída de áudio são traduzidas em Atmos para usuários com dispositivos compatíveis. Isso significa que todos os jogos que utilizam o Tempest suportarão automaticamente o Atmos. No entanto, os desenvolvedores poderão aplicar patches em uma combinação personalizada, caso desejem.
“Até a atualização mais recente, a engine Tempest renderizava as informações nos canais Ambisonic em fones de ouvido, alto-falantes estéreo de TV e configurações de áudio 5.1 e 7.1”, escreveu Cerny. “Agora o 7.1.4 foi introduzido, com seus quatro alto-falantes suspensos, mas realmente nada muda na estratégia geral de renderização do Tempest – os 36 canais Ambisonic já incluem áudio vindo de todas as direções, inclusive acima do jogador”.
Cerny acrescentou que todos os dados necessários já existem na forma Ambisonic, tornando o processo tranquilo. “No futuro, há uma oportunidade de melhoria, pois os designers de som também podem verificar a mais alta qualidade de áudio em configurações de alto-falante 7.1.4”, concluiu.
Mark Cerny’s letter to Digital Foundry explaining PS5’s Dolby Atmos, powered by the Tempest 3D engine
by u/willdearborn- in PS5