Embora Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 seja muito semelhante aos jogos originais, uma manobra de longa data teve seu nome alterado para melhor homenagear o homem que a inventou.
No skate – tanto real quanto virtual – um “Mute Air” é quando você segura a frente do skate com a mão enquanto está no ar. Foi inventado por um skatista chamado Chris Weddle no início dos anos 1980. Em vez de Weddle ser diretamente homenageado por essa conquista, no entanto, a manobra recebeu um nome sem sentido que, involuntariamente ou não, zombava de sua surdez. Era uma época diferente, e esse tipo de discriminação casual era geralmente aceito.
De acordo com Tony Hawk, que hoje compartilhou essa história em sua página do Instagram, a comunidade do skate em geral concordou com o nome até recentemente, quando Weddle finalmente foi questionado sobre o que ele pensava.
“[Weddle] foi muito gentil em sua resposta, mas é óbvio que um nome diferente teria honrado seu legado, já que ele tem deficiência auditiva, mas não deixa de falar”, explicou Hawk. “Eu perguntei a ele no ano passado enquanto eu estava mergulhando nas origens das manobras e ele disse que preferia chamá-la de ‘Surdo’ ou ‘Weddle’ se tivesse escolha”. Agora, a manobra se chama Weddle no jogo.
Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 será lançado em 4 de setembro para PS4, Xbox One e PC. A demo estará disponível nesta sexta para quem fizer a pré-compra.