Análises

Manic Mechanics – Review

Manic Mechanics é o jogo cooperativo caótico da 4J Studios, no qual você e mais três jogadores atuam como mecânicos, atravessando a Ilha Octane em desafios contra o tempo, repletos de carros, caminhões, motocicletas, entre outros veículos, prontos para o reparo. Atuando em sincronia ou em modo solo, nosso objetivo principal será obter as melhores pontuações possíveis em cada nível e desafiar os Mestres da Mecânica em cada parte da ilha, conquistando assim o título de Mestre da Mecânica!

O jogo oferece um sistema de acessibilidade e auxilia os jogadores tanto no modo cooperativo quanto no modo solo, ativando dicas ou assistência nas estações. Jogando solo, recomendo deixar a opção ativada, pois ajuda muito durante a mecânica de gameplay. Obviamente, o título foi projetado para uma dinâmica cooperativa, no entanto, torna-se acessível e viável com o auxílio opcional.

Manic Mechanics

Atuando na Ilha Octane, lar dos melhores mecânicos do mundo, partimos para a conquista de um “lugar ao sol”, inicialmente no Monte Autorest. O treinamento inicia-se através da informação turística, composto por movimentos básicos como arremeter, capturar objetos, acionar as estações de reparo ou pintura, e arremessar objetos; todo o processo é intuitivo e simples.

Com o passar do tempo, surgem muito mais opções de reparos, além de desafios adicionais, ampliando a velocidade necessária e requerendo a atenção do jogador. Manic Mechanics possui uma curva de aprendizado simples, sendo também indicado para jovens jogadores e seus pais.

A jogabilidade é fluida, os comandos são responsivos e acionados no momento certo; no entanto, na pressa ao arremessar objetos, muitas vezes erramos a mesa de reparo ou, em situações eventuais, nosso objeto arremessado acaba sendo “puxado” aleatoriamente para a mesa. Ao iniciar cada nível, as bancadas são dispostas em locais diferentes: pegamos uma peça na esteira, colocamos na bancada correspondente, efetuamos o reparo ou pintamos.

Manic Mechanics

Algumas peças são especiais e, ao serem coletadas, adicionam bônus e seguem diretamente para o veículo, sem necessidade de reparo. Nem sempre são acessíveis, passando em velocidades que não conseguimos acompanhar entre tantas tarefas pendentes.

Visualmente, Manic Mechanics é excelente; seus gráficos coloridos são charmosos e seu estilo remete aos jogos infantis do passado. Embora aposte em uma estética infantil, seu estilo artístico e animações fazem com que cada ambientação possua detalhes interessantes e únicos.

A interface de usuário também adota a simplicidade como requisito chave, pontuada por características que ressaltam sua existência em tela e não atrapalham a dinâmica do jogo. O foco está na ação, na pontuação e no tempo restante, além das tarefas e requisições que surgem em painéis, exibindo as peças e reparos que cada carro necessita.

Manic Mechanics

O título possui características já vistas em jogos anteriores, porém, proporciona diversão na medida certa ao implementar desafios e ideias únicas. Todos os biomas e tarefas são projetados para oferecer o melhor nível de estratégia em grupo ou em modo solo, contendo desafios progressivos, acessíveis e divertidos. Novas peças surgem, novos sistemas de mecânica são introduzidos, sempre atualizando o contexto e envolvendo os jogadores no processo.

Embora os níveis iniciais pareçam simples, os seguintes brilham através da criatividade. Segue composto de equilíbrio necessário, garantindo diversão em família e prolongando seu tempo de vida entre níveis dinâmicos, adicionando ideias antigas e novas ao processo. Entrega conteúdo singular e certamente merece destaque em sua biblioteca no PlayStation.

Jogo (versão de PS4) analisado no PS5 com código fornecido pela 4J Studios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo