Magic Castle

Na época do PlayStation original, a Sony lançou seu primeiro projeto independente com a venda de um número limitado de kits de desenvolvimento de PS1 para desenvolvedores interessados. Entre aqueles que colocaram as mãos no hardware estava uma equipe independente de jogadores japoneses, e eles criaram um jogo de fantasia intitulado Magic Castle – e que acabou não sendo lançado… até agora.

Duas décadas depois de ser arquivado, o jogo foi finalmente lançado – graças aos impulsos nostálgicos de um dos membros originais da equipe que atende pelo nome de PIROWO.

PIROWO divulgou no Twitter a notícia surpresa de que Magic Castle foi carregado no Internet Archive e estaria disponível para qualquer um jogar por meio de um emulador. É um dungeon crawler gerado de forma semi-processual, repleto de cavaleiros, magia e uma faixa musical que atinge um equilíbrio entre a velha escola de Zelda e Final Fantasy.

Magic Castle contém 20 níveis conforme os jogadores fazem seu caminho para o Evil Warlock, o grande vilão final do jogo. Ao longo do caminho, os jogadores podem escolher entre quatro classes diferentes (Cavaleiro, Arqueiro, Lutador e Mago), cada uma com habilidades únicas. A interface do usuário era até personalizável, permitindo aos jogadores escolher de que lado da tela ela poderia aparecer.

A Sony ficou impressionada com o Magic Castle na época e, embora não tenha dado luz verde ao jogo para o PlayStation, tentou recrutar a equipe de desenvolvimento para trabalhar em um projeto separado. Citando o desejo de manter a liberdade criativa de seus membros, a equipe recusou e acabou se dissolvendo.

Winz.io