Ghost of Tsushima foi lançado oficialmente hoje, em 17 de julho, no mundo todo. Caso você ainda não tenha conferido nossa análise, ela está disponível aqui. Um dos grandes elogios técnicos do jogo e também comentado na nossa análise, além do campo de visão enorme e cenários fantástico, é o tempo de loading muito pequeno.
Transitar de uma parte do cenário a outra é uma tarefa de poucos segundos, mesmo que seja de locais distantes. Quando o jogador morre, praticamente não tem uma tela de carregamento e, quando tem, mal é possível ver as dicas que surgem lá. Em uma entrevista ao site Kotaku, o líder de engenharia da Sucker Punch, Adrian Bentley, explicou mais como conseguiram alcançar esse feito tecnológico.
Adrian disse que boa parte disso vem do trabalho dos designers de arte, que conseguiram compactar várias artes de cenários em pequeno espaços de disco e que isso representa um quadrante enorme do mapa do jogo. Como exemplo, 2mb de dados representam um área de 200×200 metros no mapa da ilha de Tsushima.
Outro ponto que Adrian comentou é sobre como a engine da Sucker Punch trabalha com dados em disco. Não há repetição de arquivos para um leitura mais rápida, todos são armazenados em posições de fácil acesso para a engine, que monta mais rápido o processo. Por exemplo, em cada morte, o jogo apenas volta um estado de savepoint sem ter que reprocessar todo o mundo ali presente, como várias engines de jogos diferentes fazem.
Esse trabalho acabou deixando os loadins do jogo praticamente inexistentes nas fases de teste e não davam ao jogador a oportunidade de ler alguma dica de gameplay quando morriam. Tiveram que mascarar os carregamentos incluindo frações de segundo a mais, dando assim um pouco a mais de tempo para que o jogador assimilasse alguma novidade.
Paralelo a isso, mas ainda sobre Ghost of Tsushima, o preço do jogo subiu na PS Store. É basicamente o mesmo que aconteceu com The Last of Us Part 2: no dia do seu lançamento, devido à alta dólar, as suas duas edições subiram de preço. Os novos valores para Ghost of Tsushima são R$ 279,90 para a edição padrão e R$ 319,90 para a edição deluxe.
Ghost of Tsushima já está disponível exclusivamente para PlayStation 4.