Genshin Impact

Lies of P: Dicas para tornar a sua jornada mais tranquila

Lies of P

Um dos lançamentos mais aguardados deste segundo semestre, Lies of P, o RPG de ação também conhecido como Soulslike do Pinóquio, finalmente está entre nós. O game se caracteriza por replicar diversas mecânicas de jogos consagrados da FromSoftware, mas também possui algumas particularidades. Pensando nisso, resolvemos aprontar esse guia com dicas inicias para ajudá-lo em sua empreitada pela caótica cidade de Krat.

Combate

Como um Soulslike, Lies of P tem um combate intenso e desafiador, onde o mais importante é estudar seus inimigos, conhecer suas fraquezas e explorá-las. Um dos principais mecanismos de Lies of P está em seu sistema de bloqueio. Toda vez que você defender um ataque inimigo notará que parte de sua barra de vida ficará em destaque na cor marrom. Essa fração de vida poderá ser recuperada, caso você acerte o inimigo dentro de um limite de tempo.

Se tiver confiança em seu timing de defesa é uma boa arriscar um bloqueio perfeito. Isso acontece quando você aperta o comando do bloqueio no exato momento que o ataque o acertaria. Por muitas vezes o inimigo soltará um ataque furioso, indicado quando ele brilhar em vermelho. Esse tipo de ataque só pode ser evitado por um bloqueio perfeito ou por um desvio bem realizado.

A esquiva, que foi bastante criticada durante a demo, está bem melhor. Ela pode ser aprimorada com melhorias no órgão P e por muitas vezes será fundamental para evitar ataques inimigos. Tanto a esquiva quanto os bloqueios consomem vigor, então preste bastante atenção em sua barra de stamina para não ser pego de surpresa. Saber o momento certo de atacar, defender e retomar o fôlego é fundamental em Lies of P.

Uma mecânica básica do jogo é o ataque letal. Durante o combate, por muitas vezes você notará que barra de vida do inimigo ficará com um contorno branco. Isso indica que ele está em estado atordoável. Nesse momento, é possível acertá-lo com um ataque carregado ou um ataque de fábula para derrubá-lo, assim dando oportunidade para um ataque letal. É importante entender que nem sempre será possível acertar o inimigo quando ele estiver em estado atordoável. Por muitas vezes é comum ele ficar mais agressivo neste estado, tornando mais difícil para você calcular a melhor oportunidade para tentar derrubá-lo. Nessas ocasiões, é melhor recuar e esperar uma nova brecha, do que se precipitar e sofrer um contra ataque inesperado.

Pguide1

Outro ponto importante é que quando o inimigo for ao chão, você terá tempo para acertá-lo algumas vezes com golpes convencionais, antes de realizar o golpe letal. Essa janela é ideal para causar um dano extra ou, até mesmo, recuperar vida.

O combate de Lies of P demanda um pouco de prática para se adaptar, mas se conseguir entender todo esse sistema de bloqueio e ataque letal você não deverá ter problemas durante o jogo.

Builds

Lies of P conta com dois sistemas de upgrades e alguns itens para serem equipados para melhorar seu personagem. O sistema tradicional de level up funciona como na maioria dos jogos desse estilo. Toda vez que atingir uma quantidade de Ergo necessária, poderá ir até o Hotel e falar com a Sophia para subir de nível. Essas viagens constantes para o Hotel são bem entediantes, mas é fundamental que você gaste seu Ergo quando possível. No canto direito superior de sua HUD você poderá conferir seu Ergo acumulado. Toda vez que esse indicador estiver azul, significa que um novo nível está disponível.

Entre os atributos que você pode investir estão a Vitalidade e a Fortitude (vigor). A Capacidade diz respeito ao peso que você pode acumular, e aqui vale sempre manter seu peso como pouco pesado, assim você poderá rolar com mais facilidade e caminhar mais rápido. A Motricidade corresponde à força, então se você gosta de jogar com armas pesadas é onde deve investir a maior parte dos seus pontos. A Técnica é o equivalente à destreza, por isso será a estatística preferida dos que gostam de armas ágeis. Já o Avanço tem a ver com braço legionário, influenciando em sua capacidade e dano. É possível combinar alguns desses atributos para uma build mais equilibrada, já que muitas armas possuem bônus em mais de um deles.

O Órgão P é outra forma de upgrade e pode ser acessado na sala do Geppetto no Hotel. Para adquirir melhorias para ele será necessário encontrar um item chamado Quartzo. Esse item pode ser obtido de inimigos específicos, encontrado no mundo ou como recompensa de missões secundárias. Cada nódulo do Órgão P libera uma melhoria e pode ser combinada com algumas habilidades passivas. A cada dois nódulos adquiridos por fase você avança para o próximo nível, onde upgrades mais valiosos estarão disponíveis. Aqui vale destacar alguns upgrades que considero primordiais, como a ampliação do número de células vitais, a esquiva dupla, aumento do espaço para amuletos, ampliação da janela de estado atordoável do inimigo e aumento do limite de rebolos. Entres as passivas, procure investir em habilidades de ataque e defesa, redução de dano sofrido durante a esquiva e bônus para acúmulo de fábula e de legião.

Pguide2

Os amuletos também são parte importante dos equipamentos de P. No início é possível equipar somente dois deles, mas isso pode ser melhorado através do Órgão P para até quatro amuletos. Muitos deles podem ser comprados, encontrados no mundo e concedidos por NPCs ou inimigos. Alguns que valem a pena serem citados são o que aumenta o limite de peso, um que melhora a taxa de recuperação de vigor, que melhora o dano contra títeres ou contra monstros e o que melhora a defesa física. Alidoro é um NPC que aceita Ergo dos chefes para trocá-los por armas ou amuletos. Alguns amuletos que ele oferece estão dentre os melhores do jogo e podem ser uma boa opção, caso você não queira a arma daquele mesmo chefe.

Vale comentar que é possível redistribuir seus upgrades de personagem, do órgão P e do braço legionário. Mas isso apenas ficará disponível por volta do terço final do jogo. Portanto, pense bem antes de gastar seus pontos de melhoria para não ficar com uma build desiquilibrada.

Exploração

Em Lies of P, explorar os mapas é de suma importância. Além dos muitos segredos escondidos que podem resultar em materiais, armas e itens de melhoria, também vale a pena eliminar os inimigos, em especial os elites. Você notará esse tipo de inimigo normalmente por seu porte maior e por possuir mais vida. Esses inimigos costumam deixar materiais importantes para upar o Órgão P e o braço legionário. Completar missões secundárias também resultam em itens importantes, então preste atenção nelas e volte nos mapas para entregar pedidos e encontrar os tesouros. Fique atento ao menu de seleção de viagem rápida. Muitos passos de missões secundárias são indicados nele, através de um ícone com a imagem do personagem ou do objeto a ser entregue.

Ao longo de sua jornada você vai se deparar com borboletas que surgirão nos mapas. Elas são indicadas por uma luz vermelha na sua lanterna. Tente eliminá-las para ganhar materiais de melhorias para as armas, mas também tenha cuidado pois muitas delas costumam voar em direção aos inimigos.

A exploração também é fundamental para encontrar os atalhos. O game é bastante generoso em relação a eles. Por isso, sempre que entender que fez um progresso considerável pelo mapa, lembre-se de olhar alguns cantos em busca de uma porta de atalho ou uma escada. Você poderá economizar um bom tempo para voltar ao combate se encontrar todos eles.

Pguide3

Armas

Talvez onde esteja uma das melhores qualidades de Lies of P, as armas são divididas entre muitas categorias. Cada arma possui suas estatísticas de bônus de acordo com os atributos, podendo ser mais inclinadas para uma build de motricidade, técnica, avanço, ou até combinar mais de um atributo. O importante é analisar qual tipo de arma se enquadra melhor no seu estilo de jogo e focar sua build nisso.

As armas em Lies of P possuem a particularidade de poderem ser desmontadas e remontadas com partes de outras armas. Isso altera o moveset delas, os atributos e também as habilidades de fábulas. Cada arma possui uma lâmina e um punho. Os upgrades que você fizer ficarão na lâmina, portanto você pode usar aquela lâmina que melhorou e combiná-la com diversos punhos para alterar suas características. Isso faz com que você não tenha que melhorar diversas armas caso queira mudar seu estilo durante a campanha. Por exemplo, uma espada pode ser combinada com o punho de uma lança para se tornar uma arma perfurante. São muitas possibilidades.

Outro fator importante é que você pode instalar manivelas nos punhos das armas para mudar alguns atributos. Durante minha experiência inicial, utilizei uma espada pesada e a combinei com um punho de um sabre para torná-la mais ágil. Mas como esse punho era de uma arma de técnica, instalei nele uma manivela de motricidade pra adequá-lo para minha build.

Diferentemente das armas padrão, as armas especiais são as únicas que não podem ser desmontadas. Essas armas devem ser trocadas com o Alidoro pelo Ergo que ganhar dos chefes. Esse NPC demora um pouco para aparecer, e por mais tentador que consumir aquele Ergo possa parecer, certifique-se de guardá-lo para adquirir armas ou amuletos com ele posteriormente.

Pguide4

Ainda sobre as armas, vale comentar que elas possuem um valor de durabilidade e de redução de bloqueio. A durabilidade é consumida ao atacar e, mais ainda, toda vez que realizar um bloqueio. Então preste bastante atenção para consertar sua arma durante o combate caso ela esteja em vias de quebrar. Já a redução de bloqueio diz respeito ao tanto de dano que você receberá ao defender com aquela arma.

Braço Legionário

Sem dúvidas uma das melhores ferramentas em Lies of P, e também a mais divertida, o braço legionário é capaz de proporcionar uma enorme vantagem no combate. Conhecer suas variações e saber a melhor ordem para liberá-las é bem importante. Alguns deles serão conseguidos no progresso normal do jogo, mas para outros será necessário um item específico para criá-los. Os braços também podem ser melhorados na oficina do Venigni no Hotel. Para isso, você deverá encontrar calibres legionários explorando o mundo. Também é possível ampliar o limite para equipar duas variantes do braço legionário ao mesmo tempo, mas pelo peso que cada um ocupa não achei esse upgrade muito útil.

Abaixo deixo a lista dos braços disponíveis, a ordem dos que mais utilizei e que recomendo adquiri-los:

  • Fulminis – liberado após a luta contra o Vigia Sucateado. Solta um pulso de ataque elétrico à curta distância, muito útil contra a maioria dos títeres.
  • Tarasca – liberado após a luta contra o Fuoco, a Chama Real. Projeta uma labareda capaz de colocar o inimigo em chamas, causando dano constante. Muito útil contra monstros.
  • Égide – a ser adquirido na oficina do Venigni. Funciona como um escudo capaz de bloquear ataques inimigos e que também causa um dano de impacto quando melhorado. Eficaz em lutas contra chefes e alguns inimigos elite.
  • Corda títere – o primeiro braço liberado na campanha. Serve para puxar os inimigos para perto de você. Quando melhorado também propicia que você se desloque para perto do oponente ou pode ser usado para evadir ataques inimigos e contra atacá-los. Uma opção interessante nas lutas contra os humanos.
  • Pandemônio – a ser adquirido na oficina do Venigni. Emite uma rajada de ácido que deixa uma poça no chão, causando dano constante nos inimigos. É útil em algumas lutas contra títeres e humanos, mas pouco efetivo contra monstros.
  • Olhos do falcão – a ser adquirido na oficina do Venigni. Atira munição explosiva nos inimigos. Pode ser útil para quem quiser jogar mantendo uma certa distância dos inimigos, mas parece mais interessante para uma build baseada em Avanço.
  • Deus Ex Machina – a ser adquirido na oficina do Venigni. Planta minas explosivas no chão que explodem em contato com o oponente. Útil para controle de grupos de inimigos, mas pouco efetivo contra chefes e inimigos elite.

Pguide5

Chefes

Os chefes em Lies of P possuem bastante variação, mas a maioria se caracteriza por sua agressividade. Em muitas ocasiões você será inundado por ataques consecutivos, tornando algumas dessas lutas um desafio de reflexos de bloqueio, esquiva e contra ataque. Como na maioria dos jogos deste estilo, persistência é uma palavra chave para entender o comportamento dos chefes.

Boa parte dessas lutas acontece no sistema de duas fases, então preservar suas células vitais é fundamental para que não chegue na fase final sem itens de cura. Quando estiver sem células vitais não se esqueça que uma delas voltará ao causar dano suficiente no inimigo.

Lembre-se de analisar a melhor oportunidade de contra atacar o boss para recuperar vida sempre que possível, e não se precipite quando ele estiver no estado atordoável. Por muitas vezes o chefe recuperará um pouco de vida durante a luta. Essa mecânica não me agradou muito, mas o segredo é não se desesperar quando isso acontecer.

Procure abusar dos ataques elementais do braço legionário e também do rebolo da ferramenta de amolação. Os chefes em Lies of P pegam status elemental com razoável facilidade, então tente entender qual elemento funciona melhor contra cada chefe. Títeres normalmente são fracos contra choque e ácido. Humanos contra fogo e ácido. Monstros contra fogo.

Pguide6

Vale também ficar de olho no tipo de dano que cada chefe causa. Em Lies of P o dano físico pode ser de talho, golpe ou perfuração. Se conseguir identificar cada uma dessas modalidades, você poderá adequar seus itens de defesa para otimizá-la. O mesmo vale para danos elementais e de status. Se o inimigo tiver algum golpe que causa flagelo, faça uso de consumíveis para se recuperar e invista em itens que melhorem sua defesa contra aquele elemento.

Caso a luta esteja muito difícil, você pode convocar o espectro para ajudá-lo distraindo do boss. Se optar por essa estratégia, leve consigo o cubo e equipe a pedra anelar que devolve vida para o espectro ou a que impede que ele morra uma vez. Você pode melhorar o desempenho do cubo nos upgrades do Órgão P e comprar pedras adicionais com o Giangio no Hotel. Para isso, lembre-se de coletar as moedas de ouro na árvore no Hotel sempre que disponíveis. Além de servirem para comprar as pedras anelares, as moedas também são necessárias para algumas missões secundárias e para redistribuir suas habilidades.

Um dos chefes que considero mais problemático na primeira metade do jogo é o Rei dos Títeres. Esse boss se caracteriza por possuir duas fases totalmente distintas, onde colocará à prova todo seu entendimento das mecânicas de combate do jogo. Por isso, acho válido comentar o que funcionou para mim nessa luta. Na primeira fase, concentre-se em defender os golpes do Rei dos Títeres de forma perfeita, golpeando-o nas brechas que aparecerem até deixá-lo em estado atordoável. Nessa fase é necessário ter paciência para chegar na segunda fase com o maior número de células vitais. Na segunda fase, o boss se torna muito mais rápido e agressivo. O dano que ele causa na sua última fase é de talho. Ele também possui a habilidade de aplicar flagelo de fogo, portanto equipe-se contra esses efeitos. Em ambas as fases, o Rei dos Títeres é suscetível à eletricidade. Por isso abuse do braço legionário Fulminis e do rebolo de dano elétrico. Arremessáveis de dano de ácido também são úteis para finalizar a luta.

No mais, tenha consciência de que é melhor tirar uns minutos para descansar e refletir após algumas tentativas frustradas em um chefe. As boss fights em Lies of P podem se tornar cansativas, pelo fato de demandarem um pouco mais de tempo para atingirem sua segunda fase. O importante é não desanimar e tentar se adaptar às principais mecânicas do jogo.