A Square Enix divulgou uma mensagem de Ano Novo do diretor e produtor de Final Fantasy XIV, Naoki Yoshida.

Leia na íntegra a seguir.

Embora lamentavelmente tivemos que atrasar Endwalker por duas semanas antes de seu lançamento originalmente previsto, foi em 7 de dezembro que a expansão finalmente saiu para o mundo – uma conclusão da saga de Hydaelyn e Zodiark que começou em 1.0. Já se passaram onze anos desde que entrei no FFXIV e sinto que coloquei tudo o que tenho nesta expansão. Certamente estou curioso para saber que tipo de impressão isso deixou em você.

Deixando de lado o conteúdo do jogo, o grande fluxo de jogadores ao redor do mundo desde meados do ano e o impacto da Covid-19 no fornecimento de equipamentos de servidor levaram a filas de login extremamente longas e gostaria de me desculpar novamente. No momento, estamos trabalhando para resolver fundamentalmente a situação, como adicionar data centers lógicos e aumentar o número de mundos em todas as regiões, e pedimos sua paciência enquanto isso.

Agora então, como o título sugere, Endwalker termina a história que foi tecida desde 1.0. No entanto, o próprio FFXIV está longe de terminar, e já começamos a criar novas jornadas para todos vocês, Guerreiros da Luz – ou aventureiros, ao invés – para embarcar!

Na verdade, no momento em que estava pensando na próxima aventura, percebi que um pedaço de papel havia sido deixado na minha mesa. E o que deveria estar escrito nele senão outro poema!

Final Fantasy XIV

Tendo dado as boas-vindas ao amanhecer do renascimento, levado para o céu azul, libertado uma terra manchada de carmesim, restaurado as Trevas em um mundo inundado de Luz e agora estando com a lua minguante em suas costas, nossos aventureiros voltaram seus olhos para um novo começo. Bem, essa é minha opinião sobre as palavras, de qualquer maneira…

FFXIV ultrapassou dez anos de operação – uma meta que todos os MMORPGs deveriam almejar – e agora temos mais dez anos de visão. O primeiro passo nesta nova etapa de nossa jornada é o Patch 6.1, antes do qual aproveitaremos a oportunidade para compartilhar nossos planos para o futuro do FFXIV. Por favor, aguarde por isso.

É uma loucura pensar que 2022 marca meu décimo segundo ano à frente de FFXIV. Às vezes, não consigo deixar de ficar surpreso por não ter ficado entediado com isso, mas há muito mais que quero alcançar com FFXIV. Como já disse antes, considero isso o trabalho de minha vida e espero continuar desenvolvendo e desenvolvendo o jogo com todos vocês.

Endwalker é o culminar de tudo que construímos ao longo de onze anos, e estou bem ciente de que será extremamente difícil de superar. Mas, assim como suas aventuras e os esforços das equipes de Desenvolvimento e Operações, continuaremos a desenvolver nossa riqueza de contos, experiências e emoções e nos empenharemos para alcançar novos patamares!

Mais uma vez, desejo um feliz ano novo e obrigado por seu apoio contínuo!

PRODUTOR/DIRETOR DE FINAL FANTASY XIV
Naoki Yoshida

Final Fantasy XIV Naoki Yoshida