LEGO Pescoção Horizon Forbidden West

Depois de quase 30 anos, nunca imaginei que estaria envolvido com LEGO novamente e montando um de Horizon Forbidden West. O que espero trazer a você aqui é a experiência interessante que tive.

LEGO Horizon Forbidden West

Último Contato com LEGO: Anos 90

Cada pessoa tem seu histórico com LEGO de alguma forma. No meu caso, como muitas crianças de todo o mundo, brinquei de LEGO quando era mais jovem, por volta do início dos anos 90 (nasci em 1987).

Lembro que eu tinha as instruções para montar uma casa (recordo claramente em minha cabeça como ela era, mas não consegui encontrar em uma pesquisa rápida no Google), assim como um posto (este aqui!). Mas como muitas peças foram presente de minha prima (quem não ganhou brinquedo de um parente mais velho?), eu meio que montava qualquer coisa aleatória seguindo nenhuma instrução. Afinal, era uma criança.

Os anos se passaram, os interesses mudaram. Nunca me imaginei mexendo com LEGO novamente. De uns anos para cá, sempre notei que a LEGO fazia cada vez mais parcerias e estava crente que era inevitável termos produtos baseados em videogames. E 2022 chegou com força total nesse sentido.

LEGO de Sonic the Hedgehog

Antes de falarmos sobre o foco deste artigo, preciso relatar a minha primeira experiência LEGO depois de quase 30 anos.

Como sabemos, a LEGO lançou um de Sonic em janeiro de 2022. Como presente de um amigo meu que viajou aos EUA no início do ano, recebi o LEGO em questão – obviamente por ser fã do personagem.

Montar LEGO seguindo as instruções é uma experiência única. O de Sonic foi bem divertido e relativamente fácil montar, sem maiores problemas. Talvez o mais chato tenha sido colar os adesivos quando necessário.

Além de ter sido divertido montar, o LEGO com todas as peças em seus devidos lugares é um ótimo item para ficar exposto em sua casa.

LEGO Pescoção de Horizon Forbidden West

Logo após Sonic, não demorou muito e tivemos o anúncio da parceria da PlayStation com a LEGO para um de Horizon Forbidden West. Como fã da série, fiquei de olho no produto desde então. Sabendo que poderia fazer a cobertura para o site, pedi para a LEGO e fui atendido: graças à incrível equipe responsável pela marca no Brasil, recebi o produto.

E não vou negar: o hype que eu tinha pelo item foi correspondido. Ele montado é sensacional e não deve em nada a outros itens que possuo expostos da série, como o próprio Tremodonte da edição de colecionador.

Mas antes de chegar a essa etapa, é necessário descrever todo o processo.

LEGO Horizon Forbidden West

Unboxing + Montagem

O vídeo acima mostra todo o processo de unboxing e montagem do LEGO Pescoção.

O unboxing é simples: a caixa possui duas seções na parte inferior que devem ser pressionadas com o seu dedão. Após isso, basta abri-la. Não é algo muito intuitivo, pois o design da caixa esconde essas seções. Por isso, não se culpe se você for pesquisar no Google “como abrir a caixa do LEGO Pescoção sem estragá-la”.

Dentro da caixa temos 8 pacotes plásticos de peças, o livro de instruções, duas peças isoladas de LEGO (parte da base e um cabo que vai ao semáforo) e uma cartela de adesivos.

LEGO Pescoção (Tallneck) Horizon Forbidden West
Uma das embalagens. Elas são numeradas em ordem de montagem (há um total de 8).

Processo de Montagem

Se você já montou um produto LEGO recentemente, já sabe mais ou menos o que o aguarda com o LEGO Pescoção. Mas a ideia deste artigo é para aquela pessoa que nunca mexeu com LEGO ou que faz anos que não faz isso. Portanto, vamos lá.

Primeiramente, um dos itens mais importantes é o manual de instruções de montagem. Caso você o perca ou até mesmo deseja vê-lo, a LEGO disponibiliza uma cópia em PDF em seu site oficial:

O manual possui 164 páginas e é bem intuitivo, apesar de não estar em português. Todas as instruções são visuais – desconhecer o inglês só não vai permitir você aproveitar o que a equipe da LEGO (e o responsável pela criação do design) têm a dizer.

A lógica de montagem é a seguinte:

  • A primeira etapa é achar o saco plástico “1” (de 8, no caso do Pescoção) que contém as peças;
  • Após abrir, o ideal seria organizá-las de alguma forma (como separar as peças por cores), mas você pode já seguir para a próxima etapa;
  • O manual sempre coloca cada etapa indicando quais peças são necessárias para, então, mostrar o que deve ser feito com elas. Em alguns momentos, a peça principal deve ser virada (um ícone deixa isso claro) para inserir outras peças na parte inferior, por exemplo;
  • As cores das peças sempre o auxiliam no processo. Há inclusive peças com cores chamativas, como amarelo ou laranja, que servem como guia visual e que, ao fim de toda a montagem, simplesmente desaparecem por estarem cobertas de alguma forma.

O LEGO Pescoção possui 1.222 peças. O tempo do processo de montagem varia bastante de pessoa para pessoa e principalmente se você está fazendo isso sozinho ou com alguém. Em média, cada saco de conjunto de peças leva entre 40 e 60 minutos para ser concluído, o que gera um tempo total em torno de 6 a 8 horas para a montagem.

Em relação à dificuldade, o processo todo é relativamente simples se você prestar atenção ao manual. Apenas duas partes foram mais difíceis:

  • Colar adesivos. Isso é algo mais geral de produtos LEGO (como presenciei na montagem do set de Sonic, deve acontecer em vários outros) e o que me faz questionar por que não recebemos as peças já personalizadas? São poucas (não chega a dez), sendo que existem algumas outras peças que parecem ser únicas do set. Não é que seja difícil colar adesivos, mas garanto a você que metade deles ficaram um pouco tortos e quem tem algum tipo de transtorno deve enlouquecer com isso.
  • Colocar o Pescoção finalizado na base. Olha… foi difícil. A cabeça dele faz um peso considerável, o que tira o equilíbrio da peça como um todo. Além disso, para encaixar firme, é preciso pressionar com força e, nesse processo, algumas peças caíram. Levamos uns 15 minutos para achar de onde caíram para recolocá-las.

Um comentário completamente aleatório: o Pescoção quase finalizado me lembrou aqueles Mega Zords de Power Rangers dos anos 90 (e que eram absurdamente caros para a época). O motivo disso é que as quatro pernas do Pescoção possuem uma movimentação de 90 graus (você pode abri-las e deixar a barriga do Pescoção encostando na superfície). O movimento disso se dá por conta de uma peça especial que permite essa articulação e essa movimentação das pernas é idêntica aos brinquedos citados dos Power Rangers. Como dito, é um comentário completamente aleatório, mas se você sabe a quais brinquedos me refiro, vai entender a sensação que é mexer as pernas montadas do Pescoção.

LEGO Pescoção (Tallneck) Horizon Forbidden West

Impressões

O LEGO Pescoção montado é lindo demais. Sou suspeito por ser fã da franquia da Guerrilla Games, mas já vi vários produtos LEGO exibidos em lojas, assim como o do próprio Sonic que montei, e o do Pescoção não deve em nada a eles. Inclusive, por ser originalmente uma máquina, é justamente o que nos faz até “esquecer” que é um LEGO com as suas “bolinhas de conexão” espalhadas.

Como dito anteriormente, o LEGO Pescoção montado é ótimo para ficar em exibição em seu lar. Porém, tenha em mente seu tamanho: o produto final mede 34 cm de altura, enquanto que sua base possui 21 cm como a maior distância (ela é oval).

Abaixo tirei algumas fotos que comparam ele montado com um DualSense e um iPhone SE.

Além do Pescoção, vale também citar Aloy e o Vigia. O Vigia é algo simples, que além de ser montado rapidamente, pode ter seu visor trocado conforme seu estado de alerta no jogo (azul, vermelho e amarelo).

O design “LEGO” do Vigia é bacana, mas admito que esperava mais. Comparado ao Pescoção, que é lindo e imponente, o Vigia é simples e até estranho com suas patas grossas (o original é bem fino). Acredito que faltou um pouco de carinho no design do Vigia, ainda mais quando temos um Pescoção muito bonito.

Já Aloy em forma de LEGO não há do que reclamar. Seu traje foi fielmente reproduzido e, além de ter dois tipos de expressões faciais, até o seu Foco está presente na miniatura. A única “decepção” é o seu arco, que provavelmente é um item padrão LEGO, ao invés de algo mais personalizado.

LEGO Pescoção (Tallneck) Horizon Forbidden West

Para Quem Esse Produto é Voltado? Crianças?

Não! Definitivamente, não. Como falei no início do texto, meu primeiro contato – como muitas outras pessoas no mundo – com LEGO foi na infância. O fato dos produtos serem vendidos em lojas de brinquedo na maioria dos casos também fortalece a impressão de termos apenas produtos infantis. Mas não é o caso.

O LEGO Pescoção é um item para adultos. A própria embalagem indica ser um produto para maiores de 18 anos.

Horizon Forbidden West LEGO Launch

Dito isso, o LEGO Pescoção é um produto indicado para fãs de LEGO e da série Horizon (sem querer soar óbvio), mas tenho certeza que a estratégia da LEGO é trazer o fã de PlayStation para os seus produtos e mostrar que não é apenas para crianças – mas sim, para todas as idades.

Outra certeza que tenho é que provavelmente não vamos parar por aqui. Não sei se teremos mais de Horizon, mas é fácil imaginar um de God of War, por exemplo. Havia rumores de Uncharted, mas até o momento não tivemos um anúncio oficial.

Preço e Onde Comprar?

O LEGO Pescoção Horizon Forbidden West foi lançado em maio nos EUA e na Europa. No Brasil, quando questionei a LEGO do Brasil sobre o assunto, recebi a seguinte resposta:

“O produto já está disponível no Brasil pelo valor de R$ 799,99 nas lojas LEGO Store pelo Brasil. É possível também adquirir o produto em lojas físicas ou online de grandes varejistas”.

Veja abaixo algumas das lojas que estão vendendo online:

LEGO Pescoção (Tallneck) Horizon Forbidden West

LEGO Pescoção (Tallneck) Horizon Forbidden West


Artigo e vídeo produzidos com o produto “LEGO Horizon Forbidden West: Pescoção” fornecido gentilmente pela LEGO do Brasil.

Winz.io